Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Futuro do Presente

2 participantes

Ir para baixo

Futuro do Presente Empty Futuro do Presente

Mensagem por RAFA&L Qua 23 Jun 2021, 21:24

Galera, suponho que para a minha dúvida não haja necessidade do texto (ele é bem grande). Se for necessário, solicitem para mim.

Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto. 
01) Os itens lexicais “‘anormal’” (linha 31) e “artesanato” (linha 57) são formados pelo mesmo processo morfológico, a saber, o de derivação prefixal. 
02) Em “Toda sociedade carrega seus próprios parâmetros” (linha 32), o vocábulo sublinhado tem valor semântico não quantificacional. 
04) As palavras “algazarra” (linha 38) e “Algo” (linha 52) são termos morfologicamente relacionados, pois compartilham o mesmo radical alg-. 
08) A locução verbal “há de acarretar” (linha 6) expressa uma noção temporal equivalente à da forma do futuro do presente acarretará. 
16) Em “preferem estados de equilíbrio, de ‘normalidade’, do que viver no ‘caos’ da novidade” (linhas 23 e 24), a estrutura sintática de comparação, ainda que não prescrita nas gramáticas tradicionais, é de uso corrente no português brasileiro.

Eu sou um desastre em Língua Portuguesa e minha pergunta pode ser bem boba; mas, na afirmativa 08), ele diz "[...] forma do futuro do presente [...]". Isso (futuro do presente) é a mesma coisa que simplesmente futuro? Essa parte "do presente" que me deixou confuso... Outra pergunta: quantos tipos de futuro existem?

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1108
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 21
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Futuro do Presente Empty Re: Futuro do Presente

Mensagem por Davillier Qua 23 Jun 2021, 23:36

01) "Anormal" é uma palavra com derivação prefixal, o "a" nesse caso estabelece um sentido de negação, ou seja, na totalidade, o sentido é de algo "não normal/fora do comum". Pode-se observar essa mesma relação em palavras como Amoral, DESnecessário, INfeliz, ANTIjurídico, entre outras. Portanto, se a alternativa fosse somente a respeito dessa palavra, estaria correta. Mas, na palavra "artesanato" observe que não há prefixo, ela é apenas uma derivação do vocábulo "arte", como exemplo, artesão e artista. FALSO.

02) Não há vocábulo sublinhado, mas imagino que seja "toda". Nessa frase, não há foco no número exato de sociedades, a palavra "toda" expressa um sentido/valor semântico de generalização/totalidade, como observado em "Toda planta autótrofa faz fotossíntese". Nessa frase usada de exemplo, o vocábulo "toda" não possui "intenção" em expressar a quantidade de plantas, mas sim, repetindo, apenas um valor semântico de generalização. VERDADEIRO.

04) Por mais que as palavras "algazarra" e "algo" comecem com "alg", não há relação entre elas. Palavras derivadas do mesmo radical possuem uma alta conexão entre si, observe palavras com o radical "-pedr": pedra, pedreiro, pedregulho, pedrada. FALSO.


08) Aproveitando para responder a sua última questão, isso pode ser confuso porque no sentido literal da palavra, só há um futuro, mas na gramática, há dois: futuro do presente (viajarei, irão, casaremos) e futuro do pretérito, que expressa uma ação como consequência da outra, como em "compraria uma pipoca se tivesse mais dinheiro", isso vale também para infinitas palavras e contextos (poderia, usaria, faria, entre outras). A locução verbal "há de acarretar" expressa algo que ainda irá acontecer, nessas questões, tente trocar as palavras ou o contexto para facilitar, por exemplo: "ele ainda há de chegar", "há de ocorrer o casamento entre João e Maria". Nessa alternativa, a banca optou por utilizar "futuro do presente" porque somente a palavra "futuro" ficaria muito vaga, deixando a questão incompleta para uma prova de vestibular que cobra gramática. Nos anos iniciais do ensino fundamental por exemplo, aprendemos três tempos verbais: passado, presente e futuro, então nesse caso, se a professora colocasse uma questão com "futuro do presente" para as crianças responderem, não faria muito sentido naquele contexto. VERDADEIRO.


16) A locução comparativa "do que" é aceita normalmente pela gramática. Pode ser utilizada em diversos contextos, até em mais simples como "Prefiro doce do que salgado". FALSO.

Abraços, bons estudos.  cheers
Davillier
Davillier
iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 02/03/2021
Localização : São Paulo

RAFA&L gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos