PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

2 participantes

Ir para baixo

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação? Empty Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

Mensagem por JoaoGuiNadin Seg 20 Jul 2020, 11:32

Gostaria de saber como posso identificar qual será o nox de um composto na hora de montar uma equação química. Por exemplo: 
 
Reação de cobre metálico com nitrato de prata -   Cu + 2AgNO3 --> Cu(NO3)2 + 2Ag
Como posso saber, quando a questão dá apenas os reagentes e solicita a montagem da equação, que o nox do elemento será X e não Y (no exemplo, 2 e não 1)?
Agradeço desde já, e peço desculpas por quaisquer irregularidades que tenha cometido no post, é meu primeiro neste fórum.

JoaoGuiNadin
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação? Empty Re: Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

Mensagem por Lucius Draco Seg 20 Jul 2020, 12:06

Íon nitrato NO3-(nox constante (-1)). Vem do acido nítrico.
Oxigênio (costuma ter nox -2)

Logo, temos:

Cu + 2AgNO3 → Cu(NO3)2 + 2Ag
 0   +1/+5/-2    +2/+5/-2       0
Lucius Draco
Lucius Draco
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 29/05/2020
Idade : 25
Localização : Fortaleza, CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação? Empty Re: Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

Mensagem por JoaoGuiNadin Seg 20 Jul 2020, 17:42

Sim, essa resposta eu entendi. Minha pergunta é: como posso saber qual será o nox? Tendo em vista que poderia ser 2 ou 1, como identificar quando tenho apenas os reagentes?

JoaoGuiNadin
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 02/04/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação? Empty Re: Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

Mensagem por Lucius Draco Seg 20 Jul 2020, 21:50

Bom... Se você está se referindo a identificação de peróxido (até onde eu sei, só decorando).

No caso do nitrato, o nox do oxigênio é -2. Além de outros casos,

EX.: sulfato, carbonato, clorato,... apresentam oxigênio com nox -2.

Mas tem casos, tipo o peróxido de benzoílo( C14H10O4) que não da para usar uma "lógica". (Esse composto terá tanto nox -1 quanto -2 no oxigênio)

Se quiser usar uma "lógica", posso dizer que geralmente quando tem um íon proveniente de ácido o nox do oxigênio será -2. (digo geralmente, pois podem haver exceções na qual eu desconheço)
Lucius Draco
Lucius Draco
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 29/05/2020
Idade : 25
Localização : Fortaleza, CE

Ir para o topo Ir para baixo

Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação? Empty Re: Como "prever" qual o nox de átomos em uma reação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos