PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Geometria espacial

2 participantes

Ir para baixo

Geometria espacial Empty Geometria espacial

Mensagem por wadekly Ter 13 Ago 2024, 04:42

A figura a seguir indica um paralelepípedo reto retân gulo de dimensões 5x5x4, em centímetros, sendo A, B, C e D quatro dos seus vértices. 

a) Calcule a área do triângulo ABC. 

b) Calcule a distância entre o vértice D e o plano que contém o triângulo ABC.

No item b, apliquei  a seguinte relação no triangulo retângulo: o produto dos catetos é igual ao produto da hipotesusa pela altura, cuja equação apresentei a lápis na imagem abaixo (chamei a altura de X). Porém, o resultado não coincidiu com o gabarito... Onde erro...?!

Spoiler:
Geometria espacial 20240814

Última edição por wadekly em Qua 14 Ago 2024, 19:44, editado 1 vez(es)

wadekly
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Geometria espacial Empty Re: Geometria espacial

Mensagem por Medeiros Ter 13 Ago 2024, 05:07

Companheiro, se você tem os gabaritos, deve fornecer.

Por acaso o gabarito é
S = 5.√57/2 ≈ 18,9 cm²
d = 20.√57/57 ≈ 2,65 cm
?
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por wadekly Ter 13 Ago 2024, 17:49

Exato, são esses mesmos os gabaritos... Medeiros... Medeiros, perdão pelo não fornecimento do gabarito... Trata-se de uma questão aberta e não o vi, pois ele estava no final do caderno de tarefas... Mas como você equacionou esse problema e porque da minha forma não deu certo...?!

wadekly
Jedi
Jedi

Mensagem por Medeiros Qua 14 Ago 2024, 00:53

wadekly escreveu: Porém, o resultado não coincidiu com o gabarito... Onde erro...?!

Não sei o que vem a ser "questão fechada" (ou aberta), mas conforme declaração sua, você tem o gabarito. Por favor EDITe sua primeira mensagem acrescentando o gabarito que você tem.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por wadekly Qua 14 Ago 2024, 19:48

Medeiro, creio que, em exatas, é decisivo a compreensão do esquema de resolução e da sua execução, pois, se isso não acontecer, irei reincindir nos mesmos erros de comprenssão e interpretação em questões semelhantes...Então, é fudamental que você esclareça aminha dúvida, por gentileza... Uma questão aberta (talvez não seja um termo técnico mais adequado) é uma questão discursiva...GRATO!!

wadekly
Jedi
Jedi

Mensagem por Medeiros Qui 15 Ago 2024, 04:13

Wadekly,

somente não expus minha resolução anteriormente em atendimento às Regras do fórum que exigem a postagem do gabarito quando conhecido.
Você estava indo por um bom raciocínio, apenas se enganou em qual ponto a distância partindo de D iria tocar o triângulo ABC. Segue minha resolução.

Geometria espacial Scree347

Usamos apenas Pitágoras.
A base do paralelepípedo é um quadrado de lado 5, portanto a diagonal BC = 5√2. AB e AC são hipotenusas de triângulo com catetos 4 e 5, logo AB = AC = √41 e portanto ABC é triângulo isósceles.

Vamos começar calculando a distância d do vértice D ao plano do triângulo ABC (item b).

Sendo M o ponto médio de BC, também é o ponto de cruzamento das diagonais da base do parelelepípedo e AM é altura do triângulo ABC. Observando que DBC é triângulo retângulo isósceles, a projeção de AM sobre a base do paralelepípedo é DM. Assim a distância d será perpendicular à altura AM do triângulo ABC.

Agora, contas:

∆AMC --->  AM² = (√41)² - (5√2/2)2  = 57/2  ----->  AM = (√114)/2
DM = CM = 5√2/2 , pois um quadrado tem diagonais de mesma medida cortando-se no ponto médio delas.

∆AMD ---->  AD.DM = DN.AM  ----->  4.5√2/2 = d.(√114)/2  ----->  d = 20.√2/(√2.√57)  ---->  d = 20.√57/57

Agora o cálculo da área do triângulo ABC (item a).

Já que temos a medida dos três lados do triângulo, podíamos usar a fórmula de Heron -- S = [p.(p-a).(p-b).(p-c)]1/2 -- mas achei que seria trabalhoso face a existência das raízes quadradas.
Então vou usar --->  S = (1/2).b.c.senθ

sen(θ/2) = 5√2/(2√41)
cos(θ/2) = √114/(2√41)
sen(θ) = 2.sen(θ/2).cos(θ/2) = 2.[5√2/(2√41)].[√114/(2√41)]  ---->  senθ = 5√57/41 --> (θ ≈ 67°)

S = (1/2).√41.√41.5√57/41  ----->  S = 5√57/2
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por wadekly Qui 15 Ago 2024, 22:35

BRAVÍSSIMO, Medeiros... Seguramente, principalmente em uma circunstância de prova, dificilmente eu alcançaria toda a complexidade da sua análise, especialmente no item B... Cheguei até a calcular a área no item A, mas não tive a percepção que você teve quanto ao item B... Realmente, achei muito elaborado voêce resolver o item A por trigonometria, e ainda com arcos duplos... Você me poderia sugerir algumas regras gerais para abordagem de questões de geometria...?!

wadekly
Jedi
Jedi

Mensagem por Medeiros Sex 16 Ago 2024, 02:41

wadekly escreveu:... Você me poderia sugerir algumas regras gerais para abordagem de questões de geometria...?!
Realmente para a área do triângulo (item a), dado o que já havíamos calculado, seria mais fácil simplesmente fazer BC.AM/2; mas resolvi explorar algo diferente.

Quanto às "regras gerais de abordagem" que você solicita, não me julgo capaz de dar regras a ninguém. O máximo que posso dizer é que a experiência vem com a prática, i.e., faça bastante exercícios, quantos mais, melhor.

Aqui no fórum temos os colegas DaoSeek e Lipo_f que são muito bons em geometria (entre outras matérias), talvez eles possam sugerir essas regras que você imagina.

Abç.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por wadekly Sex 16 Ago 2024, 05:31

Grato, Medeiros... Fico à disposição...

wadekly
Jedi