Desafio - MRUV - Q. 84 / Tópicos de Física
+9
Christian M. Martins
gardenialogeorgia
Smasher
israel1234
Elcioschin
mmsilva
kevin.bf22
Euclides
Anderson_007
13 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Desafio - MRUV - Q. 84 / Tópicos de Física
Relembrando a primeira mensagem :
Creio que o mais difícil seja compreender o enunciado. Queria muito obter a resolução dessa questão. De já, agradeço.
RES.: 8 m/s < vA < 9 m/s
Considere dois pontos de um trecho retilíneo de uma estrada, distantes 2000 m um do outro. No instante adotado como t = 0, dois veículos A e B passam por esses pontos, movendo-se em sentidos opostos como está representado na figura.(meramente ilustrativa, não é imprescindível)
O movimento de A é uniforme e o módulo de sua velocidade é vA.
O movimento de B é uniformemente variado, com aceleração de módulo igual a 0,4 m/s2. Em t = 0, sua velocidade tem módulo igual a 32 m/s e seu movimento é retardado.
Dado que, durante os movimentos, um dos veículos ultrapassou o outro duas vezes, estando ambos movendo-se no mesmo sentido, determine o intervalo dos possíveis valores de vA. Adote para os dois veículos o modelo de partícula.
O movimento de A é uniforme e o módulo de sua velocidade é vA.
O movimento de B é uniformemente variado, com aceleração de módulo igual a 0,4 m/s2. Em t = 0, sua velocidade tem módulo igual a 32 m/s e seu movimento é retardado.
Dado que, durante os movimentos, um dos veículos ultrapassou o outro duas vezes, estando ambos movendo-se no mesmo sentido, determine o intervalo dos possíveis valores de vA. Adote para os dois veículos o modelo de partícula.
Creio que o mais difícil seja compreender o enunciado. Queria muito obter a resolução dessa questão. De já, agradeço.
RES.: 8 m/s < vA < 9 m/s
Anderson_007- Recebeu o sabre de luz
Aline007 gosta desta mensagem
Re: Desafio - MRUV - Q. 84 / Tópicos de Física
Obrigada, grande mestre Elcioschin não tinha pensado em colocar 1600 como 40² ><
gardenialogeorgia- Iniciante
Mas já que eles se encontram 2 vezes, ∆ não teria q ser >0? Aí encontrava o intervalo de VaElcioschin escreveu:gerson
Inicialmente os dois veículos estão distantes 2 000 m um do outro e partem um em direção ao outro, com as suas respectivas equações (MRU e MRUV).
Ao se encontrarem a soma dos espaços percorridos pelos dois é igual é igual distância original entre eles: dA + dB = 2 000
Desenvolvendo esta equação chega-se numa equação do 2º grau, cujo gráfico é uma parábola (este gráfico NÃO é o do Euclides). E não é necessário desenhar este gráfico.
Vamos agora analisar o gráfico do Euclides. Temos a reta do MRU e a parábola do MRUV. Existem duas possibilidades para estes gráficos se tocarem:
a) A reta corta a parábola em dois pontos: isto significa que a equação do 2º grau tem duas raízes diferentes.
b) A reta tangencia o gráfico num único ponto: isto significa que a equação do 2º grau tem apenas um valor para a raiz (raiz dupla).
Para isto acontecer o discriminante ∆ da equação deve ser nulo: ∆ = 0
Fazendo ∆ = 0 encontra-se o valor de Va
joaowin3- Jedi
Gráfico da questão
Por favor, não entendi a resposta. Como acha a velocidade máxima? Existe algum gráfico para ajudar o entendimento?
Obrigado!
Obrigado!
Nilton do Nascimento- Iniciante
Euclides- Fundador
Olá, eu não consegui entender o que eu tenho que fazer daqui para frente. Eu consegui entender a resolução do Elcio, tentei chegar no mesmo resultado que ele e consegui. Só que eu não entendi como chego na velocidade máxima, que pelo que entendi seria 9m/s
Fibonacci13- Mestre Jedi
Eta probleminha antigo!
Adequei minha solução original ao gráfico do Euclides. Agora está completa.
Favor vê-la na página 1/3 desta solução.
Adequei minha solução original ao gráfico do Euclides. Agora está completa.
Favor vê-la na página 1/3 desta solução.
Elcioschin- Grande Mestre
Opa.
"Eta probleminha antigo!"
Foi mal, kkkk.
Muito obrigado, Elcio, vou dar uma olhada.
"Eta probleminha antigo!"
Foi mal, kkkk.
Muito obrigado, Elcio, vou dar uma olhada.
Fibonacci13- Mestre Jedi
Página 3 de 3 • 1, 2, 3