PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

2 participantes

Ir para baixo

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME Empty Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

Mensagem por Rodrigo Styło Dom Jan 01 2023, 10:42

Estou começando (essa semana) a estudar para o ITE e IME através de um curso online (Farias Brito). Tenho alguma base em exatas do ensino médio e outros estudos, porém, estou tendo um problema em organizar meu estudo da matemática do curso. O curso divide a matemática em 4 módulos diferentes, a grosso modo: 
1. Geometria
2. Álgebra Abstrata/ Aritmética
3. Polinômios/ Num Complexos
4. Sequências/ Contagem/ Probabilidade

A minha dúvida é a seguinte: como devo estudar esses módulos? Concorrentemente ou seguindo uma ordenação entre eles? Talvez haja alguma sequência adequada para o estudo dos assuntos?
Enfim, qualquer instrução nesse sentido seria de ajuda. Obrigado.

Rodrigo Styło
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/11/2022
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME Empty Re: Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

Mensagem por Matheus Tsilva Dom Jan 01 2023, 21:36

bom, quando eu comecei a estudar matemática eu segui bem o Fundamentos da Matemática Elementar do Iezzi, acho que analisar qual sequência ele usa seria um boa.
Por exemplo, o volume 1 eu lembro que é conjunto/funções o volume 2 é logaritmos...
Talvez essa seja uma boa sequência para ter de base, como em um livro é dividido os módulos. Veja se isso lhe agrada.

Conseguiu pegar a ideia ?
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1167
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 25
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME Empty Re: Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

Mensagem por Rodrigo Styło Seg Jan 02 2023, 15:33

Matheus Tsilva escreveu:bom, quando eu comecei a estudar matemática eu segui bem o Fundamentos da Matemática Elementar do Iezzi, acho que analisar qual sequência ele usa seria um boa.
Por exemplo, o volume 1 eu lembro que é conjunto/funções o volume 2 é logaritmos...
Talvez essa seja uma boa sequência para ter de base, como em um livro é dividido os módulos. Veja se isso lhe agrada.

Conseguiu pegar a ideia ?

Acho que é uma boa ideia. Eu gostei do pouco que já li do FME do Iezzi (li a maior parte do volume 1 estudando álgebra e usei partes de outros volumes como referência pra outros assuntos). A sequência dos volumes faz sentido e não é muito diferente do que eu vi sendo recomendado em outros lugares.
Aliás, isso é uma coisa que eu não vejo sendo discutida. Em geral se diz que você deve estudar diferentes matérias (Matemática, Física, Química) por dia, mas não fica claro se é jogo estudar Geometria, Álgebra e Aritmética paralelamente ou em sequência.

Rodrigo Styło
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 04/11/2022
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME Empty Re: Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

Mensagem por Matheus Tsilva Seg Jan 02 2023, 15:52

sim...não sei se você já está fazendo cursinho para ITA/IME, mas a ideia é mais ou menos ter várias frentes de matemática, uma frente para álgebra, uma frente para geometria cada uma na sua parte inicial e os conteúdos são passados paralelamente.
Matheus Tsilva
Matheus Tsilva
Fera
Fera

Mensagens : 1167
Data de inscrição : 16/07/2015
Idade : 25
Localização : Uberaba, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME Empty Re: Como estudar diferentes assuntos da matemática ITA/IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos