PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Física do Ensino Médio

5 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty A Física do Ensino Médio

Mensagem por DaviBahia Sáb Dez 22 2012, 20:49

Relembrando a primeira mensagem :

Pessoal,

Eu pretendo fazer uma revisão de assuntos de Física pouco cobrados na maioria dos vestibulares. Abaixo, postarei alguns deles...

Gostaria de discutir com vocês o que acham disso, se sugerem outro assunto, se acham que pode cair realmente, enfim... vamos discutir isso.

ASSUNTOS

Hidrodinâmica;
Semicondutores (diodos);
Capacitores;
Física Nuclear (quarks, up, down, força nuclear);
Capacitores;
Efeito fotoelétrico;
Relatividade.


Última edição por DaviBahia em Sáb Dez 22 2012, 20:55, editado 1 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb Dez 22 2012, 22:24

Perguntei isso porque o elaborador da prova do ENEM é Deus. Sério, ele sabe tudo antes de todo mundo.

Ele descobriu, em uma prova, o motivo do desaparecimento de uma faixa de Júpiter antes da Nasa.
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por DaviBahia Sáb Dez 22 2012, 22:43

É verdade, rsrsrs Very Happy


ENEM >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> NASA. lol!
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por DaviBahia Sáb Dez 22 2012, 22:46

As questões que a Giovanna enviou, especialmente a primeira questão, são interessantes... porém, como já afirmamos antes, não são questões tão comuns dos principais vestibulares do país.

A Física Moderna e a Física Nuclear são muito interessantes também... bem que poderiam ter um destaque maior.

Questões desses assuntos, geralmente, costumam aparecer apenas nas fases finais dos vestibulares.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Giiovanna Sáb Dez 22 2012, 22:46

DaviBahia escreveu:Se eu fosse algum professor que elaborasse questões de Física para vestibulares, eu apostaria em assuntos "surpreendentes", que caem pouco.

Afirmo isso pois não podemos nos restringir aos assuntos de Mecânica, Ondulatória, etc.

Tudo bem que esses assuntos tradicionais já são muito extensos, porém, eu acredito que poderia haver um equilíbrio maior no vestibular.

Olha, eu evitaria assuntos surpreendentes. Imagine se cada setor quisesse fazer isso. Seria um tiro no pé, iriam cair todas as notas, inclusive de alunos bons que, mesmo não sabendo nota de rodapé, continua sendo bom. Acho legal ter uma constância. Assim, eles fazer uns exercícios um pouco mais difíceis em setores que geralmente são fáceis. Acho legal o jeito da prova de matemática e física específica da fuvest, em particular. A unicamp ainda é mais fácil por ser uma prova padronizada para todos, ai acaba ficando um pouco mais básico mesmo.

Mas isso não significa que as matérias raramente cobradas não devam ser estudadas. Bom estudante é aquele que está preparado para as surpresas do vestibular e não se contenta com os assuntos certeiros.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Giiovanna Sáb Dez 22 2012, 22:47

Leonardo Sueiro escreveu:Perguntei isso porque o elaborador da prova do ENEM é Deus. Sério, ele sabe tudo antes de todo mundo.

Ele descobriu, em uma prova, o motivo do desaparecimento de uma faixa de Júpiter antes da Nasa.

Ah, Leo. Aqui no Brasil é tudo mais avançado, essa gentinha da Nasa que ta por fora. Aqui eles observaram a olho nu Júpiter e acharam a causa, né. Aqui mesmo, no céu limpo de São Paulo
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por DaviBahia Sáb Dez 22 2012, 22:50

"Bom estudante é aquele que está preparado para as surpresas do vestibular e não se contenta com os assuntos certeiros".

Concordo. É isso mesmo Wink

Numa prova de Física de 20 questões, eu acredito que deveria haver entre 1 e 4 questões surpreendentes, daqueles assuntos que eu comentei aqui.

Quanto às outras questões, eu manteria o tradicionalismo, aqueles assuntos certeiros.

Alguns vestibulares adotam esse "modelo"... eu soube que na FUVEST, às vezes, há isso, principalmente nas provas de História.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Leonardo Sueiro Sáb Dez 22 2012, 22:53

huahuahua, pois é :P
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Giiovanna Sáb Dez 22 2012, 23:05

DaviBahia escreveu:"Bom estudante é aquele que está preparado para as surpresas do vestibular e não se contenta com os assuntos certeiros".

Concordo. É isso mesmo Wink

Numa prova de Física de 20 questões, eu acredito que deveria haver entre 1 e 4 questões surpreendentes, daqueles assuntos que eu comentei aqui.

Quanto às outras questões, eu manteria o tradicionalismo, aqueles assuntos certeiros.

Alguns vestibulares adotam esse "modelo"... eu soube que na FUVEST, às vezes, há isso, principalmente nas provas de História.

Sim. Da uma olhada na prova de história do ano passado específica da fuvest. Eu partircularmente achei bastante difícil. Tudo bem que eu sou de exatas, mas eu achei bastante difícil logo na questão 1, pelo que eu me lembro.

Em matemática e física, eles mantém bastante nos assuntos tradicionais. Só que física eles puxam um pouco menos, e matemática cobra assuntos básicos só que co.
m exercícios dificeis. No segundo dia, matemática ano passado ficou nos assuntos do primeiro ano do ensino médio: Progressões e função do primeiro grau. Acho legal eles cobrarem esses assuntos. Pra nós, que temos facilidade, parece banal. Mas eu sei que pr quem faz humanas é, muitas vezes, coisa do capeta. Acho que ajuda a tirarum pouco o preconceito das exatas.

Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Matheus Bertolino Sáb Dez 22 2012, 23:50

Óptica da visão e instrumentos ópticos também caem pouco.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Giiovanna Sáb Dez 22 2012, 23:55

Matheus Bertolino escreveu:Óptica da visão e instrumentos ópticos também caem pouco.

Achos mais provável que esses assuntos apareçam do que os citados no tópico. Fiz um simulado segunda fase esses dias que caiu ótica da visão. Respondi bonitinho e ganhei um "explique melhor" Razz. Como faltou tempo, creio que realmente faltava informação. Mas caiu em biologia, apesar de perguntar sobre lentes e formação de imagem no olho.
Giiovanna
Giiovanna
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 2128
Data de inscrição : 31/08/2012
Idade : 29
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

A Física do Ensino Médio - Página 2 Empty Re: A Física do Ensino Médio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos