PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Permutação com repetição (UERJ, 2011)

2 participantes

Ir para baixo

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Empty Permutação com repetição (UERJ, 2011)

Mensagem por Lucas4lmeida Ter 28 Jul 2020, 09:59

(UERJ, 2011) Uma rede é formada de triângulos equiláteros congruentes, conforme a representação abaixo.

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur11

Uma formiga se desloca do ponto A para o ponto B sobre os lados dos triângulos, percorrendo X caminhos distintos, cujos comprimentos totais são todos iguais a d.
Sabendo que d corresponde ao menor valor possível para os comprimentos desses caminhos, X equivale a:

(A) 20
(B) 15
(C) 12
(D) 10

GABARITO: (B) 15
DÚVIDA: O gabarito utiliza a fórmula da permutação com repetição, mas por que não posso usar a combinação para resolver esse problema? Pensei da seguinte maneira: são 30 lados ao todo, divididos em 12 lados horizontais e 18 lados oblíquos (sendo 10 lados oblíquos para a esquerda e 8 lados oblíquos para a direita), de modo que a formiga sempre percorre por 4 lados horizontais e 2 lados oblíquos para a esquerda. Dessa forma, faz-se a combinação de 12 lados horizontais tomados 4 a 4 multiplicados por 10 lados oblíquos para a esquerda tomados 2 a 2.

[latex]_{4}^{12}\textrm{C} \cdot _{2}^{10}\textrm{C}[/latex]

Eu sei que esse cálculo resulta em um número muito alto, sei que está errado, mas não compreendo o porquê.

Lucas4lmeida
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 21/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Empty Re: Permutação com repetição (UERJ, 2011)

Mensagem por Mateus Meireles Ter 28 Jul 2020, 10:13

Olá, Lucas4lmeida.

Não entendi muito bem o que você quis dizer com "30 lados ao todo". Não são apenas 6 lados (4 lados horizontais e 2 lados oblíquos, pois precisamos garantir a menor distância)?

Sabendo disso, basta escolhermos os caminhos que serão realizados na horizontal (ou oblíquos, tanto faz): [latex]C^4_6 = 15,[/latex] de sorte que os caminhos oblíquos ficam determinados.

Por exemplo, escolhidos os seguintes caminhos na horizontal:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur10

Os caminhos oblíquos ficam determinados do seguinte modo:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur11

E o trajeto total realizado é dado por:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur12

Faz sentido pra você?

Qlq dúvida manda aí.

Abs.

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Empty Re: Permutação com repetição (UERJ, 2011)

Mensagem por Lucas4lmeida Ter 28 Jul 2020, 10:35

Mateus Meireles escreveu:Olá, Lucas4lmeida.

Não entendi muito bem o que você quis dizer com "30 lados ao todo". Não são apenas 6 lados (4 lados horizontais e 2 lados oblíquos, pois precisamos garantir a menor distância)?

Sabendo disso, basta escolhermos os caminhos que serão realizados na horizontal (ou oblíquos, tanto faz): [latex]C^4_6 = 15,[/latex] de sorte que os caminhos oblíquos ficam determinados.

Por exemplo, escolhidos os seguintes caminhos na horizontal:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur10

Os caminhos oblíquos ficam determinados do seguinte modo:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur11

E o trajeto total realizado é dado por:

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Captur12

Faz sentido pra você?

Qlq dúvida manda aí.

Abs.
Olá Mateus, acho que estou entendendo. Penso que o que me dificultou nessa questão foi não limitar esse número em apenas 6 caminhos, pois eu considerei todos os outros, mesmo sabendo que não resultariam nos mais curtos deles. Não sei se o meu exemplo está correto, mas seria como se eu quisesse formar uma comissão com y pessoas, de um grupo maior de x pessoas, mas sabendo que só z pessoas são aptas aos y cargos. Acho que nesse caso, como na questão acima, o cálculo deve ser feito com z, e não com x, dado que somente z pessoas são verdadeiramente aptas (x > z > y). Perdão se ficou confuso demais kkkk. Enfim, questão de prática. Farei mais exercícios.
A questão dos 30 lados é que, se você contar todos os lados dos triângulos entre A e B, terá 30 (12 lados horizontais e 18 lados oblíquos).
Muito obrigado pela ajuda!

Lucas4lmeida
Iniciante

Mensagens : 37
Data de inscrição : 21/05/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Empty Re: Permutação com repetição (UERJ, 2011)

Mensagem por Mateus Meireles Ter 28 Jul 2020, 10:47

Pois é, interpretei que o enunciado amarrou esse menor caminho por causa da passagem:

"Sabendo que d corresponde ao menor valor possível para os comprimentos desses caminhos, X equivale a:"

Entende?

Enfim,

De nada =)

____________________________________________
Links úteis:

Regras do fórum |

Como colocar imagens nas mensagens |

Como inserir códigos LaTex nas mensagens |



“A dedicação é a mãe da boa sorte.”
Mateus Meireles
Mateus Meireles
Matador
Matador

Mensagens : 763
Data de inscrição : 14/07/2018
Idade : 27
Localização : Fortaleza/CE

Ir para o topo Ir para baixo

Permutação com repetição (UERJ, 2011) Empty Re: Permutação com repetição (UERJ, 2011)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos