PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poliedros

2 participantes

Ir para baixo

Poliedros Empty Poliedros

Mensagem por petebest007 Dom 02 Set 2012, 15:13

Um poliedro convexo tem Poliedros Mimetex faces triangulares, Poliedros Mimetex faces quadrangulares e Poliedros Mimetex vértices. Sabendo-se que a Poliedros Mimetex de seus vértices concorrem Poliedros Mimetex arestas e aos outros dois vértices concorrem Poliedros Mimetex arestas, determine o número de faces de cada tipo nesse poliedro.

Tenho um trecho da resolução:

Poliedros Mimetex.cgi?p.3%20+%20q

Poliedros Mimetex.cgi?6

Eu sei como concluir. Mas eu não entendi por que a expressão Poliedros Mimetex.cgi?6 equivale ao dobro do número de arestas. O que tem haver p/2 e q+1 com o número de arestas? Grato desde já, é só isso!

petebest007
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Poliedros Empty Re: Poliedros

Mensagem por Livia002 Dom 02 Set 2012, 15:35

Olá!

6(q+1) + 2(p/2) = 2A , por que, ao multiplicarmos o número de arestas que saem de cada vértice pelo número de vértices, estamos contando cada aresta duas vezes. Um cubo, por exemplo, possui 8 vértices e, de cada um, saem 3 arestas. Mas, para calcularmos o número total de arestas, devemos afirmar que A= 8.3/2=12 , uma vez que, ao multiplicarmos, estamos contando cada aresta duas vezes.

Neste caso, ocorre o mesmo. O poliedro tem 8 vértices. De 6 deles, partem q+1 arestas e dos outros dois, partem p/2. Logo: A= [6(q+1) + 2(p/2)]/2.
Livia002
Livia002
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por petebest007 Dom 02 Set 2012, 17:02

Livia002 escreveu:Olá!

6(q+1) + 2(p/2) = 2A , por que, ao multiplicarmos o número de arestas que saem de cada vértice pelo número de vértices, estamos contando cada aresta duas vezes. Um cubo, por exemplo, possui 8 vértices e, de cada um, saem 3 arestas. Mas, para calcularmos o número total de arestas, devemos afirmar que A= 8.3/2=12 , uma vez que, ao multiplicarmos, estamos contando cada aresta duas vezes.

Neste caso, ocorre o mesmo. O poliedro tem 8 vértices. De 6 deles, partem q+1 arestas e dos outros dois, partem p/2. Logo: A= [6(q+1) + 2(p/2)]/2.

Obrigado, Livia. Agora posso estudar os conteúdos seguintes em paz cheers

petebest007
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo