PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem 2021 PPL

2 participantes

Ir para baixo

Enem 2021 PPL Empty Enem 2021 PPL

Mensagem por Mineira_lanes Ontem à(s) 17:10

Os compostos iônicos CaCO3 e NaCl têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.

Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior

A) atração entre seus íons.
B) densidade do sólido iônico.
C) energia de ionização do cálcio.
D) eletronegatividade dos átomos.
E) polarizabilidade do íon carbonato.

Gabarito e minha dúvida:
Vi uma vídeo aula explicando que depende da carga, pela lei de Coulomb, que a carga dos íons do CaCO3 são o dobro da dos íons do NaCl e entendi essa parte. O que me incomoda é que para mim a força de atração entre os íons deveria depender da diferença de enetronegatividade, que é maior no NaCl, porque quando vamos analisar se uma ligação é iônica ou cavalente, sendo essa última mais fraca, olhamos a diferença de eletronegatividade. Qual é o problema com o meu raciocínio?
Mineira_lanes
Mineira_lanes
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 02/02/2023
Idade : 20
Localização : MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Enem 2021 PPL Empty Re: Enem 2021 PPL

Mensagem por matheus_feb Ontem à(s) 20:44

Mineira_lanes escreveu:
Os compostos iônicos CaCO3 e NaCl têm solubilidades muito diferentes em água. Enquanto o carbonato de cálcio, principal constituinte do mármore, é praticamente insolúvel em água, o sal de cozinha é muito solúvel. A solubilidade de qualquer sal é o resultado do balanço entre a energia de rede (energia necessária para separar completamente os íons do sólido cristalino) e a energia envolvida na hidratação dos íons dispersos em solução.
Em relação à energia de rede, a menor solubilidade do primeiro composto é explicada pelo fato de ele apresentar maior
A) atração entre seus íons.
B) densidade do sólido iônico.
C) energia de ionização do cálcio.
D) eletronegatividade dos átomos.
E) polarizabilidade do íon carbonato.
Gabarito e minha dúvida:
Vi uma vídeo aula explicando que depende da carga, pela lei de Coulomb, que a carga dos íons do CaCO3 são o dobro da dos íons do NaCl e entendi essa parte. O que me incomoda é que para mim a força de atração entre os íons deveria depender da diferença de enetronegatividade, que é maior no NaCl, porque quando vamos analisar se uma ligação é iônica ou cavalente, sendo essa última mais fraca, olhamos a diferença de eletronegatividade. Qual é o problema com o meu raciocínio?
Pelo fato da atração dos íons que compõe o carbonato de cálcio serem maiores, dificulta-se a dissociação do sal em meio aquoso. Sabe-se que, quanto mais íons estiverem em solução, maior sua ionização e, consequentemente, maior a solubilidade em água. Quando o cloreto de sódio está na água, grande parte dele se dissocia completamente em Na+ e Cl-. Como os íons do carbonato de cálcio são fortemente unidos, essa dissociação não ocorre na mesma proporção que a do NaCl.
matheus_feb
matheus_feb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 693
Data de inscrição : 18/06/2024
Idade : 17
Localização : Rio de Janeiro, RJ.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos