PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei da velocidade de uma reação

2 participantes

Ir para baixo

Lei da velocidade de uma reação Empty Lei da velocidade de uma reação

Mensagem por PROTÁGORAS Sex 10 Jul 2020, 20:22

Considere a seguinte reação elementar:
2 HCl (g) → H2(g) + Cl2(g)
a) Escreva a equação de velocidade dessa reação
GAB- [HCL]^2
Lei da velocidade de uma reação Tabela
Minha dúvida consiste em: porque não é elevado a "1" ? Já que do experimento "1" para "2" a medida que a concentração dobra a velocidade também.

PROTÁGORAS
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 06/04/2020
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

Lei da velocidade de uma reação Empty Re: Lei da velocidade de uma reação

Mensagem por KaykyFado Sáb 11 Jul 2020, 14:34

Ao que parece, tu tiraste a questão do Brasil Escola.
Se estou certo, encontrei um erro no gabarito deles da letra b, o qual dizia que a constante seria "k = 1,01 . 10^-1 min^-1".
Bom, a unidade de medida desta constante de velocidade deveria ser L*mol^-1*min^1.

Outra coisa é que somente pela análise da tabela teríamos o mesmo valor numérico dado acima, sublinhado. Para tirar prova disto, é bom saber que as ordens SEMPRE serão os coeficientes das moléculas em uma reação ELEMENTAR, e se for uma reação NÃO-ELEMENTAR, as ordens serão os coeficientes da reação da ETAPA LENTA. Portanto, neste caso, a ordem de [HCL] será 2, pois é uma reação ELEMENTAR, como está dito no enunciado.
Sabido disto tudo, calcula tu a constante baseando-te no que eu disse (k=v/[HCL]^2) e vê que a constante não será propriamente uma constante se fores analisar a tabela juntamente.
KaykyFado
KaykyFado
Iniciante

Mensagens : 43
Data de inscrição : 22/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos