Geometria espacial
2 participantes
Página 1 de 1
Geometria espacial
A figura a seguir indica um paralelepípedo reto retân gulo de dimensões 5x5x4, em centímetros, sendo A, B, C e D quatro dos seus vértices.
a) Calcule a área do triângulo ABC.
b) Calcule a distância entre o vértice D e o plano que contém o triângulo ABC.
No item b, apliquei a seguinte relação no triangulo retângulo: o produto dos catetos é igual ao produto da hipotesusa pela altura, cuja equação apresentei a lápis na imagem abaixo (chamei a altura de X). Porém, o resultado não coincidiu com o gabarito... Onde erro...?!
a) Calcule a área do triângulo ABC.
b) Calcule a distância entre o vértice D e o plano que contém o triângulo ABC.
No item b, apliquei a seguinte relação no triangulo retângulo: o produto dos catetos é igual ao produto da hipotesusa pela altura, cuja equação apresentei a lápis na imagem abaixo (chamei a altura de X). Porém, o resultado não coincidiu com o gabarito... Onde erro...?!
- Spoiler:
- a):5V57/2;b):20V57/57. O V significa raiz quadrada
Última edição por wadekly em Qua 14 Ago 2024, 19:44, editado 1 vez(es)
wadekly- Jedi
Re: Geometria espacial
Companheiro, se você tem os gabaritos, deve fornecer.
Por acaso o gabarito é
Por acaso o gabarito é
S = 5.√57/2 ≈ 18,9 cm²
d = 20.√57/57 ≈ 2,65 cm
?
d = 20.√57/57 ≈ 2,65 cm
?
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Exato, são esses mesmos os gabaritos... Medeiros... Medeiros, perdão pelo não fornecimento do gabarito... Trata-se de uma questão aberta e não o vi, pois ele estava no final do caderno de tarefas... Mas como você equacionou esse problema e porque da minha forma não deu certo...?!
wadekly- Jedi
wadekly escreveu: Porém, o resultado não coincidiu com o gabarito... Onde erro...?!
Não sei o que vem a ser "questão fechada" (ou aberta), mas conforme declaração sua, você tem o gabarito. Por favor EDITe sua primeira mensagem acrescentando o gabarito que você tem.
Medeiros- Grupo
Medeiro, creio que, em exatas, é decisivo a compreensão do esquema de resolução e da sua execução, pois, se isso não acontecer, irei reincindir nos mesmos erros de comprenssão e interpretação em questões semelhantes...Então, é fudamental que você esclareça aminha dúvida, por gentileza... Uma questão aberta (talvez não seja um termo técnico mais adequado) é uma questão discursiva...GRATO!!
wadekly- Jedi
Wadekly,
somente não expus minha resolução anteriormente em atendimento às Regras do fórum que exigem a postagem do gabarito quando conhecido.
Você estava indo por um bom raciocínio, apenas se enganou em qual ponto a distância partindo de D iria tocar o triângulo ABC. Segue minha resolução.
Usamos apenas Pitágoras.
A base do paralelepípedo é um quadrado de lado 5, portanto a diagonal BC = 5√2. AB e AC são hipotenusas de triângulo com catetos 4 e 5, logo AB = AC = √41 e portanto ABC é triângulo isósceles.
Vamos começar calculando a distância d do vértice D ao plano do triângulo ABC (item b).
Sendo M o ponto médio de BC, também é o ponto de cruzamento das diagonais da base do parelelepípedo e AM é altura do triângulo ABC. Observando que DBC é triângulo retângulo isósceles, a projeção de AM sobre a base do paralelepípedo é DM. Assim a distância d será perpendicular à altura AM do triângulo ABC.
Agora, contas:
∆AMC ---> AM² = (√41)² - (5√2/2)2 = 57/2 -----> AM = (√114)/2
DM = CM = 5√2/2 , pois um quadrado tem diagonais de mesma medida cortando-se no ponto médio delas.
∆AMD ----> AD.DM = DN.AM -----> 4.5√2/2 = d.(√114)/2 -----> d = 20.√2/(√2.√57) ----> d = 20.√57/57
Agora o cálculo da área do triângulo ABC (item a).
Já que temos a medida dos três lados do triângulo, podíamos usar a fórmula de Heron -- S = [p.(p-a).(p-b).(p-c)]1/2 -- mas achei que seria trabalhoso face a existência das raízes quadradas.
Então vou usar ---> S = (1/2).b.c.senθ
sen(θ/2) = 5√2/(2√41)
cos(θ/2) = √114/(2√41)
sen(θ) = 2.sen(θ/2).cos(θ/2) = 2.[5√2/(2√41)].[√114/(2√41)] ----> senθ = 5√57/41 --> (θ ≈ 67°)
S = (1/2).√41.√41.5√57/41 -----> S = 5√57/2
somente não expus minha resolução anteriormente em atendimento às Regras do fórum que exigem a postagem do gabarito quando conhecido.
Você estava indo por um bom raciocínio, apenas se enganou em qual ponto a distância partindo de D iria tocar o triângulo ABC. Segue minha resolução.
Usamos apenas Pitágoras.
A base do paralelepípedo é um quadrado de lado 5, portanto a diagonal BC = 5√2. AB e AC são hipotenusas de triângulo com catetos 4 e 5, logo AB = AC = √41 e portanto ABC é triângulo isósceles.
Vamos começar calculando a distância d do vértice D ao plano do triângulo ABC (item b).
Sendo M o ponto médio de BC, também é o ponto de cruzamento das diagonais da base do parelelepípedo e AM é altura do triângulo ABC. Observando que DBC é triângulo retângulo isósceles, a projeção de AM sobre a base do paralelepípedo é DM. Assim a distância d será perpendicular à altura AM do triângulo ABC.
Agora, contas:
∆AMC ---> AM² = (√41)² - (5√2/2)2 = 57/2 -----> AM = (√114)/2
DM = CM = 5√2/2 , pois um quadrado tem diagonais de mesma medida cortando-se no ponto médio delas.
∆AMD ----> AD.DM = DN.AM -----> 4.5√2/2 = d.(√114)/2 -----> d = 20.√2/(√2.√57) ----> d = 20.√57/57
Agora o cálculo da área do triângulo ABC (item a).
Já que temos a medida dos três lados do triângulo, podíamos usar a fórmula de Heron -- S = [p.(p-a).(p-b).(p-c)]1/2 -- mas achei que seria trabalhoso face a existência das raízes quadradas.
Então vou usar ---> S = (1/2).b.c.senθ
sen(θ/2) = 5√2/(2√41)
cos(θ/2) = √114/(2√41)
sen(θ) = 2.sen(θ/2).cos(θ/2) = 2.[5√2/(2√41)].[√114/(2√41)] ----> senθ = 5√57/41 --> (θ ≈ 67°)
S = (1/2).√41.√41.5√57/41 -----> S = 5√57/2
Medeiros- Grupo
BRAVÍSSIMO, Medeiros... Seguramente, principalmente em uma circunstância de prova, dificilmente eu alcançaria toda a complexidade da sua análise, especialmente no item B... Cheguei até a calcular a área no item A, mas não tive a percepção que você teve quanto ao item B... Realmente, achei muito elaborado voêce resolver o item A por trigonometria, e ainda com arcos duplos... Você me poderia sugerir algumas regras gerais para abordagem de questões de geometria...?!
wadekly- Jedi
Realmente para a área do triângulo (item a), dado o que já havíamos calculado, seria mais fácil simplesmente fazer BC.AM/2; mas resolvi explorar algo diferente.wadekly escreveu:... Você me poderia sugerir algumas regras gerais para abordagem de questões de geometria...?!
Quanto às "regras gerais de abordagem" que você solicita, não me julgo capaz de dar regras a ninguém. O máximo que posso dizer é que a experiência vem com a prática, i.e., faça bastante exercícios, quantos mais, melhor.
Aqui no fórum temos os colegas DaoSeek e Lipo_f que são muito bons em geometria (entre outras matérias), talvez eles possam sugerir essas regras que você imagina.
Abç.
Medeiros- Grupo
Grato, Medeiros... Fico à disposição...
wadekly- Jedi