Trabalho e Energia
4 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Trabalho e Energia
(EFOA-MG) Um bloco de massa 2,0 kg sobe uma rampa ilustrada na figura adiante, comprimindo uma mola de constante elástica k=200 N/me até parar em B.
Sabes que a velocidade do bloco em À era 8,0 m/s e que não houve quaisquer efeitos dissipativos no trecho entre os pontos A é B. Considerando-se a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s^2, pode-se afirmar que a compressão MAXIMA da mola terá sido:
Expandir esta imagemVer em tamanho real
R:0,6m
Minha dúvida:
Para chegar a essa resolução
Foi considerado
Energia mecânica inicial (Bloco sendo lançado) e Energia mecânica final (Bloco subindo a rampa e contraindo a mola)
Mas como estamos falando de conservação de energia
Eu percebi que a rampa terminava antes do bloco encostar na mola
Então eu pulei a "etapa" da Energia utilizada na rampa
Eu pensei:
Energia inicial = Energia rampa = energia da compressão
Porque de qualquer forma a energia inicial seria convertida na energia gravitacional e depois transformada em energia potencial elástica.
Porque está errado pensar assim?
Sabes que a velocidade do bloco em À era 8,0 m/s e que não houve quaisquer efeitos dissipativos no trecho entre os pontos A é B. Considerando-se a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s^2, pode-se afirmar que a compressão MAXIMA da mola terá sido:
Expandir esta imagemVer em tamanho real
R:0,6m
Minha dúvida:
Para chegar a essa resolução
Foi considerado
Energia mecânica inicial (Bloco sendo lançado) e Energia mecânica final (Bloco subindo a rampa e contraindo a mola)
Mas como estamos falando de conservação de energia
Eu percebi que a rampa terminava antes do bloco encostar na mola
Então eu pulei a "etapa" da Energia utilizada na rampa
Eu pensei:
Energia inicial = Energia rampa = energia da compressão
Porque de qualquer forma a energia inicial seria convertida na energia gravitacional e depois transformada em energia potencial elástica.
Porque está errado pensar assim?
Dravo- Padawan
Re: Trabalho e Energia
A conservação de energia mecânica refere-se à soma de todas as formas de energia mecânica (Cinética, Potencial Gravitacional e Potencial Elástica). Mesmo após o corpo acabar de subir a rampa é necessário considerar a sua energia potencial pois o corpo transformou parte de sua energia cinética em um trabalho para "vencer" a força peso durante a subida. Como a força peso continua a forçar o bloco pra baixo mesmo após ele subir, a energia gravitacional não pode ser desconsiderada.
vvarmbruster- Recebeu o sabre de luz
vvarmbruster escreveu:A conservação de energia mecânica refere-se à soma de todas as formas de energia mecânica (Cinética, Potencial Gravitacional e Potencial Elástica). Mesmo após o corpo acabar de subir a rampa é necessário considerar a sua energia potencial pois o corpo transformou parte de sua energia cinética em um trabalho para "vencer" a força peso durante a subida. Como a força peso continua a forçar o bloco pra baixo mesmo após ele subir, a energia gravitacional não pode ser desconsiderada.
Me perdoe, eu realmente não entendi ainda
Não consigo pensar no "sistema" da mola + rampa como uma coisa só
A partir do momento que o bloco passa pela rampa, a energia dele será integralmente transformada em energia elástica, é como se a rampa tivesse sido inútil porque 100% da energia que ele foi lançado será convertida na energia elástica...
Não consigo ver lógica ainda...
Dravo- Padawan
EcA = (1/2).m.vA² = (1/2).2.8² ---> EcA = 64 J
EpB = m.g.h = 2.10.1,4 ---> EpB = 28 J
Eem = EaA - EpB ---> (1/2).k.x² = 64 - 28 ---> (1/2).200.x² = 36---> x = 0,6 m
EpB = m.g.h = 2.10.1,4 ---> EpB = 28 J
Eem = EaA - EpB ---> (1/2).k.x² = 64 - 28 ---> (1/2).200.x² = 36---> x = 0,6 m
Elcioschin- Grande Mestre
Dravo escreveu:vvarmbruster escreveu:A conservação de energia mecânica refere-se à soma de todas as formas de energia mecânica (Cinética, Potencial Gravitacional e Potencial Elástica). Mesmo após o corpo acabar de subir a rampa é necessário considerar a sua energia potencial pois o corpo transformou parte de sua energia cinética em um trabalho para "vencer" a força peso durante a subida. Como a força peso continua a forçar o bloco pra baixo mesmo após ele subir, a energia gravitacional não pode ser desconsiderada.
Me perdoe, eu realmente não entendi ainda
Não consigo pensar no "sistema" da mola + rampa como uma coisa só
A partir do momento que o bloco passa pela rampa, a energia dele será integralmente transformada em energia elástica, é como se a rampa tivesse sido inútil porque 100% da energia que ele foi lançado será convertida na energia elástica...
Não consigo ver lógica ainda...
Para o bloco subir a rampa ele precisa ir para cima, porém há a força peso "puxando" ele para baixo. O bloco só consegue "vencer" essa força peso que quer puxar ele se ele "perder" parte de sua energia cinética nessa subida, porque a força peso faz um trabalho (Fd) e o bloco precisa compensar esse trabalho pra poder subir (-fd).
vvarmbruster- Recebeu o sabre de luz
Não sei se você já entendeu, mas quero dar meus dois centavos na discussão também.
A questão deseja saber qual é a máxima compressão possível para a mola sob as condições dadas. Podemos inferir que, nesse caso, a máxima compressão se dá com a máxima energia potencial elástica. Nessa linha de raciocínio, vamos tentar descobrir o valor de máxima energia potencial elástica.
Como a mola está em repouso, a energia potencial elástica deve vir da conversão de outros tipos de energia em energia potencial elástica. A energia inicial da questão é a energia cinética que o corpo possui ao entrar em movimento. O enunciado afirma que não há nenhuma perda por atrito, portanto, trata-se de um sistema conservativo:
[latex]E_{Mi}=E_{Mf}[/latex]
Se imaginarmos que o trajeto é uma linha reta, teremos que [latex]E_{Mi}=E_{Mf}\Rightarrow E_{C}=E_{PE}[/latex]
Entretanto, como na situação mostrada há variação de altura pelo bloco, deve-se considerar também o trabalho da força peso, de modo a obter:
[latex]E_{C} + \tau_{P}=E_{PE}[/latex]
A força peso aponta sempre para baixo (em direção ao centro de gravidade da Terra), e o bloco em questão ganha altura ao subir a rampa. Desse modo, o trabalho da força peso será negativo. Assim temos que a equação da máxima energia potencial elástica possível nesse sistema:
[latex]E_{C} - \tau_{P}=E_{PE}[/latex]
[latex]\frac{m\cdot v^{2}}{2}-m\cdot g \cdot h = \frac{k\cdot x^{2}}{2}[/latex]
A última parte é apenas substituir na equação os valores que o enunciado te proporcionou, de modo a restar somente a variável da deformação.
Espero ter ajudado.
A questão deseja saber qual é a máxima compressão possível para a mola sob as condições dadas. Podemos inferir que, nesse caso, a máxima compressão se dá com a máxima energia potencial elástica. Nessa linha de raciocínio, vamos tentar descobrir o valor de máxima energia potencial elástica.
Como a mola está em repouso, a energia potencial elástica deve vir da conversão de outros tipos de energia em energia potencial elástica. A energia inicial da questão é a energia cinética que o corpo possui ao entrar em movimento. O enunciado afirma que não há nenhuma perda por atrito, portanto, trata-se de um sistema conservativo:
[latex]E_{Mi}=E_{Mf}[/latex]
Se imaginarmos que o trajeto é uma linha reta, teremos que [latex]E_{Mi}=E_{Mf}\Rightarrow E_{C}=E_{PE}[/latex]
Entretanto, como na situação mostrada há variação de altura pelo bloco, deve-se considerar também o trabalho da força peso, de modo a obter:
[latex]E_{C} + \tau_{P}=E_{PE}[/latex]
A força peso aponta sempre para baixo (em direção ao centro de gravidade da Terra), e o bloco em questão ganha altura ao subir a rampa. Desse modo, o trabalho da força peso será negativo. Assim temos que a equação da máxima energia potencial elástica possível nesse sistema:
[latex]E_{C} - \tau_{P}=E_{PE}[/latex]
[latex]\frac{m\cdot v^{2}}{2}-m\cdot g \cdot h = \frac{k\cdot x^{2}}{2}[/latex]
A última parte é apenas substituir na equação os valores que o enunciado te proporcionou, de modo a restar somente a variável da deformação.
Espero ter ajudado.
gabeieiel- Padawan