Cone e esfera
5 participantes
Página 2 de 4
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Cone e esfera
Relembrando a primeira mensagem :
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Girando-se um triângulo retãngulo ABC em torno do cateto BC, obtém-se um cone circular reto. Calcule o raio da esfera que o circunscreve, sabendo que Ab=l e BC= 2l.
Giiovanna- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 2128
Re: Cone e esfera
Entendo sim.
Porém, a base do cone (circunferência menor) não coincide com a circunferência maior da esfera, entende?
Se assim fosse, os raios seriam os mesmos. Devido a isso, acredito que podemos utilizar a relação R²= d² + r², mesmo que talvez seja complicado encontrar o valor de d.
Porém, a base do cone (circunferência menor) não coincide com a circunferência maior da esfera, entende?
Se assim fosse, os raios seriam os mesmos. Devido a isso, acredito que podemos utilizar a relação R²= d² + r², mesmo que talvez seja complicado encontrar o valor de d.
DaviBahia- Estrela Dourada
DaviBahia escreveu:Entendo sim.
Sim, ficaria bem mais complicado. Foi uma das primeiras coisas que eu pensei. Acredito que haja uma maneira mais fácil ou diferente de encontrar esse raio. Esquisito esse exercício.
Giiovanna- Grupo
É... realmente eu deveria ter pensado antes nessa resolução através da trigonometria Muito bom...
Já estou de saída... amanhã, se possível, discutimos outros modos de se resolver a questão, ok?
Boa noite.
Já estou de saída... amanhã, se possível, discutimos outros modos de se resolver a questão, ok?
Boa noite.
DaviBahia escreveu:É... realmente eu deveria ter pensado antes nessa resolução através da trigonometria Muito bom...
Boa noite.
Eu também. Qualquer nova possibilidade, coloque aqui
Boa noite!
Giiovanna- Grupo
Para que eu encontrasse o raio corretamente através da relação R²= d² + r², o valor de d teria que ser igual a 3l/4.
Isso pode de alguma forma nos ajudar... pensarei melhor em relação à possibilidade de se resolver desse modo e volto
Isso pode de alguma forma nos ajudar... pensarei melhor em relação à possibilidade de se resolver desse modo e volto
Pensemos no circuncentro ... Podemos obter uam secção meridiana do cone:
x² + l² = r²
x + r = 2l
(2l - r)² + l² = r²
4l² -4lr + r² + l² = r²
5l² = 4lr
r = 5l/4
O que acham?
x² + l² = r²
x + r = 2l
(2l - r)² + l² = r²
4l² -4lr + r² + l² = r²
5l² = 4lr
r = 5l/4
O que acham?
Leonardo Sueiro- Fera
Muito bom. Sua resolução merece um outro desenho que eu farei no paint ... daqui a eu posto aqui.
Eu estava tentando utilizar a relação R² = r² + d² (na sua resolução, você apenas mudou as letras) e não conseguia encontrar o resultado. Tudo por que eu não enxerguei que acima do x havia também o raio maior Entendeu? Foi apenas esse "detalhe".
Eu estava tentando utilizar a relação R² = r² + d² (na sua resolução, você apenas mudou as letras) e não conseguia encontrar o resultado. Tudo por que eu não enxerguei que acima do x havia também o raio maior Entendeu? Foi apenas esse "detalhe".
Aliás, só uma dúvida: o fato de o cone ser circunscrito quer dizer também que o seu ápice deve coincidir com o da esfera?
Não sei se você entendeu a minha pergunta, porém, só assim acima do x poderia haver o raio da circunferência maior da esfera.
Não sei se você entendeu a minha pergunta, porém, só assim acima do x poderia haver o raio da circunferência maior da esfera.
Eu percebi que você estava chegando na mesma resolução que eu
Faltou um detalhe realmente ...
Davi, qualquer ponto da superfície da esfera pode ser considerado "ápice da esfera". Ou melhor, a esfera não tem ápice. Ela é igual em todos os pontos ... O desenho poderia estar de cabeça para baixo ... Não mudaria nada.
Faltou um detalhe realmente ...
o fato de o cone ser circunscrito quer dizer também que o seu ápice deve coincidir com o da esfera?
Davi, qualquer ponto da superfície da esfera pode ser considerado "ápice da esfera". Ou melhor, a esfera não tem ápice. Ela é igual em todos os pontos ... O desenho poderia estar de cabeça para baixo ... Não mudaria nada.
Leonardo Sueiro- Fera
Eu havia entendido tudo... porém, surgiu esse imprevisto Talvez por isso eu não tenha conseguido resolver antes.
Enfim... ainda não entendi como você pode afirmar que acima do x até o maior ponto do cone, há o raio da maior circunferência de uma esfera (a circunferência que fica no "meio", se é que me entende).
Enfim... ainda não entendi como você pode afirmar que acima do x até o maior ponto do cone, há o raio da maior circunferência de uma esfera (a circunferência que fica no "meio", se é que me entende).
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Página 2 de 4
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos