Área de Elipse
3 participantes
Página 1 de 1
Área de Elipse
Boa tarde amigos e amigas do fórum! Gostaria de uma confirmação sobre essa questão! Segue:
A área sombreada na figura adiante, limitada pela elipse e pela reta indicada é:
a) p
b) 2p
c) 3p
d) 4p
e) 6p
Então gente, eu achei essa questão extremamente esquisita, pois:
1º: O que significaria esse "p" nas respostas? Não deveria ser π ?
2º: Eu creio que o certo da equação da reta seja "y = 2x". Estou certo?
3º: E essa construção não é uma elipse, visto que o "a" dela é igual ao "b" dela...
Gostaria de uma confirmação de vcs sobre essa questão! Quem puder me ajudar, agradeço desde já!!
Obs.: O gabarito está marcado de vermelho!
A área sombreada na figura adiante, limitada pela elipse e pela reta indicada é:
a) p
b) 2p
c) 3p
d) 4p
e) 6p
Então gente, eu achei essa questão extremamente esquisita, pois:
1º: O que significaria esse "p" nas respostas? Não deveria ser π ?
2º: Eu creio que o certo da equação da reta seja "y = 2x". Estou certo?
3º: E essa construção não é uma elipse, visto que o "a" dela é igual ao "b" dela...
Gostaria de uma confirmação de vcs sobre essa questão! Quem puder me ajudar, agradeço desde já!!
Obs.: O gabarito está marcado de vermelho!
Última edição por BatataLaranja345 em Qui 06 maio 2021, 18:27, editado 1 vez(es)
BatataLaranja345- Mestre Jedi
Re: Área de Elipse
Para começar, a figura é uma circunferência (e não um elipse
x²/9 + y²/9 = 1 --> x² + y² = 3² ---> circunferência com centro na origem e raio
R = 3
Qualquer que seja a reta que passe pela origem a área vale a metade da área do círculo: S = pi.R²/2 = pi.3²/2 = 4,5.pi
E infelizmente não sabemos o que é p (seria pi ?)
x²/9 + y²/9 = 1 --> x² + y² = 3² ---> circunferência com centro na origem e raio
R = 3
Qualquer que seja a reta que passe pela origem a área vale a metade da área do círculo: S = pi.R²/2 = pi.3²/2 = 4,5.pi
E infelizmente não sabemos o que é p (seria pi ?)
Elcioschin- Grande Mestre
Ahhh sim. Mt obrigado pela ajuda, Elcio.
Estava realmente na dúvida se era eu, ou a questão está realmente equivocada...
Com relação a ela ser uma circunferência, eu já desconfiava... pq elipses com a = b, são aquelas elipses perfeitas, se eu n me engano, e ai elas na vdd são circunferências!
Já sobre a área, eu fiz pelo geogebra. E, realmente, ela é uma circunferência sim. E essa reta, corta exatamente no "meio" dela. Então é a metade do raio.
Com relação ao "p", não há problema algum. Pode ter sido apenas um erro de digitação... na verdade podia ser π, já que a àrea da elipse é dada por aquela formula π.a.b
Mas, brigadão pela sua confirmação!
Grande abraço pro senhor, e boa noite!
Estava realmente na dúvida se era eu, ou a questão está realmente equivocada...
Com relação a ela ser uma circunferência, eu já desconfiava... pq elipses com a = b, são aquelas elipses perfeitas, se eu n me engano, e ai elas na vdd são circunferências!
Já sobre a área, eu fiz pelo geogebra. E, realmente, ela é uma circunferência sim. E essa reta, corta exatamente no "meio" dela. Então é a metade do raio.
Com relação ao "p", não há problema algum. Pode ter sido apenas um erro de digitação... na verdade podia ser π, já que a àrea da elipse é dada por aquela formula π.a.b
Mas, brigadão pela sua confirmação!
Grande abraço pro senhor, e boa noite!
BatataLaranja345- Mestre Jedi
Trata-se de uma elípse, sim... Seguramente, houve um erro e digitação, pois a equação é^2/9 + y^2/4=1. Esta questão é do Vestibular da Unifesp do ano de 2004, primeira fase... Inclusive, o número desta questão é 8. Não conseguir anexar aqui o arquivo dela, mas, se alguém quiser verificar, basta ir no site da Unifesp e acessar o item "vestibulares anteriores"... A minha dificuldade nesta questão foi devido a eu não saber a formula da área da elípse...
wadekly- Jedi
Sem a figura correta eu não me arrisco a calcular. Mesmo porque, a imagem postada tem 2 erros, um na equação da reta e outro na equação da elipse! Por favor, poste-a.
E vc deveria, pelo menos, ter digitado o enunciado e alternativas para tirarmos a dúvida sobre o p
E a fórmula da área da elipse foi informada pelo postador da questão em mensagem posterior (acho que vc nem leu)
E vc deveria, pelo menos, ter digitado o enunciado e alternativas para tirarmos a dúvida sobre o p
E a fórmula da área da elipse foi informada pelo postador da questão em mensagem posterior (acho que vc nem leu)
Disse que não sabia da fórmula há alum tempo atraz, quando resolvir esta questão...
wadekly- Jedi
A área da elipse consta em mensagem do postador da questão de 26/05/2021
Eis a solução, para a = 3 e b = 2
S = (1/2).pi.a.b ---> S = (1/2).pi.3.2 ---> S = 3.pi
Eis a solução, para a = 3 e b = 2
S = (1/2).pi.a.b ---> S = (1/2).pi.3.2 ---> S = 3.pi