PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estequiometria

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Estequiometria  Empty Estequiometria

Mensagem por Diegomedbh Qua 28 Mar 2012, 20:42

Um mol de um gás ideal, mantido a 25 °C e a 1 atm de pressão, ocupa um volume de 25 L. Considere agora um recipiente rígido de 50,00 L contendo uma mistura eqüimolecular de hidrogênio (H‚) e oxigênio (O‚), mantida a 25 °C e a 1,00 atm de pressão, e que apresenta comportamento ideal. Por meio de uma vela de ignição, uma faísca elétrica detona a mistura, resultando na formação de água.

Das afirmativas abaixo, referentes ao experimento descrito, assinale a CORRETA.

a) Ao final da reação existirá apenas água no recipiente.
b) Ao final da reação sobrarão 32 g de oxigênio.
c) Haverá a formação de 18 g de água.
d) A massa total contida no sistema, após a reação, será maior que a massa inicial.
e) Na reação, o hidrogênio foi reduzido.

Gabarito C
Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Estequiometria  Empty Re: Estequiometria

Mensagem por [Planck]³ Qui 29 Mar 2012, 23:00

H2(g)+O2(g) --> H2O(l)

Perceba:
No recipiente:
x mol de hidrogênio mais x mol de oxigênio (pois é equimolecular)

Só reage:
x mol de hidrogênio reage apenas com x/2 mol de oxigênio com excesso de x/2 mol de oxigênio.

Como o recipiente possui 50 litros, terei 25 l para x mol de hidrogênio e 25 l para x/2 mol de oxigênio, pois como a pressão parcial dos gases depende do número de mols das partículas no recipiente e estes são iguais, haverá equivalencia de volumes.

25 l ------ 1mol, logo x=1 mol

12,5 l que reage e 12,5 l em excesso ------1/2 mol, logo x/2=1/2 mol

Portanto:
H2(g)+1/2O2(g) --> H2O(l)

2 gramas de H2 + 16 gramas que reage de O2 + 16 gramas em excesso de O2 = 18 gramas de água + 16 gramas de oxigênio (Lei da conservação das massas de Lavoisier).

Show de bola essa questão. Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagem por Diegomedbh Sex 30 Mar 2012, 19:13

Planck disse:

H2(g)+O2(g) --> H2O(l)

Perceba:
No recipiente:
x mol de hidrogênio mais x mol de oxigênio (pois é equimolecular)
Só reage:
x mol de hidrogênio reage apenas com x/2 mol de oxigênio com excesso de x/2 mol de oxigênio.

Isso ocorre devido a estequiometria da reação.
x H2(g) + x/2 O2(g) -----> xH20(l)

Logo, como mistura é equimolar há sobra x/2 mol de O2.

Planck disse: Como o recipiente possui 50 litros, terei 25 l para x mol de hidrogênio e 25 l para x/2 mol de oxigênio, pois como a pressão parcial dos gases depende do número de mols das partículas no recipiente e estes são iguais, haverá equivalencia de volumes.

25 l ------ 1mol, logo x=1 mol

Não entendi essa relação que você fez entre o volume do recipiente com a quantidade de mols da mistura equimolar. Ou seja, não entendi essa divisão.

Poderia me explicar melhor?

Por quê, você terá 25L para x mol de hidrogênio e 25L para x/2 mol de oxigênio (você está considerando a quantidade que reagiu?) não entendi o raciocínio ?
E o que aconteceu com o excesso x/2 mol de oxigênio? Esse excesso vai influenciar na pressão parcial dos gases.

Para que ele forneceu essa informação "Um mol de um gás ideal, mantido a 25 °C e a 1 atm de pressão, ocupa um volume de 25 L"

Valeu Planck! cheers Ajuda aé hein Very Happy
Desculpe qualquer coisa.

Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Mensagem por [Planck]³ Sex 30 Mar 2012, 22:37

Eu apenas considerei 25 litros um valor próximo do comum 22,4 litros que equivale a 1 mol. Ou seja, 25 litros equivale a 1 mol de hidrogênio, pela proporção estequiométrica eu terei a metade de mols para o oxigênio.

Qualquer dúvida manda outra mensagem. Abraços. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagem por Diegomedbh Sex 30 Mar 2012, 23:20

Tá, entendi que 1mol de hidrogênio equivale a 25 litros e que 1/2 mol de O2 equivale 12,5 litros que somados com mais 1/2 mol de O2 em excesso no recipiente me daria novamente 12,5L então 1/2 mol de O2 +1/2 mol de O2 ocupa 25 litros.

Mas você não sabia o valor de X. Este poderia ser 2mol ou 3mol ou 5mol.

Assim 2mol de H2 corresponderia a 50 litros e não a 25 litros bem como 3mol corresponderia a 75 litros. Como você sabia que x equivaleria a 1mol uma vez que x é uma incógnita? Very Happy

Ele forneceu essa informação "Um mol de um gás ideal, mantido a 25 °C e a 1 atm de pressão, ocupa um volume de 25 L" para determinarmos o número de mols da mistura? Pois se

1mol de um gás ideal----25l
xmol de um gás ideal-------50l

x=2mol de um gás ideal

Eu chego lá hein :drunken: não desiste!
Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Mensagem por [Planck]³ Sex 30 Mar 2012, 23:45

Perceba:

só há duas possibilidades de ocupação desses gases dentro desse recipiente rígido:

1ª) 25 litros para o oxigênio e 25 litros para o hidrogênio

2ª) 50 litros para o oxigênio ou 50 litros para o hidrogênio

Só que se eu considerar a segunda opção eu só terei um reagente !!! :cyclops: E com apenas um reagente não há formação de água. "Na natureza nada se cria..." blábláblá Lavoisier !! Razz

Portanto só dá para considerar a 1ª opção/lógica.

Eu NÃO vou poder ter mais de 1 mol para o hidrogênio, tendo em vista que eu acabei de descobrir que ele possui 25 litros. E pela proporção estequiométrica o oxigênio terá a metade da sua quantida de matéria sendo consumida para formar água e a outra metade fica em excesso.

O interessante dessa questão é que eu devo considerar que 22,4 litros seja um valor próximo de 25. Pelo menos foi essa a lógica que eu encontrei.

Qualquer dúvida já sabe né ? É só discutir que chegaremos a uma resolução. Abraços meu futuro colega de profissão. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagem por [Planck]³ Sáb 31 Mar 2012, 00:02

A questão afirma que 1 mol ocupa 25 litros de gás !!! Então não precisamos supor !!! Melhor ainda !!! Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagem por Diegomedbh Dom 01 Abr 2012, 12:35

Planck,

Você está usando as Leis Volumétricas de Gay-Lussac, pelo que entendi.

Porém, ao escrevermos a reação abaixo a água deve estar no estado de vapor, pois só podemos aplicar essa lei à água enquanto ela estiver na forma de vapor

XH2(g) + XO2(g) ------> XH20(v)

Então a água não pode ser líquida! Como estávamos considerando.

Porém, pela condição dada para a reação contendo uma mistura eqüimolecular de hidrogênio (H‚) e oxigênio (O‚), mantida a 25 °C e a 1,00 atm de pressão, formaria água líquida a essa temperatura e pressão. Concorda?

De certo modo, as leis volumétricas complementam as leis ponderais da reação, as que tratam das massas do participantes da reação.

Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Mensagem por Diegomedbh Dom 01 Abr 2012, 12:41

Vamos considerar a água no estado de vapor!

Aplicando a lei volumétrica que diz:

nas mesmas condições de temperautra e pressão, os volumes dos reagentes e produtos gasosos formam uma proporção constante, de números inteiros e pequenos.

Na reação entre os gases hidrogênio e oxigênio:

XH2(g) + X/2O2(g) -------> XH20(V)

1-------:-------1/2-------:----------1 (Proporção)

(X) L + (X/2) L ------> (X) L[/b]

Assim (X) L + (X/2) L produzirão apenas (X) L finais . Percebemos que houve uma contração de volume de (3X/2) L para (X) L.

Isso é equivalente ao que reage, mas tenho um excesso de x/2 mols, pois a mistura é equimolar, esse X/2 mols de O2 também ocupava um volume X/2 litros no início da reação e vai continuar ocupando um volume de X/2 litros após a reação, pois ele não reage.

Então no recipiente de 50 litros teremos a seguinte reação generalizada, ou seja, o que reage bem como os excessos:

X H2(g) + X O2(g) -----> X H2O(v) + X/2 O2(g) (Por esse nova perspectiva também observamos que houve uma contração de volume ao formar a H2O.

2 X volumes iniciais ------> 3 X/2 volumes finais.

Como cada 1mol de gás ocupa 25L a 1atm e 25ºc teremos:

sendo a mistura inicial equimolar cada gás ocupa a metade do recipiente: então tenho X mol H2 e X mol O2 para ocupar 50 L. Dessa forma descubro quanto vale X de acordo com a relação

1mol ocupa 25 L
(2x)mol ocupa 50 L

x= 50/50 = 1mol.

Assim a solução inicial apresentará 2 Volumes enquanto a solução final apresenta 1,5 volume cheers

É isso Planck? Foi dessa maneira que você determinou o X? :drunken:

Última edição por Diegomedbh em Dom 01 Abr 2012, 13:25, editado 1 vez(es)
Diegomedbh
Diegomedbh
Jedi
Jedi

Mensagem por [Planck]³ Dom 01 Abr 2012, 15:57

Porém, pela condição dada para a reação contendo uma mistura eqüimolecular de hidrogênio (H‚) e oxigênio (O‚), mantida a 25 °C e a 1,00 atm de pressão, formaria água líquida a essa temperatura e pressão. Concorda?

Concordo plenamente !!! Agora devemos considerar a água como vapor, pois a água líquida é imcompressível.

Vamos considerar a água no estado de vapor!

Aplicando a lei volumétrica que diz:

nas mesmas condições de temperautra e pressão, os volumes dos reagentes e produtos gasosos formam uma proporção constante, de números inteiros e pequenos.

Na reação entre os gases hidrogênio e oxigênio:

XH2(g) + X/2O2(g) -------> XH20(V)

1-------:-------1/2-------:----------1 (Proporção)

(X) L + (X/2) L ------> (X) L[/b]

Assim (X) L + (X/2) L produzirão apenas (X) L finais . Percebemos que houve uma contração de volume de (3X/2) L para (X) L.

Isso é equivalente ao que reage, mas tenho um excesso de x/2 mols, pois a mistura é equimolar, esse X/2 mols de O2 também ocupava um volume X/2 litros no início da reação e vai continuar ocupando um volume de X/2 litros após a reação, pois ele não reage.

Então no recipiente de 50 litros teremos a seguinte reação generalizada, ou seja, o que reage bem como os excessos:

X H2(g) + X O2(g) -----> X H2O(v) + X/2 O2(g) (Por esse nova perspectiva também observamos que houve uma contração de volume ao formar a H2O.

2 X volumes iniciais ------> 3 X/2 volumes finais.

Como cada 1mol de gás ocupa 25L a 1atm e 25ºc teremos:

sendo a mistura inicial equimolar cada gás ocupa a metade do recipiente: então tenho X mol H2 e X mol O2 para ocupar 50 L. Dessa forma descubro quanto vale X de acordo com a relação

1mol ocupa 25 L
(2x)mol ocupa 50 L

x= 50/50 = 1mol.

Assim a solução inicial apresentará 2 Volumes enquanto a solução final apresenta 1,5 volume cheers

É isso Planck? Foi dessa maneira que você determinou o X?

Diego, essa lógica, pela lei volumétrica de Gay-Lussac ficou perfeita, cara !!!!

Faz muito sentido. Antes, eu tinha considerado só a quantidade de matéria que tinha nos reagentes. Indo pela lei das proporções volumétricas constantes também dá certo.

Abraços. Creio que matamos a questão de vez. Very Happy
[Planck]³
[Planck]³
Fera
Fera

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo