Dinâmica, carro e tamanho de roda
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Dinâmica, carro e tamanho de roda
Quando estava pesquisando a respeito desse assunto, encontrei a seguinte informação:
"RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA"
No entanto, ainda não fez muito sentido tal informação, já que a roda é acoplada ao motor, mediante a um sistema de eixo, e não de corrente ou de correia. Logo, considerando apenas uma mudança de diâmetro da roda, a velocidade angular e a aceleração deveriam se manter as mesmas, não?
"RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA"
No entanto, ainda não fez muito sentido tal informação, já que a roda é acoplada ao motor, mediante a um sistema de eixo, e não de corrente ou de correia. Logo, considerando apenas uma mudança de diâmetro da roda, a velocidade angular e a aceleração deveriam se manter as mesmas, não?
Ian Fáuzi- Recebeu o sabre de luz
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R: DINÂMICA, CARRO E TAMANHO DE RODA
Salve Ian,
Bom acredito que você esteja confundindo os contextos nesse caso e adicionando uma ideia técnica ("já que a roda é acoplada ao motor, mediante a um sistema de eixo") que só irá te atrapalhar, mas a priori nós utilizamos essa linha de raciocínio em um mesmo veículo que opera em três situações diferentes:
1) Utilizando a configuração pneu-roda recomendada;
2) Utilizando uma configuração onde esses são maiores;
3) Com esse sistema menor que o recomendado.
Agora imaginemos uma única roda nessas três diferentes situações, mas acoplada em um eixo que fornece a mesma potência nas três situações, ou seja, mesma velocidade angular. Note que no 1º caso o carro foi desenvolvido pra comportar o sistema utilizado, isto é, a leitura feita no velocímetro é a correta e bate com a velocidade real do veículo. Entretanto, na situação 2) e 3) o que é entendido pelo sistema e mostrado ao condutor é uma informação defasada.
Lembre da relação entre velocidade angular e linear [latex]V=\omega . R_{roda}[/latex], então repare que aumentando o raio desse sistema pneu-roda a velocidade real é maior (2º caso) e diminuindo-o essa velocidade linear diminui. Atente para o fato que o velocímetro do carro não está preparado para isso, então, para uma mesma velocidade angular ele continua informando a mesma velocidade linear para o condutor, mesmo que na realidade ela seja maior ou menor.
Espero que tenha solucionado sua dúvida
Bom acredito que você esteja confundindo os contextos nesse caso e adicionando uma ideia técnica ("já que a roda é acoplada ao motor, mediante a um sistema de eixo") que só irá te atrapalhar, mas a priori nós utilizamos essa linha de raciocínio em um mesmo veículo que opera em três situações diferentes:
1) Utilizando a configuração pneu-roda recomendada;
2) Utilizando uma configuração onde esses são maiores;
3) Com esse sistema menor que o recomendado.
Agora imaginemos uma única roda nessas três diferentes situações, mas acoplada em um eixo que fornece a mesma potência nas três situações, ou seja, mesma velocidade angular. Note que no 1º caso o carro foi desenvolvido pra comportar o sistema utilizado, isto é, a leitura feita no velocímetro é a correta e bate com a velocidade real do veículo. Entretanto, na situação 2) e 3) o que é entendido pelo sistema e mostrado ao condutor é uma informação defasada.
Lembre da relação entre velocidade angular e linear [latex]V=\omega . R_{roda}[/latex], então repare que aumentando o raio desse sistema pneu-roda a velocidade real é maior (2º caso) e diminuindo-o essa velocidade linear diminui. Atente para o fato que o velocímetro do carro não está preparado para isso, então, para uma mesma velocidade angular ele continua informando a mesma velocidade linear para o condutor, mesmo que na realidade ela seja maior ou menor.
Espero que tenha solucionado sua dúvida
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"Alguns dos nossos desejos só se cumprem no outro, os pesadelos pertencem a nós mesmos" - Milton Hatoum
gabriel de castro- Elite Jedi
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Ian Fáuzi gosta desta mensagem
Re: Dinâmica, carro e tamanho de roda
Nossa, verdade! Uma roda grande e, outra, pequena, terão as mesmas velocidades angulares, mas diferentes lineares, o que implica, justamente, no que você descreveu perfeitamente. No entanto, ainda reside uma dúvida, e quanto à aceleração? Por que esta danada muda, sendo que somente o que será alterado é correspondente ao raio da roda? É muito encucante isso, como pode uma roda ter a mesma velocidade angular e uma maior velocidade linear do que outra, mas a fugacidade no aumento da velocidade ser menor do que esta última?
Ian Fáuzi- Recebeu o sabre de luz
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gabriel de castro gosta desta mensagem
Re: Dinâmica, carro e tamanho de roda
Quanto a aceleração é o mesmo princípio da relação de grandezas lineares com grandezas angulares [latex]\left (a = \alpha . R_{roda} \right )[/latex]. Quanto a sua dúvida mais fundamental eu entendo ela e as vezes coisas do tipo me acometem também (por isso que a Física é tão linda) , enfim, relembre que no sistema proposto a velocidade angular é constante e é a mesma linha de raciocínio de [latex]\frac{p_{1}}{T_{1}}=\frac{p_{2}}{T_{2}}=constante[/latex] de Gases Perfeitos, mas aqui é aplicado em [latex]\frac{V}{R_{roda}} = \omega =constante[/latex]. Traduzindo: para que a velocidade angular se mantenha em uma taxa constante e que o raio possa ser alterado, sua velocidade linear irá variar, ou seja, teremos que compensar essa troca.
Talvez seja interessante, também, pensar que com um raio maior varre-se um comprimento maior na mesma velocidade angular do que um raio menor e assim teremos uma maior velocidade máxima nesse primeiro. Agora não penso no momento uma relação mais tátil para o caso da aceleração .
Última edição por gabriel de castro em 15/5/2021, 6:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correções textuais)
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gabriel de castro- Elite Jedi
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Ian Fáuzi gosta desta mensagem
Re: Dinâmica, carro e tamanho de roda
Pelo que pesquisei, geralmente, por uma questão de proporcionalidade, quando aumenta-se o aro de uma roda, a largura também eleva-se e, consequentemente, o peso também, o que diminuiria a aceleração, mas também a velocidade...é, acho que não resolveu muito... Enfim, provavelmente o sentimento de dúvida sempre nos acompanhará a de eterno rs..., mas muito obrigado pelas respostas, Gabriel, ajudaram-me bastante
Ian Fáuzi- Recebeu o sabre de luz
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gabriel de castro gosta desta mensagem
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