PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável

2 participantes

Ir para baixo

Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável Empty Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável

Mensagem por UmPoetaEufórico Qui 31 Mar 2022, 15:33

Considere o polinômio de multiplas variáveis [latex]P(x,y,z,w) = (x+ y +z)^{2}(x + y + w)^{3}(x + z + w)^{4}(y + z + w)^{5}[/latex]. Calcule a soma dos coeficientes dos termos desse polinômio que estejam associados a exatamente três das quatro variáveis.

Essa questão foi proposta a mim muito tempo atrás, infelizmente eu perdi contato com a pessoa que a elaborou. Desde então permaneço sem saber resolvê-la e tampouco possuo o gabarito. De vez em quando a minha mente me cutuca e eu acabo por lembrar desse exercício. Alguém consegue resolver sem abrir a expressão toda?

Desde já agradeço a ajuda.

UmPoetaEufórico
Padawan
Padawan

Ir para o topo Ir para baixo

Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável Empty Re: Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável

Mensagem por Elcioschin Qui 31 Mar 2022, 15:51

Imagine que as três variáveis sejam x, y, z ---> Fazendo x = y = z = 1 e w = 0:

(1 + 1 + 1)2.(1 + 1 + 0)3.(1 + 1 + 0)4.(1 + 1 + 0)5 = 32.23.24.25 = 9.8.16.32

Idem deve ser feito também para (x, y, w), (x, w, z) e (y, w, z)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável Empty Re: Soma dos coeficientes do polinômio multi-variável

Mensagem por UmPoetaEufórico Qui 31 Mar 2022, 16:21

Oi Élcio! Obrigado por responder.

Olha eu até pensei que era desse jeito, mas parece que ele falha em casos menos complicados.

Pegando os coeficientes com duas variáveis de um caso mais simples [latex](x+y)^2[/latex]

[latex](x+y)^2 = x^2 + y^2 + 2xy [/latex]

Valor calculado = 2

Suposição = [latex](1+1)^2 = 4[/latex]

UmPoetaEufórico
Padawan
Padawan

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo