Cone e esfera
5 participantes
Página 3 de 4
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Cone e esfera
Relembrando a primeira mensagem :
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Giiovanna- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 2128
DaviBahia- Estrela Dourada
Re: Cone e esfera
Porque todas as circunferências que passam pelo "paralelo central" e pelo "meridiano central" que a esfera contém são concêntricas.
Mas veja que a esfera não tem uma referência única. Então existem infinitos paralelos centrais e infinitos meridianos centrais, dependendo do referencial.
Mas veja que a esfera não tem uma referência única. Então existem infinitos paralelos centrais e infinitos meridianos centrais, dependendo do referencial.
Última edição por Leonardo Sueiro em 23/12/2012, 12:52 pm, editado 1 vez(es)
Leonardo Sueiro- Fera
Ou, de uma forma intuitiva, pegue alguma coisa redonda na sua casa e tente encontrar uma circunferência que não seja concêntrica.
Leonardo Sueiro- Fera
Entendi
Há uma equivalência entre as medidas dos raios das circunferências "verticais" e "horizontais" estabelecidas a partir de um mesmo ponto central, ou seja, de um ponto coincidente. É apenas isso?
Porém, peço que perceba o seguinte em meu desenho: eu tive que ampliar o ponto máximo do cone até o "ponto máximo vertical" da esfera. Sem isso, eu não conseguiria fazer nada.
Há uma equivalência entre as medidas dos raios das circunferências "verticais" e "horizontais" estabelecidas a partir de um mesmo ponto central, ou seja, de um ponto coincidente. É apenas isso?
Porém, peço que perceba o seguinte em meu desenho: eu tive que ampliar o ponto máximo do cone até o "ponto máximo vertical" da esfera. Sem isso, eu não conseguiria fazer nada.
Última edição por DaviBahia em 23/12/2012, 12:56 pm, editado 1 vez(es)
Sim ...
será que sua dúvida não é simplesmente sobre o circuncentro? Você sabe as propriedades do circuncentro?
será que sua dúvida não é simplesmente sobre o circuncentro? Você sabe as propriedades do circuncentro?
Leonardo Sueiro- Fera
O cone não está inscrito na esfera?
Leonardo Sueiro- Fera
Apenas uma sugestão de resolução:
Fazendo uma secção "por cima" da esfera, reduzimos o problema a 2 dimensões, obtendo um triângulo inscrito em um círculo.
Os lados do triângulo são l sqrt 5, l sqrt 5 e 2l e sua altura vale 2l.
Da geometria plana:
S = abc/4r
2l*2l*1/2 = l sqrt 5* l sqrt 5 *2l/4r
2l² = 5l³/2r
2r = 5l³/2l²
r = 5l/4
Fazendo uma secção "por cima" da esfera, reduzimos o problema a 2 dimensões, obtendo um triângulo inscrito em um círculo.
Os lados do triângulo são l sqrt 5, l sqrt 5 e 2l e sua altura vale 2l.
Da geometria plana:
S = abc/4r
2l*2l*1/2 = l sqrt 5* l sqrt 5 *2l/4r
2l² = 5l³/2r
2r = 5l³/2l²
r = 5l/4
Rafael113- Recebeu o sabre de luz
Leonardo Sueiro escreveu:Sim ...
Não me lembro perfeitamente, porém, farei uma revisão agora
Muito obrigado pela dica.
Relaxa. Eu também esqueço toda hora desses pontos aí. Só do incentro que eu lembro rsrs
Leonardo Sueiro- Fera
Leonardo Sueiro escreveu:Porém, peço que perceba o seguinte em meu desenho: eu tive que ampliar o ponto máximo do cone até o "ponto máximo vertical" da esfera. Sem isso, eu não conseguiria fazer nada.
O cone não está inscrito na esfera?
Sim, está.
Na verdade, eu nunca havia pensado que existia uma "propriedade" na qual se garantisse isso que eu afirmei (o "ponto máximo do cone" coincide com o "ponto máximo da esfera").
Enfim...
Eu pensei num cilindro inscrito em uma esfera e essa "propriedade" também vale... apenas agora eu percebi que isso era algo generalizado e não particular de alguns casos.
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 3 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos