PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

5 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por rafabc Sáb 04 Mar 2017, 23:25

Muito se fala no que estudar, mas o que não estudar? Não quero quebrar a cabeça num assunto que tem chance zero de cair no vestibular

rafabc
Iniciante

Mensagens : 35
Data de inscrição : 29/01/2017
Idade : 29
Localização : Guaira

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Mar 2017, 23:38

Não precisa estudar literatura como se estuda pro ENEM. Apenas precisa-se saber bem dos livros e de seus movimentos literários (romantismo, realismo e modernismo). É perda de tempo estudar filosofia e sociologia também. Não precisa perder muito tempo em gramática também, tanto em português, como em inglês.

Em física, não cai física moderna. Quando cai, o enunciado explica o que tem que fazer. Em química, não caem números quânticos.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por IsaacTERA Sáb 04 Mar 2017, 23:40

HayzelS escreveu:Não precisa estudar literatura como se estuda pro ENEM. Apenas precisa-se saber bem dos livros e de seus movimentos literários (romantismo, realismo e modernismo). É perda de tempo estudar filosofia e sociologia também. Não precisa perder muito tempo em gramática também, tanto em português, como em inglês.

Em física, não cai física moderna. Quando cai, o enunciado explica o que tem que fazer. Em química, não caem números quânticos.

Como se estuda literatura pro ENEM (estou perguntando porque estou preparando pra FUVEST e ENEM)?

Se eu não me engano, Movimento Harmônico Simples (MHS) não se encontra no edital da FUVEST.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Hayzel Sh Sáb 04 Mar 2017, 23:47

Caíram coisas de MHS há dois anos, na Fuvest, se não me engano. 

Literatura, para o ENEM, se estuda pelos pelos movimentos literários, do trovadorismo, até o modernismo. É preciso conhecer as características gerais de todos eles, bem como de seus autores principais, e utilizar esses conhecimentos, aliados à interpretação do texto da questão, pra se chegar à alternativa correta, em muitos casos. Na Fuvest, tu não precisa estudar a maioria dos movimentos literários, apenas os do 9 livros, ou seja, apenas 3 movimentos - romantismo, realismo, e modernismo; não precisa estudar autores que não sejam os dos 9 de cada livro também. Literatura no ENEM é muito mais chato do que na Fuvest, embora as questões da Fuvest em lit. sejam bem complicadinhas no geral, sobretudo as da segunda fase.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por IsaacTERA Sáb 04 Mar 2017, 23:50

HayzelS escreveu:Caíram coisas de MHS há dois anos, na Fuvest, se não me engano. 

Literatura, para o ENEM, se estuda pelos pelos movimentos literários, do trovadorismo, até o modernismo. É preciso conhecer as características gerais de todos eles, bem como de seus autores principais, e utilizar esses conhecimentos, aliados à interpretação do texto da questão, pra se chegar à alternativa correta, em muitos casos. Na Fuvest, tu não precisa estudar a maioria dos movimentos literários, apenas os do 9 livros, ou seja, apenas 3 movimentos - romantismo, realismo, e modernismo; não precisa estudar autores que não sejam os dos 9 de cada livro também. Literatura no ENEM é muito mais chato do que na Fuvest, embora as questões da Fuvest em lit. sejam bem complicadinhas no geral, sobretudo as da segunda fase.

Ah, sim! Entendi. Obrigado!

Quanto ao MHS, mil desculpas ao autor do post. Eu comentei com base nessa publicação [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] onde a moça diz que Movimento Harmônico Simples não estava no edital.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por marcelomendes1 Dom 05 Mar 2017, 10:05

Na minha opinião, não tem o que você deve NÃO ESTUDAR, mas sim matérias que você deve SE DEDICAR MAIS. Por exemplo, não tem motivo pra fazer 1000 exercícios de Números Complexos e 100 de Geometria Plana, se o que mais cai na FUVEST é Geometria Plana, entende? Você tem que estudar tudo, mas estudar muito mais o que mais cai. Procure estatísticas das matérias que mais caem na FUVEST, como por exemplo as do Grupo Exatas.

Quanto ao comentário da Hayzel, eu não concordo em alguns pontos. Na minha opinião, estudar os movimentos literários enriquece tanto sua interpretação como capacidade de escrever um texto. Como eu disse, na minha opinião, você deve estudar todos, mas dar mais ênfase ao Romantismo, Realismo e Modernismo, que são os que mais caem. Também não acho perda de tempo estudar Filosofia e Sociologia, pois essas matérias são as que mais evoluem o pensamento crítico, principalmente para elaborar uma redação, que, convenhamos, é muito importante tirar uma nota alta e pra tirar uma nota alta, é preciso se DIFERENCIAR dos outros candidatos, o que você pode fazer conectando ideias de intelectuais ao seu texto. Pra um corretor, se tiver duas redações que são ambas muito boas, mas uma apresenta um repertório cultural mais amplo (citando Nietzsche ou Kant, por exemplo) e a outra não, qual você acha que vai ter a melhor nota? Um exemplo do fato que você deve estudar filosofia e sociologia pra FUVEST é o tema da redação do ano passado, baseado no conceito de menoridade de Kant. Quanto a gramática, eu concordo, não é preciso se aprofundar, pois o que mais cai é interpretação de texto.
marcelomendes1
marcelomendes1
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 137
Data de inscrição : 22/06/2016
Idade : 30
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por IsaacTERA Dom 05 Mar 2017, 11:50

Provavelmente você também vai tentar o ENEM, não vai? Até porque a USP está abrindo cada vez mais vagas pelo SISU. Então estudar filosofia e sociologia pode ajudar e muito. Olha a prova do ENEM 2016. Exigia conhecimentos dessas matérias em algumas questões, além da clássica interpretação de textos.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Hayzel Sh Dom 05 Mar 2017, 15:22

Marcelo,

Eu concordo com você que saber filosofia e sociologia ajuda para a redação da Fuvest. No entanto, não precisa se estudar metodicamente essas matérias, como se estuda para o ENEM, assistindo a aulas e lendo livros. Basta familiarizar-se com as ideias de filósofos/sociólogos/cientistas/artistas, e encaixá-las em temas de redação. Coincidentemente, antes da redação da Fuvest, eu acabei dando essa dica do Kant, menoridade e uso público da razão, umas quatro vezes, para users aqui do fórum. É imprescindível fazer uso de filosofia/sociologia/artes/literatura na redação da Fuvest, o que não implica estudo metódico dessas matérias. 

Em relação à literatura, eu não estudo outros movimentos literários além daqueles três, porque tenho absoluta certeza de que, por exemplo, não vão cair simbolismo, parnasianismo, trovadorismo, etc, embora, como você disse, ter conhecimentos dessas matérias possa ser útil em algum momento. 

Em suma, na primeira fase da Fuvest, cai muito pouco gramática de inglês e português, nada de filosofia e sociologia, e nada de literatura que não sejam os 9 livros obrigatórios (no ano passado caíram mais de 10 questões de livros na primeira fase).
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Convidado Dom 05 Mar 2017, 15:55

As específicas de química da fuvest são muito rigorosas?
Tem algumas questões específicas de química do ITA que dão jus ao nome.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Hayzel Sh Dom 05 Mar 2017, 16:07

Não. No geral, acho as específicas de química (terceiro dia da segunda fase) fáceis. No entanto, é preciso avaliar levando em conta o contexto da prova. Dependendo dos concorrentes, não se pode errar nada/quase nada.
Hayzel Sh
Hayzel Sh
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1110
Data de inscrição : 02/04/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, PR

Ir para o topo Ir para baixo

Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest? Empty Re: Quais assuntos NÃO estudar pra Fuvest?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos