Modelo de Bohr
3 participantes
PiR2 :: Física :: Física Moderna
Página 1 de 1
Modelo de Bohr
UFRGS 1999
No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, o elétron só pode ocupar órbitas circulares cujos raios são dados por
[ltr]rn=na0rn=na0[/ltr]
, onde n é um número inteiro (número quântico principal) e
[ltr]a0a0[/ltr]
é o raio da órbita mais próxima do núcleo (raio de Bohr).
(A)
[ltr]9F19F1[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(B)
[ltr]3F13F1[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(C)
[ltr]F13F13[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(D)
[ltr]F13F13[/ltr]
e
[ltr]3U133U13[/ltr]
.
(E)
[ltr]F19F19[/ltr]
e
[ltr]3U133U13[/ltr]
.
No modelo de Bohr para o átomo de hidrogênio, o elétron só pode ocupar órbitas circulares cujos raios são dados por
[ltr]rn=na0rn=na0[/ltr]
, onde n é um número inteiro (número quântico principal) e
[ltr]a0a0[/ltr]
é o raio da órbita mais próxima do núcleo (raio de Bohr).
Quando ocupa a órbita caracterizada por n = 1, o elétron sofre uma força elétrica de módulo
[ltr]F1F1[/ltr]
, devida ao núcleo, e sua energia potencial elétrica é
[ltr]U1U1[/ltr]
(considerando-se o zero da energia potencial do infinito). Se o elétron ocupar a órbita caracterizada por n = 3, o módulo da força elétrica e a energia potencial elétrica senão, respectivamente
[ltr]F1F1[/ltr]
, devida ao núcleo, e sua energia potencial elétrica é
[ltr]U1U1[/ltr]
(considerando-se o zero da energia potencial do infinito). Se o elétron ocupar a órbita caracterizada por n = 3, o módulo da força elétrica e a energia potencial elétrica senão, respectivamente
(A)
[ltr]9F19F1[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(B)
[ltr]3F13F1[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(C)
[ltr]F13F13[/ltr]
e
[ltr]3U13U1[/ltr]
.
(D)
[ltr]F13F13[/ltr]
e
[ltr]3U133U13[/ltr]
.
(E)
[ltr]F19F19[/ltr]
e
[ltr]3U133U13[/ltr]
.
Como nao possuo o gabarito, não precisa resolver, só necessito entender o que está ocorrendo e o que eu possa fazer. Obrigado!
Questao encontrada no site: Problemas Resolvidos de Física Moderna | FisicaNET | Prof. Alberto Ricardo Prass | Física Quântica, Teoria da Relatividade e Física Nuclear
Gabriel CtbaPr- Iniciante
Re: Modelo de Bohr
Está difícil de ler o seu texto: não aumente o tamanho da fonte e não repita os símbolos.
F1 = k.e²/(R1)² ---> I
F3 = k.e²/(R3)² ---> F3 = k.e²/(3.R1)² ---> F3 = (1/9).k.e²/(R1)² --->
F3 = F1/9
Faça de modo similar, para o potencial: U = k.e/R e W = e.U
F1 = k.e²/(R1)² ---> I
F3 = k.e²/(R3)² ---> F3 = k.e²/(3.R1)² ---> F3 = (1/9).k.e²/(R1)² --->
F3 = F1/9
Faça de modo similar, para o potencial: U = k.e/R e W = e.U
Elcioschin- Grande Mestre
Gabriel CtbaPr gosta desta mensagem
Olá pessoal,
Eu fui atrás da questão original pra entender o que estava acontecendo (está bem complicado de entender o que foi escrito) e como o mestre Elcio resolveu, imaginei que consideraríamos a força elétrica, mas não existe nenhuma alternativa U1/3 e acredito que essa seja a resposta correta para o caso da energia potencial
Eu fui atrás da questão original pra entender o que estava acontecendo (está bem complicado de entender o que foi escrito) e como o mestre Elcio resolveu, imaginei que consideraríamos a força elétrica, mas não existe nenhuma alternativa U1/3 e acredito que essa seja a resposta correta para o caso da energia potencial
Eu prefiro sempre usar U como potencial elétrico ao invés de V (para não confundir com V de volt).
Imaginem escrever uma resposta assim: V = 220 V (parece que pode simplificar V com V). É bem melhor: U = 220 V
Assim, é necessário usar outro símbolo para a designar energia potencial elétrica: nesta questão eu usei W, mas poderia ser Ep ou Epe.
Vamos esperar que o colega Gabriel CtbaPr melhore o enunciado.
Imaginem escrever uma resposta assim: V = 220 V (parece que pode simplificar V com V). É bem melhor: U = 220 V
Assim, é necessário usar outro símbolo para a designar energia potencial elétrica: nesta questão eu usei W, mas poderia ser Ep ou Epe.
Vamos esperar que o colega Gabriel CtbaPr melhore o enunciado.
Elcioschin- Grande Mestre
PiR2 :: Física :: Física Moderna
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos