Matemática - Análise Combinatória
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Matemática - Análise Combinatória
Com os dígitos 1, 2, 3, 4, 6 e 8, podem-se formar x números ímpares, com três algarismos distintos cada um. Determine x.
Gabarito: x = 40.
Meu raciocínio foi o seguinte: fixei o último algarismo com duas possibilidades e atribuí 5 possibilidades restantes para o primeiro algarismo e 4 para o segundo. Desse modo, o valor é x = 40. O gabarito confere. Minha dúvida é: por qual motivo, quando aplico a ideia de arranjo simples (onde a ordem importa), o resultado não é o mesmo? Onde está meu erro?
Agradeço pela atenção.
Gabarito: x = 40.
Meu raciocínio foi o seguinte: fixei o último algarismo com duas possibilidades e atribuí 5 possibilidades restantes para o primeiro algarismo e 4 para o segundo. Desse modo, o valor é x = 40. O gabarito confere. Minha dúvida é: por qual motivo, quando aplico a ideia de arranjo simples (onde a ordem importa), o resultado não é o mesmo? Onde está meu erro?
Agradeço pela atenção.
Leonardo Cortopassi- Iniciante
- Mensagens : 31
Data de inscrição : 09/06/2020
Resolução detalhada por Gabrielneko42 (Eu)
Boa noite!
Primeiramente, tratemos de organizar os dados fornecidos pela questão:
Seja A um conjunto com os digitos mecionados na questão: A = {1, 2, 3, 4, 6, 8}
A questão pede ----> Número de dígitos distintos e ímpares.
Segundamente, tratemos de relembrar as propriedades e teoremas que usaremos na resolução:
- Definição de número ímpar: Aquele que não é par;
- Definição de número par: [latex]N = 2k , k\in \mathbb{Z}[/latex]
- Consequência da definição, número par tem algarismo das unidades par;
- Príncipio fundamental da contagem: Se são possíveis realizar 2 decisões, de modo que a primeira seja de x maneiras, e a segunda de y maneiras. Então, são possíveis tomar xy decisões ao todo.
- Arranjo com elementos distintos: [latex]A_n,{_{p}} = \frac{n!}{(n-p)!}[/latex].
Agora, tratemos de simplificar o problema usando os "tracinhos": _ _ _
Como a primeira condição, é que o número seja ímpar, não podemos ter o algarismo da unidade par, a qual os únicos possíveis valores são 1 ou 3 (2 possibilidades).
_ _ 2
Os 2 primeiros "tracinhos" serão um arranjo de 5 elementos tomados 2 a 2, serão 5 pois foi utilizado um dígito nas unidades. E como a ordem dos elementos importam, será arranjo.
[latex]A_5,{_{2}} = \frac{5!}{3!} = 5 \cdot 4 = 20[/latex]
Concluindo, pelo príncipio fundamental da contagem, temos:
[latex]20 \cdot 2 = 40[/latex]
40 dígitos todos distintos então.
Espero ter ajudado, boa noite!
Primeiramente, tratemos de organizar os dados fornecidos pela questão:
Seja A um conjunto com os digitos mecionados na questão: A = {1, 2, 3, 4, 6, 8}
A questão pede ----> Número de dígitos distintos e ímpares.
Segundamente, tratemos de relembrar as propriedades e teoremas que usaremos na resolução:
- Definição de número ímpar: Aquele que não é par;
- Definição de número par: [latex]N = 2k , k\in \mathbb{Z}[/latex]
- Consequência da definição, número par tem algarismo das unidades par;
- Príncipio fundamental da contagem: Se são possíveis realizar 2 decisões, de modo que a primeira seja de x maneiras, e a segunda de y maneiras. Então, são possíveis tomar xy decisões ao todo.
- Arranjo com elementos distintos: [latex]A_n,{_{p}} = \frac{n!}{(n-p)!}[/latex].
Agora, tratemos de simplificar o problema usando os "tracinhos": _ _ _
Como a primeira condição, é que o número seja ímpar, não podemos ter o algarismo da unidade par, a qual os únicos possíveis valores são 1 ou 3 (2 possibilidades).
_ _ 2
Os 2 primeiros "tracinhos" serão um arranjo de 5 elementos tomados 2 a 2, serão 5 pois foi utilizado um dígito nas unidades. E como a ordem dos elementos importam, será arranjo.
[latex]A_5,{_{2}} = \frac{5!}{3!} = 5 \cdot 4 = 20[/latex]
Concluindo, pelo príncipio fundamental da contagem, temos:
[latex]20 \cdot 2 = 40[/latex]
40 dígitos todos distintos então.
Espero ter ajudado, boa noite!
Gabrielneko42- Iniciante
- Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/07/2020
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