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Achar um buraco negro no ponto cartesiano

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Resolvido Achar um buraco negro no ponto cartesiano

Mensagem por igorgregori Qui 29 Abr 2021, 15:53

Olá pessoas !!   Achar um buraco negro no ponto cartesiano 1f606 

Estou com um problema de programação que está tirando minhas noites de sono por parecer simples e talvez seja, porém não estou conseguindo achar uma solução para eu implementar no código.

O problema original é o seguinte:
    (Não consegui postar, mas é só pesquisar no Google "Ih, Ferrou, um Buraco Negro!", do site urionlinejudge)

A explicação do problema é basicamente o seguinte:
    -Eu tenho quatro pontos em um plano cartesiano.
    -Dois são de uma órbita de uma estrela 1.
    -E os outros dois são da órbita de uma outra estrela 2.
    -Essa órbita é tem velocidade angular e distância do buraco negro constantes, ou seja são dois círculos.
     *De alguma forma eu tenho de descobrir o raio de algum desses círculos para eu conseguir descobrir em qual ponto se encontra o bendito buraco negro.
Desenhei pra vocês entenderem melhor
Achar um buraco negro no ponto cartesiano Ifbn10
Os casos de teste são os seguintes:
    Caso 1:
          Órbita estrela 1: ( 12 , 2 ) -> ( 10 , 8 )
          Órbita estrela 2: ( 5 , 6 ) -> ( 2 ,7 )
                 Resposta: Buraco Negro = ( 2 , 2 )
    Caso 2:
          Órbita estrela 1: ( 0.5, -0.5 ) -> ( -0.5 , -0.5 )
          Órbita estrela 2: ( -1 , 0 ) -> ( 0 , 1 )
                 Resposta: Buraco Negro = ( 0 , 0 )
    Caso 3:
          Órbita estrela 1: ( 0.5 , 6.5 ) -> ( -1.5 , 6.5 )
          Órbita estrela 2: ( -10.5 , -3.5 ) -> ( -5.5 , -8.5 )
                 Resposta: Buraco Negro = ( -0.5 , 1.5 )

Tentei encaixar algumas regras e teoremas de geometria analítica na circunferência, algum teorema de tales com semelhança entre triângulos e também algum macete na usando velocidade angular, mas não tive sucesso !

Se alguém puder me ajudar, agradeço !  Achar um buraco negro no ponto cartesiano 1f605  Achar um buraco negro no ponto cartesiano 1f606 


Última edição por igorgregori em Qui 29 Abr 2021, 17:45, editado 1 vez(es)
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Resolvido Re: Achar um buraco negro no ponto cartesiano

Mensagem por Medeiros Qui 29 Abr 2021, 16:34

Órbita estrela 1: ( 12 , 2 ) -> ( 10 , 8 )
Órbita estrela 2: ( 5 , 6 ) -> ( 2 ,7 )

O centro da circunferência (posição do buraco negro) não muda. Então tente usar para cada estrela o seguinte:
R² = (x - x0)² + (y - y0

para a estrela 1:
R1² = (12 - x0)² + (2 - y0)² = (10 - x0)² + (8 - y0)² .......... eq. (1)

para a estrela 2:
R2² = (5 - x0)² + (6 - y0)² = (2 - x0)² + (7 - y0)² ............... eq. (2)

de cada eq. tiramos uma relação com incógnitas x e y. Temos duas equações para duas incógnitas, resolva o sistema.


Mas não entendi o seguinte: se você já tem a resposta da posição do buraco negro, então já sabe encontra-lo; por que está perguntando?
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Resolvido Re: Achar um buraco negro no ponto cartesiano

Mensagem por igorgregori Qui 29 Abr 2021, 17:47

Valeu msm meu bom vou tentar montar esse sistema aqui.

A questão desse tipo de problema é você achar um caminho específico e escrever esse caminho em um código de computador (python ou c++).

Esse código passa por milhares de testes para ser aprovado.

 Achar um buraco negro no ponto cartesiano 1f604  Achar um buraco negro no ponto cartesiano 1f44d
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Resolvido Re: Achar um buraco negro no ponto cartesiano

Mensagem por ro_d-link Sáb 15 maio 2021, 20:10

Olá. Uma sugestão que eu julgo mais simples de fazer. Ao invés de fazer um sistema quadrático, você pode aproveitar o fato de que, dados dois pontos sobre uma circunferência, a mediatriz da corda que os liga passa pelo centro. Assim você só precisa equacionar duas retas e encontrar a interseção.

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Resolvido Re: Achar um buraco negro no ponto cartesiano

Mensagem por Medeiros Sáb 15 maio 2021, 21:10

gostei da ideia do Ro.

Mas não sei se fica mais simples para programar e ambos chegam nas mesmas equações finais. O sistema que propuz apenas parece quadrático na forma bruta em que o apresentei. Considerando que as procuradas coordenadas do centro são (x, y) e que as duas coordenadas de uma mesma estrela são (x1 , y1) e (x2 , y2), as quais são números de entrada para computação, as únicas incógnitas são x e y e os termos x² e y² desaparecem. Desenvolvendo a equação de cada estrela, fica:

2(x1 - x2).x + 2(y1 - y2).y = x1² - x2² + y1² - y2²

para obter a eq. para uma estrela basta jogar essa string no programa. Eu acho que dá menos passos de programação do que calcular ponto médio, declividade, inverso da declividade e eq. da reta.
Para as coord. (12 , 2) e (10 , 8) da estrela 1 fica:
2.(12 - 10).x + 2.(2 - 8).y = 12² - 10² + 2² - 8²
4x - 12y = -16 .............. (: 4)
x - 3y = -4

Este resultado é também a equação da mediatriz para esta estrela.
O passo de simplificar dividindo por 4 (neste caso) não é necessário na computação.
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