PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Potência elétrica

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido Potência elétrica

Mensagem por thainafreireferraz Dom 16 maio 2021, 18:50

olá, alguém pode me ajudar? 

Um chuveiro opera com potência igual a 4 400 W, alimentado por dois fios de cobre de secção transversal de área igual a 4,0 mm2. Suponha que a corrente elétrica nesses fios seja de 20 A.  Sabendo que os fios de cobre estão praticamente na temperatura ambiente e que, nessa temperatura, a resistividade do cobre é igual a 1,7.10^-2 . Determine:

c) a potência elétrica dissipada em 80 cm de fio.

Gabarito: 13,6W.

Dúvida: Na minha resolução encontrei a potência de 1,36 W, uma vez que a R: 3,4.10^-3. No gabarito do Tópicos de Física 3 e na internet encontrei o valor de 13,6W. Por que meu resultado está errado? Ou é erro do gabarito ?

Desde já, grata!
thainafreireferraz
thainafreireferraz
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/04/2021
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido R: POTÊNCIA ELÉTRICA

Mensagem por gabriel de castro Dom 16 maio 2021, 21:05

Olá Thaina, tudo certo?

Devo dizer primeiramente que cheguei no mesmo resultado e vou expor meus cálculos, descobrindo primeiro o valor da resistência desse fio:

[latex]R=\frac{\rho .l}{A}\;\Rightarrow\;R=\frac{1,7.10^{-2}.0,80}{4}\;\therefore\;R=3,4.10^{-3}\;\Omega [/latex]

Agora utilizando a relação entre corrente, resistência e potência dissipada teremos:

[latex]P_{ot}=R.i^{2}\;\Rightarrow\;P_{ot}=3,4.10^{-3}.(20)^{2}\;\therefore\;P_{ot}=1,36\;W[/latex]

Devo dizer que não entendi o que o autor do Tópicos fez (eu olhei a resolução no livro), pois ele simplesmente troca 3,4.10^-3 para 3,4.10^-2 sem motivo algum. Acredito que seja um erro editorial mesmo e, aparentemente, o pessoal das resoluções de outros sites propagam esse erro ou nós estamos esquecendo de algo.

Espero ter ajudado Smile

____________________________________________
"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro
gabriel de castro
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 480
Data de inscrição : 01/05/2021
Idade : 20
Localização : Manaus, AM

celim gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Potência elétrica

Mensagem por Medeiros Dom 16 maio 2021, 21:20

só se nós dois estivermos errando juntos porque nas minhas contas também encontro 1,36 W.

a propósito, quando fornecer o valor da resistividade deve também indicar a unidade na qual esse valor é dado: [ρCu] = Ω.mm²/m
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

gabriel de castro gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Potência elétrica

Mensagem por thainafreireferraz Dom 23 maio 2021, 13:08

Obrigada, galera! Entendido!
thainafreireferraz
thainafreireferraz
Iniciante

Mensagens : 14
Data de inscrição : 30/04/2021
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Potência elétrica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos