EFOMM 2004 - Resistor.
2 participantes
PiR2 :: Questões Especiais :: Escolas Militares :: Física
Página 1 de 1
EFOMM 2004 - Resistor.
Um sistema de iluminação de emergência consiste de quatro lâmpadas de acordo com o esquema abaixo.
As lâmpadas a, b, c, d, têm a mesma resistência elétrica e a tensão na bateria V é constante. Se a lâmpada a queimar, podemos afirmar que a corrente entre A e B:
a) diminui e o brilho da lâmpada c diminui.
b) aumenta e o brilho da lâmpada c não se altera.
c) permanece constante e o brilho da lâmpada c diminui.
d) diminui e o brilho da lâmpada c não se altera.
e) permanece constante e o brilho da lâmpada c não se altera.
alguem poderia me explicar esse tipo de questão? nunca sei porque ele brilha mais forte, mais fraca.
e o gabarito é letra D.
As lâmpadas a, b, c, d, têm a mesma resistência elétrica e a tensão na bateria V é constante. Se a lâmpada a queimar, podemos afirmar que a corrente entre A e B:
a) diminui e o brilho da lâmpada c diminui.
b) aumenta e o brilho da lâmpada c não se altera.
c) permanece constante e o brilho da lâmpada c diminui.
d) diminui e o brilho da lâmpada c não se altera.
e) permanece constante e o brilho da lâmpada c não se altera.
alguem poderia me explicar esse tipo de questão? nunca sei porque ele brilha mais forte, mais fraca.
e o gabarito é letra D.
May007- Jedi
Re: EFOMM 2004 - Resistor.
Se a lâmpada a queimar, ela interrompe o circuito no ramo superior. Não passará corrente no ramo superior, a lâmpada b não acende.
No ramo inferior nada muda: mantém-se a tensão e a corrente devido ao paralelo. O brlilho de c e d continua o mesmo.
A corrente total é reduzida pela metade pois antes havia duas corrente iguais, uma em cada ramo e sendo uma delas suprimida a corrente total se reduz pela metade.
No ramo inferior nada muda: mantém-se a tensão e a corrente devido ao paralelo. O brlilho de c e d continua o mesmo.
A corrente total é reduzida pela metade pois antes havia duas corrente iguais, uma em cada ramo e sendo uma delas suprimida a corrente total se reduz pela metade.
Euclides- Fundador