PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3.º Lei de Newton

2 participantes

Ir para baixo

3.º Lei de Newton Empty 3.º Lei de Newton

Mensagem por DaviTI Sex 02 Jul 2021, 23:25

Meu raciocínio sobre a 3.º Lei de Newton está correto?

Eu acho que não estou conseguindo entender a 3.º lei de Newton corretamente. Então pensei em fazer um desenho que representasse uma situação real (um cavalo puxando uma carroça) e fazer minha interpretação da situação conforme a 3.º lei de Newton. Por favor, peço que vejam o meu desenho, minhas deduções e conclusões e comentem para que eu me certifique se interpretei a 3.º lei de Newton corretamente ou não. Obrigado.

Tenho quase certeza que meu raciocínio está equivocado visto que na natureza corpos mais leves podem mover corpos mais pesados. Não entendi como um corpo A pode "puxar" outro corpo B de mesma massa segundo a 3.º lei de Newton dado que os corpos farão força "um no outro" igual em módulo, porém em sentidos contrários. Desta forma, a resultante dessa força é nula e os corpos A e B estariam numa situação de equilíbrio conforme a 3.º lei de Newton.


3.º Lei de Newton Sem_tz11

DaviTI
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 02/07/2021

Ir para o topo Ir para baixo

3.º Lei de Newton Empty Re: 3.º Lei de Newton

Mensagem por Rory Gilmore Sáb 03 Jul 2021, 20:19

O seu erro é pensar que o par de forças ação e reação agem no mesmo corpo.

No seu exemplo, o cavalo puxa a carroça para a direita e a carroça puxa o cavalo para a esquerda (mesma direção, intensidade e de sentidos opostos, mas uma age na carroça e a outra no cavalo!!!). Ou seja, nada puxa a carroça para a esquerda, assim ela não pode ficar parada!

O caso do cavalo é mais complexo, porque ele é puxado para a esquerda e você poderia pensar porque ele não vai para trás. A resposta é que suas patas fazem atrito (outra força, para frente) que impedem que ele se mova para trás e ele consegue vencer a força da carroça.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos