Dúvida - Indução Finita (Demonstração) - Iezzi V.1
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Dúvida - Indução Finita (Demonstração) - Iezzi V.1
Bom Dia!
Gostaria que me ajudassem numa dúvida que comecei a ter assim que iniciei meus estudos sobre indução finita.
Um dos exercícios do Iezzi, pede para que demonstremos usando o princípio da indução finita o seguinte exercício:
E segue a demonstração do livro do professor:
---------
Minha dúvida é na 2a propriedade. Podemos desmembrar a equação de adição e dizer que cada uma é multipla de 3 como foi feito? Ou isso foi somente possível pelo fato de um dos membros já ser múltiplo do 3, e para que a demonstração seja satisfeita, o outro membro teria que ser também múltiplo de 3? O.o
Se alguém puder me dar uma mãozinha aqui, eu agradeço
Gostaria que me ajudassem numa dúvida que comecei a ter assim que iniciei meus estudos sobre indução finita.
Um dos exercícios do Iezzi, pede para que demonstremos usando o princípio da indução finita o seguinte exercício:
E segue a demonstração do livro do professor:
---------
Minha dúvida é na 2a propriedade. Podemos desmembrar a equação de adição e dizer que cada uma é multipla de 3 como foi feito? Ou isso foi somente possível pelo fato de um dos membros já ser múltiplo do 3, e para que a demonstração seja satisfeita, o outro membro teria que ser também múltiplo de 3? O.o
Se alguém puder me dar uma mãozinha aqui, eu agradeço
Carolziiinhaaah- Jedi
Re: Dúvida - Indução Finita (Demonstração) - Iezzi V.1
Ele "abriu" desmembrou e manipulou até chegar num resultado onde a demosnstração da proposição anterior já é verdadeira, e para isso bastava mostrar que a outra parcela era também divisível por 3, em geral, é isso que devemos fazer nesses tipos de problemas.
Adeilson- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 536