PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Dúvida]Gráfico v x s

+3
Euclides
vanderson
gabriel93
7 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

[Dúvida]Gráfico v x s - Página 2 Empty [Dúvida]Gráfico v x s

Mensagem por gabriel93 Sex 30 Dez 2011, 14:25

Relembrando a primeira mensagem :

Estou em dúvida em exercícios do Tópicos de Física:

Um atleta ao disputar os "100 metros rasos", consegue cumprir o percurso em 10,0 s. Considerando que o movimento é retilíneo uniformemente acelerado, a partir do repouso e da origem dos espaços, o gráfico que melhor representa a velocidade escalar do atleta em função do espaço percorrido é: (s - eixo das abscissas; v - eixo das ordenadas).

Omiti as alternativas. Minha dúvida é como eu posso representar esse gráfico (por uma reta, parábola, ou qualquer outra coisa) e como chegar a essa conclusão com uma ideia mais intuitiva. Estou procurando por essa "ideia" intuitiva porque por exemplo quando faço uma gráfico s x t no MUV, lembro-me de que a velocidade vai (por exemplo) aumentando, então a variação de espaço vai aumentando e assim construímos uma parábola (repare que chegamos a esse resultado por uma simples observação). Porém essa ideia de s x v ainda está um tanto abstrata na minha cabeça.

Obrigado! Very Happy
gabriel93
gabriel93
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

[Dúvida]Gráfico v x s - Página 2 Empty Re: [Dúvida]Gráfico v x s

Mensagem por Elcioschin Sex 03 Jan 2020, 09:34

Infelizmente o colega que postou a questão não informou as alternativas. Caso você as tenha, poste, por favor.

A questão quer o gráfico de V versus d. Isto é dado por Torricelli.
Neste caso o tempo não aparece. O tempo só serve para calcular a velocidade final como você mostrou:

d = (1/2).a.t² ---> 100 = (1/2).a.10² ---> a = 2 m/s²

V = Vo + a.t ---> V = 0 + 2.10 ---> V = 20 m/s²

V² = Vo² + 2.a.d ---> V² = 0 + 2.2.d --> V² = 4.d ---> V = 2.√d

O gráfico não pode ser crescente como o que você postou. Ele tem que ter a concavidade voltada para baixo, em vermelho, na figura do Euclides, mesmo porque existe um limite máximo para a velocidade do atleta: 
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

celim gosta desta mensagem

Mensagem por EternoEstudante Sex 03 Jan 2020, 10:07

Elcioschin escreveu:Infelizmente o colega que postou a questão não informou as alternativas. Caso você as tenha, poste, por favor.

A questão quer o gráfico de V versus d. Isto é dado por Torricelli.
Neste caso o tempo não aparece. O tempo só serve para calcular a velocidade final como você mostrou:

d = (1/2).a.t² ---> 100 = (1/2).a.10² ---> a = 2 m/s²

V = Vo + a.t ---> V = 0 + 2.10 ---> V = 20 m/s²

V² = Vo² + 2.a.d ---> V² = 0 + 2.2.d --> V² = 4.d ---> V = 2.√d

O gráfico não pode ser crescente como o que você postou. Ele tem que ter a concavidade voltada para baixo, em vermelho, na figura do Euclides, mesmo porque existe um limite máximo para a velocidade do atleta: 

Editei minha postagem colocando as alternativas.

"O gráfico não pode ser crescente [...] mesmo porque existe um limite máximo [...]" de fato, agora consigo entender e concordar que o único gabarito possível seria a letra A (levando em conta que eu não tinha o conhecimento passado pelo Euclides); acabo ficando muito cego nas questões e não consigo visualizar o todo. Além disso, eu realmente tentei aplicar o conceito do gráfico S x t aqui nesta questão, mas não deu certo. Obrigado, Elcioschin.

Edição: "Neste caso o tempo não aparece." isso seria a explicação - além da questão de ponto máximo - de que eu não posso aplicar o meu raciocínio? Por exemplo, a variação do espaço depende do tempo e justamente a questão forneceu o gráfico de V x s (Torricelli); como eu não tenho o tempo no gráfico, eu não poderia fazer o que fiz no gráfico?!

Última edição por EternoEstudante em Sex 03 Jan 2020, 10:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Mais uma dúvida.)

EternoEstudante
Iniciante

Mensagem por Elcioschin Sex 05 Ago 2022, 17:37

Eis o gráfico (com escalas diferentes em cada eixo):

[Dúvida]Gráfico v x s - Página 2 Corrid10
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

celim gosta desta mensagem