Cone e esfera
5 participantes
Página 4 de 4
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Cone e esfera
Relembrando a primeira mensagem :
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Giiovanna- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 2128
Re: Cone e esfera
Leonardo Sueiro escreveu:Relaxa. Eu também esqueço toda hora desses pontos aí. Só do incentro que eu lembro rsrs
rsrsrs... esse tipo de assunto (fácil de esquecer) pode ser muito bem resolvido com macetes
É óbvio que os macetes não são suficientes. Porém, ajudam demais
DaviBahia- Estrela Dourada
Rafael113 escreveu:Apenas uma sugestão de resolução:
Fazendo uma secção "por cima" da esfera, reduzimos o problema a 2 dimensões, obtendo um triângulo inscrito em um círculo.
Os lados do triângulo são l sqrt 5, l sqrt 5 e 2l e sua altura vale 2l.
Da geometria plana:
S = abc/4r
2l*2l*1/2 = l sqrt 5* l sqrt 5 *2l/4r
2l² = 5l³/2r
2r = 5l³/2l²
r = 5l/4
Muito interessante também
Giiovanna escreveu:
Mesmo que a questão não apresentasse essa imagem na qual eu percebesse que o "ponto máximo do cone" coincide com o da esfera (estou utilizando o termo "ponto máximo" por simples necessidade, rsrsrs ), eu poderia resolver a questão sem problemas assim como o Léo fez.
Às vezes, esquecemo-nos de conceitos bastante simples. Foi isso o que aconteceu comigo. Apenas agora eu relembrei o verdadeiro conceito de figura inscrita, etc.
Em geometria, uma figura inscrita, em termos intuitivos e com algumas exceções, é aquela que está "cercada" e "se encaixa perfeitamente" dentro de outra figura geométrica.
Um polígono está inscrito em uma circunferência se todos os vértices do polígono pertencem à circunferência. E equivalentemente, a circunferência está circunscrita ao polígono.
Uma circunferência está inscrita em um polígono se todos os lados do polígono são tangentes à circunferência. E equivalentemente, o polígono está circunscrito à circunferência.
Fonte: Wikipédia
Muito obrigado a todos.
Resolução legal, rafael. Essa fórmula de área é muito pouco usada, legal pra relembrae
Giiovanna- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 2128
Página 4 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 4 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos