PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enem, ph

2 participantes

Ir para baixo

Enem, ph Empty Enem, ph

Mensagem por Maria Betânia Seg 31 maio 2021, 08:52

Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas no quadro. 
Enem, ph Enem2016_1_Q_70
Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)
a) fenol.
b) piridina.
c) metilamina.
d) hidrogenofosfato de potássio.
e) hidrogenosulfato de potássio.
Gabarito é letra D, minha dúvida foi a seguinte, hidrogenofosfato de potássio, a pesar te apresentar o maior  ph básico,  formará  ácido fosfórico , o que eu pensei ser ruim para o meio ambiente de alguma forma , já que esse ácido seria resíduo dessa reação, assim marquei, letra c, metilamina, por ter uma segundo maior ph básico. Alguém poderia me ajudar a entender porque esse raciocínio está errado? desde já grata!
Maria Betânia
Maria Betânia
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 05/11/2020
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, ph Empty Re: Enem, ph

Mensagem por Ceruko Seg 31 maio 2021, 21:04

Boa noite, Maria!

Realmente faz sentido seu pensamento, mas o cerne da questão é a neutralização de compostos. Não se sabe se o restante do produto será descartado no meio ambiente ou vai receber o tratamento devido. Nesse caso, tente analisar somente a ideia principal. Vi que você entendeu como resolver, então nem vou explicar o resto.

Tem outra questão do ENEM também que fala sobre gases e energia se não me engano, e uma das alternativas fala sobre o armazenamento dessa energia em um gás tóxico, e eu não marquei  ela por justamente ter o mesmo pensamento. Resultado: era o gabarito kkkk.
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Maria Betânia gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, ph Empty Re: Enem, ph

Mensagem por Maria Betânia Ter 01 Jun 2021, 09:22

Muito obrigada, Ceruko. Acabei complicando mais que deveria, essa questões do enem vivem pegando a  gente mesmo, o jeito é aprender com os erros kkk. Grata, Ceruko!
Maria Betânia
Maria Betânia
Padawan
Padawan

Mensagens : 80
Data de inscrição : 05/11/2020
Idade : 23
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Enem, ph Empty Re: Enem, ph

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos