PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FUNÇÃO AFIM

2 participantes

Ir para baixo

FUNÇÃO AFIM Empty FUNÇÃO AFIM

Mensagem por Vitor.s.Klober Dom 24 Abr 2022, 22:41

Sabendo que f(x+5)= 15x -8, calcule:

a) f(6) 
b) f (2x-1)

Minha dúvida é a seguinte, na letra "a" eu igualei o termo (x+5)= (6), e o resultado foi x=1 e, joguei na equação 15(1)-8, assim, o resultado foi 7, e bateu com a resposta.
Porém ao fazer isso na letra "b", o resultado nao bate ): , eu fiz da seguinte forma, 2x-1 = x+5 , logo, x=6 e , assim, iria jogar esse resultado na equação 15 (6) -8 , entretanto o resultado é 30x - 98

Espero que me tenha feito entender. Alguém saberia me explicar por que isso está errado?
Agradeço desde já! FUNÇÃO AFIM 1f60a  FUNÇÃO AFIM 1f625

Vitor.s.Klober
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

FUNÇÃO AFIM Empty Re: FUNÇÃO AFIM

Mensagem por qedpetrich Seg 25 Abr 2022, 09:02

Olá Vitor;

Devemos plugar o valor que o enunciado indica, na letra b) em nenhum momento temos f(6), o quê ele pede para determinar é f(2x-1), dessa forma, se denominarmos a função f(x' + 5) = 15x' - 8, se x' = 2x - 6, então f(2x - 6 + 5) = f(2x - 1)  →  15(2x - 6) - 8  →  Distributiva  →  30x - 90 - 8  .:.  f(2x - 1) = 30x - 98.

Espero que você entenda, dúvidas pontue. Por favor, [EDIT] o título da sua postagem, não é permitido postar em CAIXA ALTA. Segundo as regras do fórum:

XI- Não use letras maiúsculas para o título ou o corpo do texto da questão. 

Bons estudos. Smile

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo