PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prismas

4 participantes

PiR2 :: Física :: Óptica

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Prismas

Mensagem por DaviBahia Seg 17 Dez 2012, 18:59

Relembrando a primeira mensagem :

Nas questões de prismas, percebe-se que quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda, menor a velocidade e, consequentemente, maior o desvio.

Mesmo que eu não entenda os motivos de tudo isso, eu sei que é correto (pelo menos em todas as questões de prismas que eu fiz).

O que eu quero entender é por que isso ocorre, com base na fórmula V = λf
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por Diegomedbh Qua 19 Dez 2012, 10:07

Davi escreveu:Eu só quero entender isso e nada mais. Por que quanto maior o comprimento de onda maior a velocidade e não quanto maior a frequência maior a velocidade, neste caso. Só quero entender isso. Acredito que me esclareci melhor agora.



David, essa equação relaciona algumas características de uma onda. E pode ser usada para qualquer tipo de onda, quando uma de suas caraterísticas é constante.

Por exemplo: se a velocidade é constante, temos que frequência e comprimento de onda são grandezas inversamente proporcionais; agora se a frequência é constante, temos velocidade e comprimento são grandezas diretamente proporcionais.

No caso da dispersão, não faz sentido você relacionar tais grandezas já que a velocidade de cada cor é diferente, bem como o seu comprimento de onda e sua frequência! Assim se torna inviável sua análise.

A dispersão da luz branca ocorre porque o índice de refração absoluto de qualquer meio depende da frequência da radiação luminosa que o atravessa. Como a luz para é composta por uma infinidade de frequências, e portanto uma infinidade de cores - cada frequência sofre um desvio!



Resumindo o índice de refração do vidro depende da cor da luz incidente. Quanto maior a frequência maior o índice de refração. Logo isso é o que determina o maior afastamento em relação a normal.

Espero ter ajudado!



Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Mensagens : 477
Data de inscrição : 11/03/2012
Idade : 33
Localização : Belo Horizonte, MG Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 19 Dez 2012, 10:11

Diego, seu post está perfeito, mas acredito que ele queira uma explicação física(microscópica do fenômeno), não matemática ... Espero não estar enganado quanto à dúvida do colega

Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por DaviBahia Qua 19 Dez 2012, 10:41

"Resumindo o índice de refração do vidro depende da cor da luz incidente. Quanto maior a frequência maior o índice de refração. Logo isso é o que determina o maior' afastamento em relação a normal." (Diego)

Diego, entenda: temos a frequência do violeta e a frequência do vermelho, ok? Vamos comparar apenas essas duas cores.

A frequência do violeta é a maior. A frequência do vermelho é a menor. Se nos baseássemos apenas na frequência, diríamos que a velocidade do vermelho seria maior no prisma e, consequentemente, ele desviaria menos.

Porém, como não podemos nos basear apenas na frequência, temos que considerar que o vermelho tem maior comprimento de onda, em relação ao violeta.

O que eu não entendo é: por que o maior comprimento de onda determina maior velocidade (menor desvio) e não a maior frequência?

Ou seja, o violeta tem maior frequência e é o mais lento (desvia mais). O vermelho tem maior comprimento de onda e é o mais rápido (desvia menos).

Perceba que é o comprimento de onda que está determinando a velocidade, e não a frequência!!! Isso é que eu não entendo. Por que não é a maior frequência que determina a maior velocidade e sim o comprimento de onda?

As cores de maior comprimento de onda têm maior velocidade no prisma! Como se apenas o comprimento de onda determinasse a velocidade no prisma, percebe?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por DaviBahia Qua 19 Dez 2012, 10:47

Eu mesmo vou tentar responder à minha pergunta, mesmo que eu esteja muito confuso ainda, rsrsrs Very Happy

Considerando-se o meio como o prisma, as variações de comprimento de onda entre as diferentes cores são maiores que as variações de frequência. Ou seja, o violeta tem maior frequência que o vermelho. Entretanto, o vermelho tem um comprimento de onda muito maior que o violeta (no caso do prisma).

Ou seja, o comprimento de onda é mais "importante" (decisivo), no caso do prisma, para determinar a velocidade.

Em outro meio, desconsiderando-se o prisma, talvez a frequência fosse mais decisiva que o comprimento de onda. Tudo depende do material de que é feito o meio.

OBS.: tudo isso que eu afirmei agora pode ser comprovado a partir de cálculos muito simples, envolvendo fórmulas de refração e espectro eletromagnético (frequências das cores, etc.). Porém, já estou de saída... silent


Última edição por DaviBahia em Qua 19 Dez 2012, 10:52, editado 3 vez(es)
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por DaviBahia Qua 19 Dez 2012, 10:48

Leonardo Sueiro escreveu:Diego, seu post está perfeito, mas acredito que ele queira uma explicação física(microscópica do fenômeno), não matemática ... Espero não estar enganado quanto à dúvida do colega


Exatamente, Léo Very Happy
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por Leonardo Sueiro Qua 19 Dez 2012, 22:19

David, suas conclusões no penúltimo post são baseadas na matemática. Você levou em consideração a taxa de variação.

Achei que você estava tentando entender o motivo físico ... Mas se a sua explicação foi suficiente para você, por mim beleza. cheers
Leonardo Sueiro
Leonardo Sueiro
Fera
Fera

Mensagens : 3220
Data de inscrição : 28/06/2012
Idade : 31
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por DaviBahia Qua 19 Dez 2012, 22:27

Léo,

O motivo físico, na minha opinião, limita-se ao material de que é feito o prisma. O material determina essa taxa de variação.

Talvez se o prisma fosse feito de outra forma, com outro componente, a taxa de variação favoreceria o menor desvio do violeta e o maior desvio do vermelho, entende?

Enfim... o motivo físico nada mais é do que o material do prisma, ou seja, aquilo que representa o índice de refração.

Concorda?
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Prismas - Página 2 Empty Re: Prismas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

PiR2 :: Física :: Óptica

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos