Lançamento oblíquo - Enem 2021
+2
Reverse.
marcelindo3301
6 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Lançamento oblíquo - Enem 2021
Relembrando a primeira mensagem :
A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo e para o ângulo de disparo (θ).
Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.
No jogo, é igual a 10 m/s². Considere sen 53°= 0,8, cos 53°= 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
a) 30 m/s.
b) 35 m/s.
c) 40 m/s.
d) 45 m/s.
e) 50 m/s.
Alguém poderia me mostrar como resolver essa questão usando a fórmula do alcance?
A figura foi extraída de um antigo jogo para computadores, chamado Bang! Bang!
No jogo, dois competidores controlam os canhões A e B, disparando balas alternadamente com o objetivo de atingir o canhão do adversário; para isso, atribuem valores estimados para o módulo da velocidade inicial de disparo e para o ângulo de disparo (θ).
Em determinado momento de uma partida, o competidor B deve disparar; ele sabe que a bala disparada anteriormente, θ = 53°, passou tangenciando o ponto P.
No jogo, é igual a 10 m/s². Considere sen 53°= 0,8, cos 53°= 0,6 e desprezível a ação de forças dissipativas.
Com base nas distâncias dadas e mantendo o último ângulo de disparo, qual deveria ser, aproximadamente, o menor valor de que permitiria ao disparo efetuado pelo canhão B atingir o canhão A?
a) 30 m/s.
b) 35 m/s.
c) 40 m/s.
d) 45 m/s.
e) 50 m/s.
Alguém poderia me mostrar como resolver essa questão usando a fórmula do alcance?
Última edição por Ana Clara Macêdo em Ter 15 Fev 2022, 15:54, editado 1 vez(es)
Re: Lançamento oblíquo - Enem 2021
Eu tentei fazer essa questão adotando a fórmula de Torricelli e o valor da altura como 45m (na minha cabeça era isso senão o projétil ia parar no morro)
ficou assim:
v^2=vo^2 -2gh
0= vo^2 - 2.10.45
vo^2 - 900 = 0
vo^2 = 900
vo= 30m/s
Eu já sei que estou completamente errado, mas queria saber o motivo. Alguém poderia me informar?
ficou assim:
v^2=vo^2 -2gh
0= vo^2 - 2.10.45
vo^2 - 900 = 0
vo^2 = 900
vo= 30m/s
Eu já sei que estou completamente errado, mas queria saber o motivo. Alguém poderia me informar?
Crydamoure- Iniciante
Re: Lançamento oblíquo - Enem 2021
Sua formula está errada:
Movimento vertical: velocidade inicial Voy = Vo.senθ
Vy² = Voy² - 2.g.Hmáx ---> 0² = (Vo.senθ)² - 2.g.Hmáx
Movimento vertical: velocidade inicial Voy = Vo.senθ
Vy² = Voy² - 2.g.Hmáx ---> 0² = (Vo.senθ)² - 2.g.Hmáx
Elcioschin- Grande Mestre
Crydamoure gosta desta mensagem
Página 2 de 2 • 1, 2