PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA 2023

2 participantes

Ir para baixo

ITA 2023 Empty ITA 2023

Mensagem por Júliawww_520 Seg 24 Jun 2024, 15:50

Considere a função real
f(x) = cosx.[cos(x/3) +2senx] - senx.sen(x/2) - 2 definida no intervalo I = ]-4π,4π[.
Sobre a equação f(x) =0, podemos afirmar que:
A) não admite soluções em I
B) admite uma única solução em I
C) admite exatamente duas soluções em I
D) admite exatamente três soluções em I
E) admite exatamente quatro soluções em I

Eu pensei em fazer por Bolzano e achei que o produto f(-4π).f(4π) > 0, portanto ela não "fura" o eixo x. Sendo assim, pensei em duas situações: ou ela só tem uma raíz ou ela não tem nenhuma raíz, então fiquei entre a A) e a B). Queria saber o que elimina a opção B) como alternativa e faz o gabarito ser a A).
Júliawww_520
Júliawww_520
Jedi
Jedi

Mensagens : 343
Data de inscrição : 08/02/2022
Idade : 20
Localização : Rio de Janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

ITA 2023 Empty Re: ITA 2023

Mensagem por DaoSeek Seg 24 Jun 2024, 17:20

Ola,

O teorema do valor intermediário não te garante nada nessa situação. Basicamente vc pode ter quantas raízes quiser no intervalo. Na verdade, essa função que você escreveu tem duas raízes no intervalo dado. De uma olhada no gráfico depois.

Eu conferi no site do ita, e o enunciado correto é com x/3 onde está x/2, ou seja,

\( \displaystyle f(x) = \cos x  \cdot \left[ \cos \left(\frac x3\right) +2 \sin x\right ] - \sin x \cdot \sin \left( \frac x3 \right) - 2\)

Daí basta usar que \( \sin (2x) = 2 \sin x \cos x\) e que \( \cos \left(x + \frac x3 \right) = \cos x \cos \frac x3 - \sin x \sin \frac x3\) para concluir que

\( \displaystyle f(x) = \cos \left( \frac {4x}3\right) + \sin(2x)  -2\)

Mas tanto seno quanto cosseno são menores ou iguais a 1, e não é possível ter ambos na expressão acima simultaneamente iguais a 1. Disso segue que \(f(x) < 0\).
DaoSeek
DaoSeek
Jedi
Jedi

Mensagens : 251
Data de inscrição : 29/07/2022

Júliawww_520 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos