Demostração de Colinearidade e Equação de Reta.
2 participantes
Página 1 de 1
Demostração de Colinearidade e Equação de Reta.
(IEZZI) Prove que os pontos são colineares e determine a equação de reta que os contém.
Resp.: Sem gabarito.
Boa tarde, colegas!
Fiz a questão da seguinte maneira: primeiro, demonstrei se eles estão sobre a mesma reta... e dps, fiz a equação de reta deles!
Gostaria de saber se o que eu fiz está certo, pois cheguei a procurar ela na internet, mas não encontrei nem o gabarito, e nem uma resolução sobre a mesma... Segue:
--------------------------
1º. (x2 - x1)(y3 - y2) = (x3 - x2)(y2 - y1) ----> (b-a)(b-c) = (c-b)(a-b) ------> b² - bc - ab + ac = ca - cb - ba + b² ----> 0 = 0
-------------------------
2º. , dados que (a') é o coeficiente angular e (b') é o coeficiente linear.
Substituindo as coordenadas:
Subtraindo (II) de (I), chegamos que: (a') = -1
Logo, pegando o valor de (a') e jogando em (I)... temos que: (b') = a + b + c
Portanto, (r): -x + (a + b + c) = y
-----------------------------------------------------------------
Gostaria de saber se meus cálculos estão certos!
Obrigado!
Resp.: Sem gabarito.
Boa tarde, colegas!
Fiz a questão da seguinte maneira: primeiro, demonstrei se eles estão sobre a mesma reta... e dps, fiz a equação de reta deles!
Gostaria de saber se o que eu fiz está certo, pois cheguei a procurar ela na internet, mas não encontrei nem o gabarito, e nem uma resolução sobre a mesma... Segue:
--------------------------
1º. (x2 - x1)(y3 - y2) = (x3 - x2)(y2 - y1) ----> (b-a)(b-c) = (c-b)(a-b) ------> b² - bc - ab + ac = ca - cb - ba + b² ----> 0 = 0
-------------------------
2º. , dados que (a') é o coeficiente angular e (b') é o coeficiente linear.
Substituindo as coordenadas:
Subtraindo (II) de (I), chegamos que: (a') = -1
Logo, pegando o valor de (a') e jogando em (I)... temos que: (b') = a + b + c
Portanto, (r): -x + (a + b + c) = y
-----------------------------------------------------------------
Gostaria de saber se meus cálculos estão certos!
Obrigado!
Última edição por Floral Fury em Qua 15 Dez 2021, 10:27, editado 1 vez(es)
Floral Fury- Jedi
Re: Demostração de Colinearidade e Equação de Reta.
Acredito que segunda parte esteja correta, foi assim que eu resolvi e encontrei o mesmo resultado.
Já a primeira, não sei se entendi qual foi seu raciocínio. Você calculou considerando que os coeficientes angulares sejam iguais?
Eu fiz da seguinte forma:
Montei uma matriz com as coordenadas dos pontos(a mesma que montamos para calcular a área de um triângulo dados seus vértices).
Caso os 3 pontos sejam colineares, o determinante dessa matriz deve ser igual a 0, pois a área do "triângulo" será nula, afinal é apenas uma linha.
Já a primeira, não sei se entendi qual foi seu raciocínio. Você calculou considerando que os coeficientes angulares sejam iguais?
Eu fiz da seguinte forma:
Montei uma matriz com as coordenadas dos pontos(a mesma que montamos para calcular a área de um triângulo dados seus vértices).
Caso os 3 pontos sejam colineares, o determinante dessa matriz deve ser igual a 0, pois a área do "triângulo" será nula, afinal é apenas uma linha.
[latex]D = \begin{vmatrix} a & b+c & 1\\ b &a+c & 1\\ c &a+b &1 \end{vmatrix}[/latex]
[latex]D = a(a+c) + c(b+c) + b(a+b) - [c(a+c)+b(b+c)+a(a+b)][/latex]
[latex]D = a^2 + ac + c^2 + bc + b^2 + ab - ac - c^2 - bc - b^2 - ab - a^2[/latex]
[latex]D = 0[/latex]
Renan Almeida- Matador
Floral Fury gosta desta mensagem
Olá colega Renan!
Sobre a segunda parte, fico feliz pq eu n achei nenhum gabarito... então pelo menos mais alguém achou o mesmo resultado que eu kkkkk.
Sobre a primeira parte: Essa expressão que eu usei é dada pelo Iezzi para quando queremos saber se os pontos estão sobre a mesma reta! Nessa expressão, ele n considera nada sobre coeficientes angulares/lineares não... Ele apenas usa das coordenadas como um método para se discutir sobre a colinearidade desses pontos dados!
No meu caso, deu a identidade 0 = 0... Logo, podemos provar q eles estão na mesma reta!
E no seu caso, vc fez por determinante, e chegou no mesmo resultado!
Obrigado!
Sobre a segunda parte, fico feliz pq eu n achei nenhum gabarito... então pelo menos mais alguém achou o mesmo resultado que eu kkkkk.
Sobre a primeira parte: Essa expressão que eu usei é dada pelo Iezzi para quando queremos saber se os pontos estão sobre a mesma reta! Nessa expressão, ele n considera nada sobre coeficientes angulares/lineares não... Ele apenas usa das coordenadas como um método para se discutir sobre a colinearidade desses pontos dados!
No meu caso, deu a identidade 0 = 0... Logo, podemos provar q eles estão na mesma reta!
E no seu caso, vc fez por determinante, e chegou no mesmo resultado!
Obrigado!
Floral Fury- Jedi
Renan Almeida gosta desta mensagem
Já passou da hora de pegar o Iezzi para melhorar minha base matemática.
Obrigado, vou pesquisar sobre essa expressão!
Obrigado, vou pesquisar sobre essa expressão!
Renan Almeida- Matador
Floral Fury gosta desta mensagem