química orgânica
3 participantes
Página 1 de 1
química orgânica
(UFPA) A composição de carvões minerais varia muito, mas uma composição média comum (em % m/m) é a seguinte: 80% carbono, 10% materiais diversos, 4% umidade e 5% material volátil. Por isso, além de energia, o carvão pode ser fonte de vários compostos químicos. De sua fração volátil, pode se obter hidrocarbonetos aromáticos simples. A importância desses hidrocarbonetos pode ser avaliada com base no seu consumo anual no mundo, que é aproximadamente toneladas. Dessa quantidade, em torno de 20% são obtidos pela conversão de parte da fração volátil do carvão mineral. As fórmulas estruturais de alguns destes hidrocarbonetos aromáticos estão representados a seguir:
A nomenclatura usual para as substâncias formadas pelos compostos representados pelas fórmulas (i), (ii) e (iii) são, respectivamente:
a) ciclohexano, fenol e naftaleno
b)ciclohexeno, metil-ciclohexeno e cresol
c)benzeno, fenol e cresol
d)benzina, tolueno e antraceno
e) benzeno, tolueno e xileno
R:E
Eu eliminei as alternativas a,b,d porque a (i) é benzeno, sem dúvidas. Só que nas aulas de química nunca ouvir falar de tolueno e xileno, para mim a (ii) seria 1-metilbenzeno e o restante eu não sei. Alguém pode explicar, por favor?
A nomenclatura usual para as substâncias formadas pelos compostos representados pelas fórmulas (i), (ii) e (iii) são, respectivamente:
a) ciclohexano, fenol e naftaleno
b)ciclohexeno, metil-ciclohexeno e cresol
c)benzeno, fenol e cresol
d)benzina, tolueno e antraceno
e) benzeno, tolueno e xileno
R:E
Eu eliminei as alternativas a,b,d porque a (i) é benzeno, sem dúvidas. Só que nas aulas de química nunca ouvir falar de tolueno e xileno, para mim a (ii) seria 1-metilbenzeno e o restante eu não sei. Alguém pode explicar, por favor?
marcoshenri- Recebeu o sabre de luz
Re: química orgânica
Imagino que seja porque ele pediu a nomenclatura usual das substâncias.
hygorvv- Elite Jedi
Re: química orgânica
Exatamente, hygorvv ! O nome que o amigo marcos se referiu (metilbenzeno) é o nome IUPAC da molécula.
Marcos,
dê uma pesquisada nesses nomes: benzeno, tolueno, xileno, antraceno e fenantreno que são os nomes comerciais dessas substâncias.
São aqueles que caem mais em vestibulares, principalemente na FUVEST.
Abraços.
Marcos,
dê uma pesquisada nesses nomes: benzeno, tolueno, xileno, antraceno e fenantreno que são os nomes comerciais dessas substâncias.
São aqueles que caem mais em vestibulares, principalemente na FUVEST.
Abraços.
[Planck]³- Fera
Victória Gabrielly gosta desta mensagem