PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso.

2 participantes

Ir para baixo

Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Empty Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso.

Mensagem por thomasfrazier Seg 06 Jul 2020, 22:48

Um tubo de ensaio de formato cilíndrico, 30 cm de altura e completamente cheio de ar é introduzido no mar através da extremidade aberta, mantendo seu eixo de simetria na vertical. Em seguida, o tubo é levado até a profundidade de 40 m, onde a temperatura é de 280 K. Considere a temperatura na superfície do mar como 300 K, a densidade da água do mar como Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Mimetex_ Kg/Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Mimetex_, a pressão atmosférica como 1 atm (Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Mimetex_ Pa) e g=10m/Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Mimetex_. Calcule a altura da coluna de ar no interior do recipiente nessa profundidade. Considere o gás como ideal.

GABARITO: 5,6cm

DÚVIDA: Pessoal eu consegui compreender todas as contas, mas errei por que considerei que esse "mergulho" pela extremidade aberta queria dizer o volume do ar seria dividido com a água exatamente no meio. Nas resoluções que eu vi foi considerado como se o ar ocupasse todo o cilindro ainda na situação 1 do "P.V/T". Realmente não consegui compreender. Se puderem me dar uma elucidada ficaria agradecido.
thomasfrazier
thomasfrazier
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 116
Data de inscrição : 01/07/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso. Empty Re: Questão sobre tubo de ensaio cilindrico submerso.

Mensagem por Elcioschin Seg 06 Jul 2020, 23:28

A pressão atmosférica empurra a água para cima, dentro do tubo.
A pressão do ar, dentro do tubo, empurra a água para baixo, 

Quando as pressões se igualarem, a altura da água fica estabelecida.

Variando a pressão dentro do tubo, h vai variar
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 72240
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos