UFMG, Plano cartesiano
3 participantes
Página 1 de 1
UFMG, Plano cartesiano
Seja P(a, b) um ponto no plano cartesiano, tal que 0 < a < 1 e 0 < b < 1. As retas paralelas aos eixos
coordenados que passam por P dividem o quadrado de vértices (0, 0), (2, 0), (0, 2) e (2, 2) nas regiões I, II, III e IV, como mostrado nesta figura:
Considere o ponto Q = ([latex]Q = \sqrt{a^2+b^2}[/latex],ab)
Então, é CORRETO afirmar que o ponto Q está na região
A) I. B) II. C) III. D) IV.
Gabarito B
coordenados que passam por P dividem o quadrado de vértices (0, 0), (2, 0), (0, 2) e (2, 2) nas regiões I, II, III e IV, como mostrado nesta figura:
Considere o ponto Q = ([latex]Q = \sqrt{a^2+b^2}[/latex],ab)
Então, é CORRETO afirmar que o ponto Q está na região
A) I. B) II. C) III. D) IV.
Gabarito B
Última edição por Bruno1681 em Ter 21 Set 2021, 21:17, editado 3 vez(es)
Bruno1681- Iniciante
Re: UFMG, Plano cartesiano
... como mostrado nesta ?????
Parece que o enunciado está incompleto. Será que faltou uma figura?
Por favor, verifique e complemente.
Parece que o enunciado está incompleto. Será que faltou uma figura?
Por favor, verifique e complemente.
Elcioschin- Grande Mestre
Realmente faltou a imagem, obrigado por avisar.
Eu fiquei em dúvida entre a ou b, não consegui provar que o valor de x para ponto Q é está entre I ou II.
ab<1, pois multiplicar dois números menos que 1, dá um resultado menor que 1, logo o valor y para o ponto que é menor que 1.
Eu fiquei em dúvida entre a ou b, não consegui provar que o valor de x para ponto Q é está entre I ou II.
ab<1, pois multiplicar dois números menos que 1, dá um resultado menor que 1, logo o valor y para o ponto que é menor que 1.
Última edição por Bruno1681 em Dom 19 Set 2021, 19:35, editado 1 vez(es)
Bruno1681- Iniciante
Q(√(a² + b²) ; a.b)
xQ = √(a² + b²) ---> xQ pode ser:
1) xQ < 1, por exemplo para a = 0,5 e b = 0,4
2) xQ = 1, por exemplo para a = 0,8 e b = 0,6
3) xQ > 1, por exemplo para x = 0,7 e b = 0,8
yQ = a.b ---> Como a < 1 e b < 1 ---> a.b < 1 ---> yQ < 1 (só pode ser I ou II)
Tente completar.
xQ = √(a² + b²) ---> xQ pode ser:
1) xQ < 1, por exemplo para a = 0,5 e b = 0,4
2) xQ = 1, por exemplo para a = 0,8 e b = 0,6
3) xQ > 1, por exemplo para x = 0,7 e b = 0,8
yQ = a.b ---> Como a < 1 e b < 1 ---> a.b < 1 ---> yQ < 1 (só pode ser I ou II)
Tente completar.
Elcioschin- Grande Mestre
Então Elcio, cheguei nesse mesmo resultado, eu não estou conseguindo provar que o valor de xQ é maior que 1 ou ao menos maior que "a" para cair no retângulo II.
Bruno1681- Iniciante
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Fico sem graça de dizer, mas não entendi. Pode dar mais detalhe explicando esta imagem, se possível !?
Sinto que sua explicação tem a ver com isso aqui:
Essa imagem eu tirei do site tutorbrasil no qual um membro do fórum postou, a explicação no qual eu não entendi (e por isso postei aqui no fórum) foi essa:
Como ab é um número positivo ao mesmo tempo menor que a e que b, pela análise da .figura abaixo chegamos à conclusão de que a abscissa[latex]\sqrt{a^2+b^2}[/latex] do ponto Q está sobre a reta r e que a sua ordenada ab está no interior da região destacada .
Sinto que sua explicação tem a ver com isso aqui:
Essa imagem eu tirei do site tutorbrasil no qual um membro do fórum postou, a explicação no qual eu não entendi (e por isso postei aqui no fórum) foi essa:
Como ab é um número positivo ao mesmo tempo menor que a e que b, pela análise da .figura abaixo chegamos à conclusão de que a abscissa[latex]\sqrt{a^2+b^2}[/latex] do ponto Q está sobre a reta r e que a sua ordenada ab está no interior da região destacada .
Bruno1681- Iniciante
É isso aí mesmo, Bruno. Esse desenho que você trouxe é similar ao meu.
A abscissa de Q tem mesmo valor do segmento OP, que obviamente é maior que a, conforme mostrado no desenho. Portanto o ponto Q está sobre o segmento de reta que fica dentro do quadrado -- este é um lugar geométrico de Qx.
A ordenada de Q é a.b, que por sua vez é sempre menor que a e menor que b, pois ambos são positivos e menores do que 1. Portanto o outro lugar geométrico de Q é a região destacada -- com a ressalva de que essa região não chega na ordenada b. No meu desenho tracei uma linha hipotética para esse Qy.
O ponto Q tem que atender às duas condições (dadas pelos lugares geométricos de Qx e Qy), logo ele fica na interseção delas.
A abscissa de Q tem mesmo valor do segmento OP, que obviamente é maior que a, conforme mostrado no desenho. Portanto o ponto Q está sobre o segmento de reta que fica dentro do quadrado -- este é um lugar geométrico de Qx.
A ordenada de Q é a.b, que por sua vez é sempre menor que a e menor que b, pois ambos são positivos e menores do que 1. Portanto o outro lugar geométrico de Q é a região destacada -- com a ressalva de que essa região não chega na ordenada b. No meu desenho tracei uma linha hipotética para esse Qy.
O ponto Q tem que atender às duas condições (dadas pelos lugares geométricos de Qx e Qy), logo ele fica na interseção delas.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Obrigado Medeiros, entendido!
Bruno1681- Iniciante