Raízes em P.A.
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Raízes em P.A.
Mostre que a equação , com (a ≠ 0) possui raízes reais em progressão aritmética se e só se 9b² = 100ac
Sendo biquadrada, eu pensei em:
->
Como ele pede raízes reais, e sabendo que (9b² = 100ac -> 3b = 10√ac ), logo:
Ou seja, pelas contas, está certo afirmar que 3b = 10√ac
Porém, como consigo relacionar isso as raízes?
Eu tentei abrir em casos onde isso poderia acontecer, e só consegui relacionar raízes do tipo( -3k , -k , +k , +3k ) mas não sei se essa análise está certa...
Sendo biquadrada, eu pensei em:
->
Como ele pede raízes reais, e sabendo que (9b² = 100ac -> 3b = 10√ac ), logo:
Ou seja, pelas contas, está certo afirmar que 3b = 10√ac
Porém, como consigo relacionar isso as raízes?
Eu tentei abrir em casos onde isso poderia acontecer, e só consegui relacionar raízes do tipo( -3k , -k , +k , +3k ) mas não sei se essa análise está certa...
Última edição por Betoneira de Natal em Qui 14 Abr 2022, 22:29, editado 1 vez(es)
Betoneira de Natal- Padawan
Re: Raízes em P.A.
a.x⁴ + 0.x³ + b.x² + 0.x + c
Raízes em PA ---> (k - 3.r) , (k - r) , (k + r) , (k + 3.r) ---> 2.r = razão e k uma constante
Relações de Girard
(k - 3.r) + (k - r) + (k + r) + (k + 3.r) = -0/a ---> k = 0 --> PA = - 3.r , - r , r , 3.r
(- 3.r).(- r) + (- 3.r).r + (- 3.r).(3.r) + (- r).r ,+ (- r).(3.r) + r.(3.r) = b/a ---> - 10.r² = b/a
Tente completar
Raízes em PA ---> (k - 3.r) , (k - r) , (k + r) , (k + 3.r) ---> 2.r = razão e k uma constante
Relações de Girard
(k - 3.r) + (k - r) + (k + r) + (k + 3.r) = -0/a ---> k = 0 --> PA = - 3.r , - r , r , 3.r
(- 3.r).(- r) + (- 3.r).r + (- 3.r).(3.r) + (- r).r ,+ (- r).(3.r) + r.(3.r) = b/a ---> - 10.r² = b/a
Tente completar
Elcioschin- Grande Mestre
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: Raízes em P.A.
Deu certinho Elcio.
Consegui enxergar desse modo q o senhor fez... bate com as raízes que achei tbm.
Obrigado!
Consegui enxergar desse modo q o senhor fez... bate com as raízes que achei tbm.
Obrigado!
Betoneira de Natal- Padawan
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos