PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Testes de DNA - ENEM

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Testes de DNA - ENEM

Mensagem por Ana Laura Guimarães Qui 10 Fev 2022, 18:32

Considere, em um fragmento ambiental, uma árvore matriz com frutos (M) e outras cinco que produziram flores e são apenas doadoras de pólen (DP1, DP2, DP3, DP4 e DP5). Foi excluída a capacidade de autopolinização das árvores. Os genótipos da matriz, da semente (S1) e das prováveis fontes de pólen foram obtidos pela análise de dois locos (loco A e loco B) de marcadores de DNA, conforme a figura. 
 
Testes de DNA - ENEM C317be5e-5388-463f-a358-f20cf782d91b-arquivo-editor
A progênie S1 recebeu o pólen de qual doadora?
A) DP1.

B)DP2.

C)DP3.

D)DP4.

E)DP5.


GABARITO:

Olá, boa tarde, alguém poderia me explicar essa questão? No alelo 1 do loco A não entendi o pq DP5 está correto, o resto está condizente mas não tem nenhuma banda em DP5 nesse alelo, gostaria da explicação disso


Última edição por Ana Laura Guimarães em Ter 22 Fev 2022, 19:51, editado 1 vez(es)
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Testes de DNA - ENEM

Mensagem por Dextrógiro Ter 22 Fev 2022, 09:04

Analisando os dois locos:

Loco A - A S1 expressa genótipo proveniente do alelo 1 e alelo 2. Se você checar as bandas, o alelo 1 corresponde à árvore matriz e ao DP3, enquanto o alelo 2 corresponde ao DP2 e ao DP5.
Loco B - A S1 expressa exclusivamente genótipo proveniente do alelo 3, correspondente à árvore matriz e ao DP5. 

Nem todos os alelos precisarão estar presentes no doador de pólen respectivo, haja vista que o maior número de bandas é o que determinará a maior proximidade genética entre indivíduos.
Edit: Se eu tiver entendido bem a dúvida, é o seguinte: se o DP5 está presente no alelo 2 e 3, ele muito provavelmente é o doador de pólen da eletroforese em questão. Mas se o alelo 1 corresponde somente à árvore matriz e não ao doador de pólen, então ele é proveniente da árvore matriz. Espero que assim seja mais fácil de entender.
Dextrógiro
Dextrógiro
Padawan
Padawan

Mensagens : 54
Data de inscrição : 16/08/2019
Idade : 22
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Testes de DNA - ENEM

Mensagem por Ana Laura Guimarães Ter 22 Fev 2022, 13:54

Perfeito, acho que acabei me confundindo ao olhar as bandas, muito obrigada pela ajuda!!
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Testes de DNA - ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos