PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Saneamento básico no Brasil.

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Tema: Saneamento básico no Brasil.

Mensagem por AlexanderMorita Sex 09 Out 2020, 18:19

Se alguém puder, corrija a redação. Infelizmente tenho bastante dificuldade com a criação de texto. Sempre grato! 
Morita''
Tema: Saneamento básico no Brasil. 
   Vive-se atualmente num mundo técnico-científico-informacional, que é marcado pela inovação e o veloz desenvolvimento. Contudo, problemas que são típicos dos séculos passados, como a precariedade do saneamento básico, ainda flagelam países em desenvolvimento, como o Brasil. Dessarte, na sociedade brasileira, isso se deve, em parte, à falta de medidas do Governo Federal e à lógica atual da globalização.
   Primeiramente, Milton Santos afirma que a globalização, apesar de trazer novos aparatos e inovações, prejudica, muitas vezes, nações em desenvolvimento, pois privilegia-se o caráter competitivo do mercado. Nesse viés, infere-se que o Brasil, pressionado pelo ritmo desenfreado da mundialização, negligencia diversas questões ligadas ao bem-estar da população. É fácil notar esse fenômeno, uma vez que os incentivos dados às transnacionais pelo Governo Federal, majoritariamente, são superiores aos investimentos sociais, como saneamento básico.
   Além disso, quando Machado de Assis afirma que suporta-se a cólica do outro com paciência, o autor reverbera o desbaratamento dado aos problemas que afligem diversos grupos, como os marginalizados. Nessa lógica, afirma-se que essa falta de medidas é observada na relação entre Governo Federal e bem-estar social de uma parcela da população brasileira. Isso é bastante perceptível, pois doenças infecciosas, como a cólera, que são causadas, principalmente, pela ausência de saneamento básico, estão presentes, muitas vezes, nas áreas periféricas, como favelas.
   Portanto, a fim de prover o bem-estar social, e romper com o lado prejudicial da globalização, o Governo Federal deve, por exemplo, distribuir um maior número de habitações de qualidade, que possuam saneamento básico, por meio de mais investimentos em programas assistenciais, como Minha Casa Minha Vida. Desse modo, poderia ocorrer uma reversão do cenário supracitado.

AlexanderMorita
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/10/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Tema: Saneamento básico no Brasil.

Mensagem por Ceruko Sex 09 Out 2020, 19:21

Ale, seu texto já está com uma estrutura boa, dá pra ver que você conhece os requisitos da redação.

Vamos a algumas considerações: 

-Na introdução, você trouxe um repertório dizendo que vive-se em um mundo técnico-científico-informacional e depois trouxe um contraste dizendo que, mesmo nessa época, ainda existem problemas de saneamento. Muito bom. Mas imagina se você colocasse mais sobre essa precariedade do saneamento básico na antiguidade em si, dizendo como eram as coisas e em que data surgiu, e depois comparar com a atualidade para reforçar essa precariedade, ficaria bem mais forte!


Em sua tese, você abordou que as causas seriam a falta de medidas do Governo Federal e a lógica atual da globalização, logo, teria de retomar o primeiro argumento no D1 e o segundo, no D2.


Porém, no D1 eu achei que você falou mais de globalização do que da falta de medidas governamentais, e trouxe um repertório sobre essa globalização. Depois você escreveu uma informação sobre o maior investimento do governo em transnacionais e não trouxe nenhum dado. Sempre que você argumentar algo, tente colocar um dado para comprovar o que você disse, para consolidar seu argumento. Ademais, faltou um pouco de marca de autoria, palavras dizendo que isso é um problema, que é ruim, que é preocupante; isso é levado bastante em consideração na C3.


No D2, a citação de Machado não foi muito produtiva, pois ela poderia ser encaixada em qualquer tema, ela não diz muito sobre a globalização citada lá em cima na tese, e projeto de texto também é importante na C3. Eu achei que você falou mais do governo do que a globalização em si. No exemplo dado de doenças, tente colocar mais de um exemplo, como Desenteria, Leptospirose, Verminoses, etc. 
Por fim, no começo da conclusão, tente trocar o foco da globalização para focar mais no saneamento.  --> "Portanto, a fim de prover o bem-estar social, e romper com o lado prejudicial da globalização,[...]"  Troque por: " Portanto, a fim de prover o bem-estar social e uma melhora no saneamento básico " ( ou: melhora nas medidas fitossanitárias do Brasil). 
Acho que o "por exemplo" é desnecessário.
Achei sua proposta muito rasa, tinha que incrementar ela mais um pouco, deixar mais detalhada, por exemplo: " O Governo Federal deve distribuir habitações de qualidade, aprovadas por engenheiros civis qualificados, que possuam saneamento básico adequado e materiais duráveis..."

"Desse modo, poderia ocorrer uma reversão do cenário supracitado." Tente colocar uma frase mais concreta, dizer o que pode ser revertido, o que pode ser melhorado. Evite frases gerais.

Enfim, Ale, você está indo muito bem! Tente escrever mais sobre os seus argumentos citados na tese, tenha em mente que você precisa cumprir o seu projeto de texto! Adicionar mais informações, dar mais exemplos e, principalmente, ter uma marca de autoria, criticando bastante. Escolha repertórios que sejam mais pertinentes, veja vídeos, pesquise e seja feliz!
Lembrando que também sou estudante, não sou professor de nada, e essa é minha mera opinião, então posso estar equivocado. 

Abraços!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Tema: Saneamento básico no Brasil.

Mensagem por AlexanderMorita Dom 11 Out 2020, 22:09

Ceruko, muito obrigado pela correção. Anotei todas as dicas.

AlexanderMorita
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 07/10/2020

Ceruko gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Tema: Saneamento básico no Brasil.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos