PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

rota menor

4 participantes

Ir para baixo

rota menor Empty rota menor

Mensagem por ike Ter 01 Dez 2020, 19:59

Olá, poderiam me dar uma ajudar nessa questão
Na aviação, uma rota ortodrômica é aquela que apresenta a menor distância percorrida entre dois pontos na superfície da Terra. Considerando o planeta como uma esfera perfeita, assinale, dentre as alternativas a seguir, a que tem a melhor aproximação da rota ortodrômica entre a cidade de Tânger, no Marrocos, e de Maungatapere, na Nova Zelândia.
Dados
Coordenadas de Tânger: 35°46’ N – 5°50’ O Coordenadas de Maungatapere: 35°46’ S – 174°10’ L
Raio aproximado da Terra: 6 370 km e pi ≅ 3,14

(A) 20 000 km
(B) 21 250 km
(C) 22 137 km 
(D) 23 000 km
(E) 25 550 km

ike
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Ir para o topo Ir para baixo

rota menor Empty Re: rota menor

Mensagem por Medeiros Ter 01 Dez 2020, 22:40

observe que estas cidades estão em latitudes opostas do globo, pois
5º 50' N + 174º 10' L = 180º 00'

note ainda que para as latitudes elas estão equidistantes do Equador, i.e., há um 'equilíbrio' pois uma sobe 35º 46' N e a outra desce 35º 46' S.

nestas duas condições as cidades são diametralmente opostas, logo o comprimento da rota ortodrômica será meia circunferência da Terra. Então agora basta fazer a conta
LR = 2.π.r/2 = π.r

Se estivesse numa prova eu não perderia tempo fazendo essa conta (que dá 20 001,8 km). Eu ia lembrar da história da definição do metro: dividiram o comprimento de um milésimo da metade de um meridiano terrestre por 20 000 e a medida do pedaço encontrado chamaram de "metro". Portanto, grosso modo, metade da volta na Terra tem 20 000 km, que é a nossa resposta -----> (A)
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Elcioschin Ter 01 Dez 2020, 22:58

Apenas uma observação dobre definição de unidades de medida.

A definição do metro em função do diâmetro da Terra é muito, mas muito antiga!
Deve ser do tempo em que o prezado Medeiros era uma criança, isto é, há MUITOS anos atrás. kkk

Hoje, esta definição da velocidade da luz no vácuo é:

O metro é o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo, durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por Medeiros Qua 02 Dez 2020, 00:33

Foi um bom aparte, Élcio. É bom ficar claro a definição atual para o comprimento do metro.

Mas o que eu contei foi a história da criação do metro, o porquê ele tem esse tamanho -- acho que você estava lá ajudando e deve lembrar, eu não tenho certeza porque ainda era criança e, que me lembre, não haviam calvos. kkkkkk

Para colocar as datas (fui procurar meus alfarábios):
- em 1 875 houve, na França, a Convenção Internacional do Metro e a partir dela passaram a ocorrer as Conferências Gerais de Pesos e Medidas (CGPM).
- em 1 889, na França, o metro foi finalmente definido como disse antes (na verdade queriam um tamanho que fosse compatível com a estatura humana) e construíram uma barra de platina iridiada nesse tamanho. Foram confeccionadas algumas dessas barras e entregues aos países participantes (não sei quantas nem para quem).
- em 1960, a 11ª CGPM na sua Resoluçao nº 6, substituiu a definição daquela barra pelo "comprimento igual a 1 650 763,73 comprimentos de onda, no vácuo, da radiação correspondente à transição entre os níveis 2p10 e 5d5 do átomo de criptônio 86".
--- meus alfarábios acabam aqui, mas ---
- em 1 983 obteve-se a definição atual baseada no comprimento de onda da luz gerada por um laser de Hélio-Neon no vácuo, conforme já disse o Élcio.

O engraçado é que fizeram aquela conta com o meridiano e construíram uma barra padrão que ficou sendo o metro. Com base nessa medida do metro definiram a velocidade da luz - tantos metros por segundo. E agora, grosso modo, definem o metro como tantos segundos da velocidade da luz. É impressão minha ou continua tudo a mesma coisa, só mudou o nome?
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagem por ike Sáb 05 Dez 2020, 20:48

Muito obrigado aos dois... me ajudaram muito

ike
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz