Analfabetismo digital-ENEM
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Analfabetismo digital-ENEM
Relembrando a primeira mensagem :
A Constituição Federal assegura- ou deveria assegura- a todos os cidadãos o direito ao bem-estar social. Conquanto, o analfabetismo digital evidencia que, na prática, grande parcela da população não usufrui dessa prerrogativa, seja pela negligência governamental, seja pela desvalorização da educação no Brasil.
Primeiramente, é indubitável que a negligência governamental é um fator que impulsiona o despreparo tecnológico. Nesse viés, em uma democracia, os ambientes estatais devem contemplar todo o espectro social, ponderou Arendt, de modo a exercer sua genuinidade. No entanto, verifica-se que, apesar de estar impelido de atuar como aparato democrático, o Governo não é genuíno, uma vez que não disponibiliza preparo técnico necessário para que a população carente usufrua de novas tecnologias, como, por exemplo, os "smartphones". Sendo assim, é inadmissível que a logística estatal seja ineficaz nesse caso.
Ademais, necessita-se atentar para a falta de valorização educacional no país nesse contexto. Dessa forma, a educação tem papel fundamental na transformação do indivíduo e do mundo, segundo Paulo Freire. Contudo, quando se observa a situação atual do país, verifica-se que essa premissa é esquecida, posto que substancial parte do povo brasileiro não tem contato com as novas tecnologias digitais, muito menos preparo técnico-educacional para usá-las de forma adequada. Assim, é visível que a educação é importante no combate contra o desconhecimento computacional.
Portanto, urge que o MEC, instituição educacional mais importante do país, crie, por meio de verbas governamentais, palestras ministradas por sociólogos e profissionais especializados na Tecnologia da Informação (TI) que discutam o combate contra o analfabetismo digital. Além disso, o poder legislativo deverá, por meio da alteração na lei de Diretrizes e Bases da educação, inserir na grade comum curricular do ensino médio uma matéria especializada no assunto de tecnologias digitais, a fim de mitigara ignorância dele na sociedade. Dessa forma, Constituição poderá assegurar aos cidadãos os direitos que pertencem a eles.
A Constituição Federal assegura- ou deveria assegura- a todos os cidadãos o direito ao bem-estar social. Conquanto, o analfabetismo digital evidencia que, na prática, grande parcela da população não usufrui dessa prerrogativa, seja pela negligência governamental, seja pela desvalorização da educação no Brasil.
Primeiramente, é indubitável que a negligência governamental é um fator que impulsiona o despreparo tecnológico. Nesse viés, em uma democracia, os ambientes estatais devem contemplar todo o espectro social, ponderou Arendt, de modo a exercer sua genuinidade. No entanto, verifica-se que, apesar de estar impelido de atuar como aparato democrático, o Governo não é genuíno, uma vez que não disponibiliza preparo técnico necessário para que a população carente usufrua de novas tecnologias, como, por exemplo, os "smartphones". Sendo assim, é inadmissível que a logística estatal seja ineficaz nesse caso.
Ademais, necessita-se atentar para a falta de valorização educacional no país nesse contexto. Dessa forma, a educação tem papel fundamental na transformação do indivíduo e do mundo, segundo Paulo Freire. Contudo, quando se observa a situação atual do país, verifica-se que essa premissa é esquecida, posto que substancial parte do povo brasileiro não tem contato com as novas tecnologias digitais, muito menos preparo técnico-educacional para usá-las de forma adequada. Assim, é visível que a educação é importante no combate contra o desconhecimento computacional.
Portanto, urge que o MEC, instituição educacional mais importante do país, crie, por meio de verbas governamentais, palestras ministradas por sociólogos e profissionais especializados na Tecnologia da Informação (TI) que discutam o combate contra o analfabetismo digital. Além disso, o poder legislativo deverá, por meio da alteração na lei de Diretrizes e Bases da educação, inserir na grade comum curricular do ensino médio uma matéria especializada no assunto de tecnologias digitais, a fim de mitigara ignorância dele na sociedade. Dessa forma, Constituição poderá assegurar aos cidadãos os direitos que pertencem a eles.
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 15/09/2019
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
Obrigado, Victor, Romulos e Arthur!
Arthur, tenho algumas dúvidas, fico bem confuso quantos aos desenvolvimentos...
1) O quê preciso apresentar nos desenvolvimentos para que fiquem perfeitos (Qual o objetivo)?
2)A causa e consequência, D1 e D2, respectivamente. Como posso fazer causa e consequência nos desenvolvimentos?
Aqui, devo fazer uma consequência da negligência governamental relacionada ao tema, sendo diferente da própria negligência governamental, não é?
Arthur, tenho algumas dúvidas, fico bem confuso quantos aos desenvolvimentos...
1) O quê preciso apresentar nos desenvolvimentos para que fiquem perfeitos (Qual o objetivo)?
2)A causa e consequência, D1 e D2, respectivamente. Como posso fazer causa e consequência nos desenvolvimentos?
Aqui, devo fazer uma consequência da negligência governamental relacionada ao tema, sendo diferente da própria negligência governamental, não é?
felipeomestre123- Mestre Jedi
- Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 22
Localização : Foz do iguaçu-PR
Re: Analfabetismo digital-ENEM
Arthur, vou retirar o "primeiramente" do D1, mas qual é a razâo?
Em 2018, 41 das 44 redações nota 1000 começaram com conectivos no D1.
Ou seja, 93% das redações com nota máxima começam com "em primeira análise", "primeiramente", etc...
Exemplos:
Clara de Jesus, ENEM 2018
Primeiramente, é notável que o acesso a esse meio de comunicação
ocorre de maneira, cada vez mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada
Vanessa Tude, ENEM 2018
Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na
manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo
sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade
Laís Mesquita, ENEM 2018
Em primeira análise, a restrição do acesso a informações ocorre por meio
da disponibilização ao usuário apenas daquilo que está associado a
conteúdos que foram bem avaliados por ele. As consequências disso foram
mostradas em um episódio da série “Black Mirror“
Gostaria de uma razão de não poder colocar um conectivo no D1.
Em 2018, 41 das 44 redações nota 1000 começaram com conectivos no D1.
Ou seja, 93% das redações com nota máxima começam com "em primeira análise", "primeiramente", etc...
Exemplos:
Clara de Jesus, ENEM 2018
Primeiramente, é notável que o acesso a esse meio de comunicação
ocorre de maneira, cada vez mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada
Vanessa Tude, ENEM 2018
Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na
manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo
sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade
Laís Mesquita, ENEM 2018
Em primeira análise, a restrição do acesso a informações ocorre por meio
da disponibilização ao usuário apenas daquilo que está associado a
conteúdos que foram bem avaliados por ele. As consequências disso foram
mostradas em um episódio da série “Black Mirror“
Gostaria de uma razão de não poder colocar um conectivo no D1.
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Data de inscrição : 15/09/2019
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
É indubitável é operador argumentativo, primeiramente não, ou seja, primeiramente serve para nada.felipeomestre123 escreveu:Arthur, vou retirar o "primeiramente" do D1, mas qual é a razâo?
Em 2018, 41 das 44 redações nota 1000 começaram com conectivos no D1.
Ou seja, 93% das redações com nota máxima começam com "em primeira análise", "primeiramente", etc...
Exemplos:
Clara de Jesus, ENEM 2018
Primeiramente, é notável que o acesso a esse meio de comunicação
ocorre de maneira, cada vez mais, precoce. Segundo pesquisa divulgada
Vanessa Tude, ENEM 2018
Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na
manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo
sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade
Laís Mesquita, ENEM 2018
Em primeira análise, a restrição do acesso a informações ocorre por meio
da disponibilização ao usuário apenas daquilo que está associado a
conteúdos que foram bem avaliados por ele. As consequências disso foram
mostradas em um episódio da série “Black Mirror“
Gostaria de uma razão de não poder colocar um conectivo no D1.
Por acaso tu anda assistindo às aulas da inexperiente poxalulu? Larga disso, assista às aulas do professor Vinícius Oliveira.
_Arthur_- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
atah, pensei que indubitável não era.
Mas sempre me disseram que primeiramente é um conectivo.https://www.normaculta.com.br/conectivos/
Agora sempre vou usar indubitável.
Mas sempre me disseram que primeiramente é um conectivo.https://www.normaculta.com.br/conectivos/
Agora sempre vou usar indubitável.
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
Pois é, pelas tabelinhas do google, seria válido. Mas segundo as atualizações ditas pelos professores (Vinícius Oliveira, por exemplo), não é mais.felipeomestre123 escreveu:atah, pensei que indubitável não era.
Mas sempre me disseram que primeiramente é um conectivo.https://www.normaculta.com.br/conectivos/
Agora sempre vou usar indubitável.
_Arthur_- Mestre Jedi
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Idade : 28
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
Assisto aos vídeos do Lucas Felpi, além de ler sua cartilha da redação.
https://www.youtube.com/watch?v=CEdKlyQnY18&t=714s
Meus dados foram retirados desse vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=CEdKlyQnY18&t=714s
Meus dados foram retirados desse vídeo
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
Obrigado, Arthur! Vou fazer as alterações!
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
No primeiro parágrafo argumentativo, já foi dito por que as pessoas são analfabetas digitais.felipeomestre123 escreveu:Obrigado, Victor, Romulos e Arthur!
Arthur, tenho algumas dúvidas, fico bem confuso quantos aos desenvolvimentos...
1) O quê preciso apresentar nos desenvolvimentos para que fiquem perfeitos (Qual o objetivo)?
Ajuste a citação de Arendt (olha a alteração que fiz na tua redação passada)
Após o "uma vez que" coloque uma vírgula e bote uma oração iniciada por locução subordinativa.
2)A causa e consequência, D1 e D2, respectivamente. Como posso fazer causa e consequência nos desenvolvimentos?
Aqui, devo fazer uma consequência da negligência governamental relacionada ao tema, sendo diferente da própria negligência governamental, não é?
No segundo parágrafo argumentativo, você tem que falar quais as consequências desse analfabetismo digital. Alguém analfabeto digital torna-se mais propenso a cair em golpes cibernéticos? Já que a socialização, atualmente, dá-se sobretudo pela internet, o indivíduo analfabeto digital, por não saber utilizar redes sociais, sofre exclusão social?
_Arthur_- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
Arthur, estava vendo as conjunções subordinativas e gostaria de saber se eu errei no meu texto ao fazer isso:
coloquei "posto que" como locução subordinativa causal, "por isso que". No entanto, ela tem o mesmo papel de "apesar de", que é uma locução subordinativa concessiva (que é subordinada à um período concessivo, que admite uma contradição ou evento inesperado).
coloquei "posto que" como locução subordinativa causal, "por isso que". No entanto, ela tem o mesmo papel de "apesar de", que é uma locução subordinativa concessiva (que é subordinada à um período concessivo, que admite uma contradição ou evento inesperado).
Locuções conjuntivas subordinativas (relacionam orações subordinadas) | |
Locuções subordinativas causais | Expressam causa: por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como. |
Locuções subordinativas comparativas | Expressam comparação: (mais/menos/maior/menor/melhor/pior) do que, tal qual, tanto quanto, assim como, bem como, como se. |
Locuções subordinativas concessivas | Expressam concessão: muito embora, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, apesar de que, nem que. |
Locuções subordinativas condicionais | Expressam condição: contanto que, salvo se, desde que, a menos que, a não ser que. |
Locuções subordinativas conformativas | Expressam conformidade: em conformidade. |
Locuções subordinativas consecutivas | Expressam consequência: tanto que, tal que, de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que. |
Locuções subordinativas finais | Expressam finalidade: para que, a fim de que. |
Locuções subordinativas proporcionais | Expressam proporcionalidade: à medida que, ao passo que, à proporção que, quanto mais/menos, tanto mais/menos. |
Locuções subordinativas temporais | Expressam idéia de tempo: antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que. |
Tabela retirada do site Brasil Escola.
Última edição por felipeomestre123 em Qua 13 Jan 2021, 19:12, editado 1 vez(es)
felipeomestre123- Mestre Jedi
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Re: Analfabetismo digital-ENEM
E desde quando que causal é a mesma coisa que concessiva? Se fosse, não estaria no mesmo lugar da tabela, com o mesmo nome?
É só fazer o que eu disse.
É só fazer o que eu disse.
_Arthur_- Mestre Jedi
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