Geometria Plana
3 participantes
Página 1 de 1
Geometria Plana
(UF-PE) Na figura abaixo, (I) é a distância entre os vértices A e B de um polígono regular estrelado, descritivo em uma circunferência de raio (r). Qual o lado (l’) do pentágono regular do qual pode ser recortado um polígono estrelado semelhante?
Gab.: FFVVV
Primeiramente, peço perdão por as alternativas estarem na foto e não escritas, porque eu fiquei muito tempo no latex e não consegui fazê-las direito.
Segundo, eu não entendi o que a questão pede, ela quer o lado do pentágono? Não seria justamente o “l” da foto? A questão pede (l’), mas nas alternativas não tem essa expressão. Achei confuso, alguém me explica por favor!!
*Questão do FME
Gab.: FFVVV
Primeiramente, peço perdão por as alternativas estarem na foto e não escritas, porque eu fiquei muito tempo no latex e não consegui fazê-las direito.
Segundo, eu não entendi o que a questão pede, ela quer o lado do pentágono? Não seria justamente o “l” da foto? A questão pede (l’), mas nas alternativas não tem essa expressão. Achei confuso, alguém me explica por favor!!
*Questão do FME
mhope- Recebeu o sabre de luz
Elcioschin- Grande Mestre
Re: Geometria Plana
Não estou entendendo as alternativas. Na (2) eu posso cortar o r e resolvendo voce acha r²=2.l², sendo que pelos cálculos do senhor temos
r= l/2.sen36 ???!
A (3) é a (2) só que ele colocou o fator 2 que estava em cima em forma de fração no denominador.
A (4) l=s ? Nas contas do senhor, substituindo uma equação na outra, teríamos
s = r.cos36 = (l/2.sen36).cos36
ou seja, s= l.(cos36/2.sen36)
Uma correção na minha figura: o correto, no início da 2ª linha é cos36º (e não cos72º)
Você errou a (2-2) ---> r = 2.I.r/√(4.r² - I²) ---> 1 = 2.I/√(4.r² - I²) ---> √(4.r² - I²) = 2.I --->
4.r² - I² = 4.I² ---> 4.r² = 5.I²
A (3-3) é igual a (2-2)
Mostre o passo-a-passo da sua complementação da minha solução.
Você errou a (2-2) ---> r = 2.I.r/√(4.r² - I²) ---> 1 = 2.I/√(4.r² - I²) ---> √(4.r² - I²) = 2.I --->
A (3-3) é igual a (2-2)
Elcioschin- Grande Mestre
Verdade mestre, errei porque esqueci do 2 em cimaElcioschin escreveu:Uma correção na minha figura: o correto, no início da 2ª linha é cos36º (e não cos72º)
A (3-3) é igual a (2-2)
Sinceramente também não entendi bem o enunciado
O que temos nas alternativas é que 2-2, 3-3 e 4-4 são iguais
[latex]\\(4.4)\\s_n=\frac{1}{2}\sqrt {4r^2-l_n^2}\\ \therefore r=\frac{l}{s}\implies\frac{lr} {\frac{1}{2}\sqrt{4r^2-l^2}}=\frac{2lr}{\sqrt{4r^2-l^2}}[/latex]
O que temos nas alternativas é que 2-2, 3-3 e 4-4 são iguais
[latex]\\(4.4)\\s_n=\frac{1}{2}\sqrt {4r^2-l_n^2}\\ \therefore r=\frac{l}{s}\implies\frac{lr} {\frac{1}{2}\sqrt{4r^2-l^2}}=\frac{2lr}{\sqrt{4r^2-l^2}}[/latex]
Por que s é igual a isso?petras escreveu:
[latex]\\s_n=\frac{1}{2}\sqrt {4r^2-l_n^2}\\ \[/latex]
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos