PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Thomas Hobbes

2 participantes

Ir para baixo

Thomas Hobbes  Empty Thomas Hobbes

Mensagem por claralirasll Ter Jul 12 2022, 14:58

(UNIOESTE, 2013).  “Com isto se torna manifesto que, durante o tempo em que os homens vivem sem um poder comum capaz de os manter a todos em respeito, eles se encontram naquela condição que se chama guerra; e uma guerra que é de todos os homens contra todos os homens. […] E os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis da natureza (que cada um respeita quando tem vontade de respeitá-las e quando pode fazê-lo com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar apenas em sua própria força e capacidade, como proteção contra todos”.

Hobbes.

Considerando o texto citado e o pensamento político de Hobbes, seguem as afirmativas abaixo:

I. A situação dos homens, sem um poder comum que os mantenha em respeito, é de anarquia, geradora de insegurança, angústia e medo, pois os interesses egoísticos são predominantes, e o homem é lobo para o homem.

II. As consequências desse estado de guerra generalizada são as de que, no estado de natureza, não há lugar para a indústria, para a agricultura nem navegação, e há prejuízo para a ciência e para o conforto dos homens.

III. O medo da morte violenta e o desejo de paz com segurança levam os indivíduos a estabelecerem entre si um pacto de submissão para a instituição do estado civil, abdicando de seus direitos naturais em favor do soberano, cujo poder é limitado e revogável por causa do direito à resistência que tem vigência no estado civil assim instituído.

IV. Apesar das leis da natureza, por não haver um poder comum que mantenha a todos em respeito, garantindo a paz e a segurança, o estado de natureza é um estado de permanente temor e perigo da morte violenta, e “a vida do homem é solitária, pobre, sórdida, embrutecida e curta”.

V. O poder soberano instituído mediante o pacto de submissão é um poder limitado, restrito e revogável, pois no estado civil permanecem em vigor os direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade, bem como o direito à resistência ao poder soberano.

Das afirmativas feitas acima

a) somente a afirmação I está correta.  

b) as afirmações I e III estão corretas.  

c) as afirmações II e IV estão incorretas.  

d) as afirmação III e V estão incorretas.  

e) as afirmações II, III e IV estão corretas.

Gabarito:
Dúvida:
claralirasll
claralirasll
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 180
Data de inscrição : 12/11/2021
Idade : 17
Localização : Cajazeiras, Paraíba

https://www.instagram.com/claralirals/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

Thomas Hobbes  Empty Re: Thomas Hobbes

Mensagem por Hiago Colonetti Ter Jul 12 2022, 15:26

Olá, Clara;

Para Hobbes o poder do soberano é absoluto, ou seja, ilimitado.Também vale acrescentar que o soberano não participa do contrato e, consequentemente, está acima do das obrigações propostas por ele.

O ingresso dos homens num momento artificial, ou seja, no Estado Político, representa a instituição do poder absoluto – soberano e irresistível – exercido por um homem ou por uma assembléia de homens. Os súditos entregam ao Leviatã suas liberdades irrestritas de quererem tudo em troca da segurança e da paz, proporcionadas pelo Contrato racionalmente estabelecido por medo da morte no Estado de Natureza: "a origem de todas as grandes e duradouras sociedades não provém da boa vontade recíproca que os homens tivessem uns para com os outros, mas do medo recíproco que uns tinham dos outros" (2002, p. 28). Para Hobbes, o fundamento do poder absoluto reside no fato de que o mesmo foi dado por todos, num ato de extrema liberdade, sendo, além disso, irreversível.
Hiago Colonetti
Hiago Colonetti
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 179
Data de inscrição : 23/06/2021
Idade : 19
Localização : SC, Brasil

Ana Laura Guimarães e claralirasll gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Thomas Hobbes  Empty Re: Thomas Hobbes

Mensagem por claralirasll Qua Jul 13 2022, 13:47

Ótima explicação! Agradeço, Hiago Smile
claralirasll
claralirasll
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 180
Data de inscrição : 12/11/2021
Idade : 17
Localização : Cajazeiras, Paraíba

https://www.instagram.com/claralirals/?hl=pt-br

Hiago Colonetti gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Thomas Hobbes  Empty Re: Thomas Hobbes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos