PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida na interpretação de questão - Termologia

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida na interpretação de questão - Termologia Empty Dúvida na interpretação de questão - Termologia

Mensagem por FlootzMG Qui 08 Fev 2024, 10:33

Bom dia, senhores!
Estou fazendo algumas questões de termologia e tive uma dúvida para interpretar a resolução de uma questão. Segue a questão: 
A condutividade térmica do cobre é aproximadamente quatro vezes maior que a do latão. Duas placas, uma de cobre e outra de latão, com 100cm² de área e 2 cm de espessura, são justapostas como ilustra a figura dada abaixo:
Dúvida na interpretação de questão - Termologia Z77KAAAAABJRU5ErkJggg==
Considerando que as faces externas do conjunto sejam mantidas a 0°C e 100°c, qual será a temperatura na interface que separa as placas quando for atingido o regime estacionário?

Minha dúvida: Por que a equação de Fourier das duas placas são igualadas? Por que não posso fazer uma primeira equação considerando a constante de condutividade das duas placas (que seria 5*K latão) e igualar este fluxo para uma segunda equação considerando só a condutibilidade do cobre (4*K latão) e os 2cm de espessura?
Fiz desta forma e encontrei 37,5°C ao invés dos 80°C que é a resposta

FlootzMG
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/10/2023

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida na interpretação de questão - Termologia Empty Re: Dúvida na interpretação de questão - Termologia

Mensagem por Elcioschin Qui 08 Fev 2024, 11:54

Por que a equação de Fourier das duas placas são igualadas?

Porque o fluxo de calor é igual em ambas!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71763
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

FlootzMG gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos