PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FME 1- Questão 514

2 participantes

Ir para baixo

FME 1- Questão 514 Empty FME 1- Questão 514

Mensagem por luizfelipe3123 Ter 16 Jul 2024, 20:18

Resolva, em [latex]\mathbb{R}[/latex], as equações irracionais
o) [latex]\sqrt{1-\sqrt{x^{4}-x^{2}}}=x-1[/latex] 
p) [latex]\sqrt{2x-\sqrt{6x^{2}+1}}=x+1[/latex]
Gabarito:
o) S= {[latex]\frac{5}{4}[/latex]
p) S= {0,2}

Fiquei com muita duvida em relação sobre raiz dentro de raiz

luizfelipe3123
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/05/2024

Ir para o topo Ir para baixo

FME 1- Questão 514 Empty Re: FME 1- Questão 514

Mensagem por Alfaia Ter 16 Jul 2024, 23:08

1° equação (o):

Elevando ao quadrado dos dois lados da equação e desenvolvendo temos 2 soluções --> x=0 ou x=5/4 , porém , se substituirmos x=0 caímos em uma contradição de que -1=1 , assim, somente a solução x=5/4 é válida.

2° equação (p):

Lembrando que uma expressão dentro de uma raiz deve sempre ser positiva, assim, elevando ao quadrado os dois lados da equação e desenvolvendo, temos que a raiz da expressão dá uma número negativo, com isso, não há solução para x pertencendo aos reais, portanto, é solução vazia.

Reveja o gabarito da segunda, por favor, pois não há como 0 e 2 serem soluções da equação

Alfaia
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/04/2024

Ir para o topo Ir para baixo

FME 1- Questão 514 Empty Re: FME 1- Questão 514

Mensagem por luizfelipe3123 Qua 17 Jul 2024, 13:24

Alfaia escreveu:1° equação (o):

Elevando ao quadrado dos dois lados da equação e desenvolvendo temos 2 soluções --> x=0 ou x=5/4 , porém , se substituirmos x=0 caímos em uma contradição de que -1=1 , assim, somente a solução x=5/4 é válida.

2° equação (p):

Lembrando que uma expressão dentro de uma raiz deve sempre ser positiva, assim, elevando ao quadrado os dois lados da equação e desenvolvendo, temos que a raiz da expressão dá uma número negativo, com isso, não há solução para x pertencendo aos reais, portanto, é solução vazia.

Reveja o gabarito da segunda, por favor, pois não há como 0 e 2 serem soluções da equação
 Na letra O eu cheguei ao resultado [latex]\frac{5}{4}[/latex] mas pra fazer isso eu tive q elevar duas vezes pra tirar a raiz quadrada, a primeira condição quando eleva ao quadrado é que [latex]x\geq 1[/latex]mas eu não tenho que fazer essa regra de novo quando eu acho o resultado [latex]\sqrt{x^{4}-x^{2}}=2x-x^{2}[/latex] ?. Desse modo [latex]2x-x^{2}\geq 0[/latex] e depois [latex]x\leq 0[/latex] ou  [latex]x\geq 2[/latex] para assim considerando esses regras gerais, o x tem que ser necessariamente maior ou igual a 2, mas x=5/4 , ai S={[latex]\varnothing [/latex]}
 Já a letra P, o gabarito é esse mesmo.

luizfelipe3123
Iniciante

Mensagens : 44
Data de inscrição : 24/05/2024

Ir para o topo Ir para baixo

FME 1- Questão 514 Empty Re: FME 1- Questão 514

Mensagem por Alfaia Qua 17 Jul 2024, 14:18

luizfelipe3123 escreveu:
Alfaia escreveu:1° equação (o):

Elevando ao quadrado dos dois lados da equação e desenvolvendo temos 2 soluções --> x=0 ou x=5/4 , porém , se substituirmos x=0 caímos em uma contradição de que -1=1 , assim, somente a solução x=5/4 é válida.

2° equação (p):

Lembrando que uma expressão dentro de uma raiz deve sempre ser positiva, assim, elevando ao quadrado os dois lados da equação e desenvolvendo, temos que a raiz da expressão dá uma número negativo, com isso, não há solução para x pertencendo aos reais, portanto, é solução vazia.

Reveja o gabarito da segunda, por favor, pois não há como 0 e 2 serem soluções da equação
 Na letra O eu cheguei ao resultado [latex]\frac{5}{4}[/latex] mas pra fazer isso eu tive q elevar duas vezes pra tirar a raiz quadrada, a primeira condição quando eleva ao quadrado é que [latex]x\geq 1[/latex]mas eu não tenho que fazer essa regra de novo quando eu acho o resultado [latex]\sqrt{x^{4}-x^{2}}=2x-x^{2}[/latex] ?. Desse modo [latex]2x-x^{2}\geq 0[/latex] e depois [latex]x\leq 0[/latex] ou  [latex]x\geq 2[/latex] para assim considerando esses regras gerais, o x tem que ser necessariamente maior ou igual a 2, mas x=5/4 , ai S={[latex]\varnothing [/latex]}
 Já a letra P, o gabarito é esse mesmo.



Confesso que não tenho certeza absoluta, mas você só pode estabelecer essas regras considerando apenas a equação original, que no caso é:   FME 1- Questão 514 Png  , assim, somente a condição de  FME 1- Questão 514 Png  é válida, tornando x=5/4 a solução da equação

Alfaia
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 02/04/2024

luizfelipe3123 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

FME 1- Questão 514 Empty Re: FME 1- Questão 514

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos