PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função Modular Livro 1000 questões de matemática

5 participantes

Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Pitterzinho Ter 24 Ago 2021, 13:45

(EsPCEx) - O conjunto solução da inequação |x-1|-|x|+|2x+3| > 2x+2:
Boa Tarde alguém consegue me ajudar nessa questão a minha resposta está dando x<-1 não sei o que eu estou errando agradeço quem puder explicar passo a passo Smile 
S={x E R | x<1:

Pitterzinho
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 24/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Marcim Ter 24 Ago 2021, 14:27

Nesses casos, o mais seguro é fazer por gráfico mesmo. g(x) é a parte da direita, e f(x) a da esquerda

as raízes das funções modulares: 1, 0 e -3/2

Traçamos uma linha:
Função Modular Livro 1000 questões de matemática RyVu2yFijUQAAAAASUVORK5CYII=

Fazemos um gráfico, levando em conta esses pontos de transição, e selecionamos as partes que ficam "acima" de 2x+2. O ponto que não está em evidência é justamente o (1,4)
Marcim
Marcim
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 20/01/2021
Idade : 19
Localização : Goiânia, Goiás, Brasil

Pitterzinho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por qedpetrich Ter 24 Ago 2021, 15:28

Olá.

Já existe este tópico no fórum, clique aqui. Tentem dar uma procurada antes, e se certificar que nada foi feito a respeito. Você pode utilizar a ferramenta de pesquisa "Buscar", para garantir isto.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Pitterzinho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por natanlopes_17 Ter 24 Ago 2021, 16:04

Eu discordo do @marcim quando ele diz que é mais seguro por gráfico, porém devo admitir que a resolução dele é a mais didática e pertinente a se fazer caso vc esteja começando.

Irei dar uma solução mais simples, porém requer prática para que ela se torne mais fácil de ser aplicada na hora da prova.

Consiste em basicamente você colocar as raízes em uma reta e ir resolvendo cada caso, trocando ou não o sinal.

´´Ah, mas fazer caso a caso demora muito !´´ Bom, meu caro, o bom dessa resolução nesse tipo de questão é que dava para fazer até de cabeça o segundo e último caso, sobrando apenas o x< -1

No primeiro caso todos trocaram o sinal, no segundo apenas 2 trocaram o sinal e assim sucessivamente...



Lembre-se, vc deve achar uma resposta em cada caso que RESPEITE a restrição. Por exemplo, imagine que eu achasse no quarto caso x<-4 
Obviamente estaria errado pq x TEM que ser x>1.

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Imagem61

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

Pitterzinho gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Pitterzinho Ter 24 Ago 2021, 16:09

Valeu galera Wink


Última edição por Pitterzinho em Ter 24 Ago 2021, 16:12, editado 1 vez(es)

Pitterzinho
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 24/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Pitterzinho Ter 24 Ago 2021, 16:11

Eu cheguei na mesma resolução Natan porém eu acho que tá errado pq na resolução diz que o x<1
natanlopes_17 escreveu:Eu discordo do @marcim quando ele diz que é mais seguro por gráfico, porém devo admitir que a resolução dele é a mais didática e pertinente a se fazer caso vc esteja começando.

Irei dar uma solução mais simples, porém requer prática para que ela se torne mais fácil de ser aplicada na hora da prova.

Consiste em basicamente você colocar as raízes em uma reta e ir resolvendo cada caso, trocando ou não o sinal.

´´Ah, mas fazer caso a caso demora muito !´´ Bom, meu caro, o bom dessa resolução nesse tipo de questão é que dava para fazer até de cabeça o segundo e último caso, sobrando apenas o x< -1

No primeiro caso todos trocaram o sinal, no segundo apenas 2 trocaram o sinal e assim sucessivamente...



Lembre-se, vc deve achar uma resposta em cada caso que RESPEITE a restrição. Por exemplo, imagine que eu achasse no quarto caso x<-4 
Obviamente estaria errado pq x TEM que ser x>1.

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Imagem61

Pitterzinho
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 24/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por natanlopes_17 Ter 24 Ago 2021, 16:16

Pitterzinho escreveu:Eu cheguei na mesma resolução Natan porém eu acho que tá errado pq na resolução diz que o x<1
natanlopes_17 escreveu:Eu discordo do @marcim quando ele diz que é mais seguro por gráfico, porém devo admitir que a resolução dele é a mais didática e pertinente a se fazer caso vc esteja começando.

Irei dar uma solução mais simples, porém requer prática para que ela se torne mais fácil de ser aplicada na hora da prova.

Consiste em basicamente você colocar as raízes em uma reta e ir resolvendo cada caso, trocando ou não o sinal.

´´Ah, mas fazer caso a caso demora muito !´´ Bom, meu caro, o bom dessa resolução nesse tipo de questão é que dava para fazer até de cabeça o segundo e último caso, sobrando apenas o x< -1

No primeiro caso todos trocaram o sinal, no segundo apenas 2 trocaram o sinal e assim sucessivamente...



Lembre-se, vc deve achar uma resposta em cada caso que RESPEITE a restrição. Por exemplo, imagine que eu achasse no quarto caso x<-4 
Obviamente estaria errado pq x TEM que ser x>1.

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Imagem61
Cara, então não sei. Lembro que quando estava fazendo esse livro eu fiz ela bem assim, mas agora n sei como estava o gabarito. Esse livro é bem mal feito no quesito de gabarito, muita coisa errada. Mas talvez a resolução seja diferente mesmo.

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Cunto Ter 24 Ago 2021, 19:02

Salve galera, boa noite, Então amigos, eu fiz desse jeito aqui, chegando no gabarito. Eu realmente prefiro quase sempre fazer dessa forma pq fica mais difícil de esquecer alguma condição ou errar e tal, espero que seja útil. Pode parecer mais demorada mas qnd vc se acostuma sai rapidão.
Função Modular Livro 1000 questões de matemática Q3_tte10
OBS.: Perceba que o caso (I) cai em um absurdo pq achamos que x>-1 porém pra aquele caso existir x<-3/2, dando incongruência nos valores de x.


Última edição por Cunto em Ter 24 Ago 2021, 19:04, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : OBS)
Cunto
Cunto
Iniciante

Mensagens : 48
Data de inscrição : 16/05/2020
Localização : Fortaleza - Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por natanlopes_17 Ter 24 Ago 2021, 21:25

Cunto escreveu:Salve galera, boa noite, Então amigos, eu fiz desse jeito aqui, chegando no gabarito. Eu realmente prefiro quase sempre fazer dessa forma pq fica mais difícil de esquecer alguma condição ou errar e tal, espero que seja útil. Pode parecer mais demorada mas qnd vc se acostuma sai rapidão.
Função Modular Livro 1000 questões de matemática Q3_tte10
OBS.: Perceba que o caso (I) cai em um absurdo pq achamos que x>-1 porém pra aquele caso existir x<-3/2, dando incongruência nos valores de x.
Muito bem observado, amigo. Eu acertei minha resolução, mas eu mesmo cometi o erro do caso onde x < -3/2 kakaka e coloquei X<1 como sendo errado. VIAJEI !!! Mas ótima resolução, abraço!!

natanlopes_17
Jedi
Jedi

Mensagens : 410
Data de inscrição : 14/07/2020
Idade : 20
Localização : Campinas, São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Função Modular Livro 1000 questões de matemática Empty Re: Função Modular Livro 1000 questões de matemática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos