PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ditadura militar

2 participantes

Ir para baixo

ditadura militar Empty ditadura militar

Mensagem por Fabinho snow Qua 1 Jul - 10:40

"(...) Considerando que, assim, se torna imperiosa a adoção de medidas que impeçam sejam frustrados os ideais superiores da Revolução, preservando a ordem, a segurança, a tranquilidade e o desenvolvimento econômico e cultural e a harmonia política e social do país (...)."
(Ato Institucional nº 5 - 13/12/1968.)
A edição do AI-5 representou, há 30 anos, uma radicalização do poder gerado pelo golpe político-militar de abril de 1964 no Brasil. Diante do quadro que se apresentava na época, podemos entender que "os ideais superiores da Revolução" significavam:
a) a integração do capitalismo brasileiro ao grande capital internacional e a representação da segurança nacional por um anticomunismo radical.
b) a implantação da chamada "República Sindicalista" e a vinculação econômica ao sistema financeiro internacional.
c) o desenvolvimento capitalista independente e a aproximação político-cultural com os países latino-americanos.
d) a maior aproximação com o capitalismo europeu para romper a dependência com os Estados Unidos e a União Soviética.
e) a criação de uma economia planificada e uma aproximação com outros regimes revolucionários da América.

o gabarito é (a), mas não consegui interpretar ideais superiores da Revolução de outra forma, a não ser, os ideais da oposição, que na carta do AI 5 com certeza se refere aos comunistas, caracterizando a letra e).
Então a letra (a) no meu entendimento representaria o objetivo do AI 5, mas não a explicação do que seria esses ideias de revolução.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ditadura militar Empty Re: ditadura militar

Mensagem por Pedro Celso Silva Qua 1 Jul - 15:42

A resposta é letra A,porque,nos anos 70,durante o Governo Militar,o Brasil foi economicamente estratégico. O país criou empresas nacionais,como a Embrapa. A Embrapa desenvolveu uma tecnologia,que fez a calagem do solo (calagem=adicionar cal),calcário é um óxido que neutraliza o solo. E o solo da Região Centro Oeste era ácido. Com a calagem,ele passou a ser neutro,fértil e próprio para o cultivo.
Daí,a região Centro Oeste,que era um "meio do nada",passou a ser a segunda região mais urbanizada do Brasil,que fez o Brasil ser um dos maiores produtores de soja, trigo do planeta. Hoje,essa região consegue alimentar o Brasil e a China,país mais populoso do mundo,com 1,5 bilhão de pessoas. Um "meio do nada",que ajudou o Brasil a enriquecer e a fazer o país ter segurança alimentar. O que é segurança alimentar? É o Brasil produzir seus próprios alimentos aqui,do que importar (comprar de alguém de lá fora).
O Brasil na época,ele procurou a segurança energética. O Brasil chamou a Alemanha para construir usinas nucleares em Angra dos Reis. Existem dois reatores lá,que geram muita energia. O Brasil construiu a Usina Hidrelétrica de Itaipu,que é a maior do planeta. Segurança energética é garantir a produção de energia para o país ficar ativado.
O problema éSurprised Brasil não fez o que países desenvolvidos fizeram. O Brasil não investiu maciçamente em educação,muito menos qualificação profissional,nem tampouco o incentivo a formação de empresas nacionais. Entenda: educação->qualificação profissional->emprego->criar produtos nacionais ou novas tecnologias->gera muito dinheiro->ajuda o país e a população. Pense em países que você conhece. Imagine o quanto dinheiro os Estados Unidos ganham só com o Google? Google,Yahoo,Microsoft? É,para criar o Google,o cara foi um gênio. Criar o computador (Bill Gates) também,e por isso,o cara ganha um troco enorme.
Com esse dinheiro,fixado no país,o país enriquece e se desenvolve. Ali,a sede do Google,na Califórnia (Vale do Silício),a economia da Califórnia sozinha é maior do que a do quarto país do mundo,que é a Alemanha.
No Brasil,o que aconteceu foi a industrialização,que foi promovida a ofertas a multinacionais,que fizeram o país ter um crescimento econômico. Veja,índice pisa (que avalia a nota dos alunos no idioma nativo e em matemática). O Brasil de 60 países,foi o 54. Infelizmente,a maioria da população não tem qualificação adequada. Essa entrada de multinacionais (ABCD Paulista,VW,FIAT,FORD E Chevrolet) que é a "integração do capitalismo brasileiro ao grande capital internacional". E a representação da segurança nacional por um anticomunismo radical foi a existência de apenas 2 partidos,que naturalmente eram alinhados com o governo. Prisão de opositores,proibição de partidos (como o PCdoB),repressão a protestos. Por isso que a letra A está certa.
A letra B está errada porque não houve República Sindicalista. Pelo contrário, sindicatos (desde a Primeira Revolução Industrial),são um braço da política de esquerda no trabalho. O Sindicato é uma espécie de órgão mediador entre os patrões e os funcionários. O Sindicato quem propõe ideias como direitos trabalhistas, planos de saúde,seguro desemprego,carga horária determinada,férias, décimo terceiro e afins. Para o governo, PODERIA atrapalhar,porque alguns empresários querem gastar o mínimo possível com os funcionários,ainda que isso prejudique-o. E,querendo trazer as multinacionais para cá,o governo deu incentivos fiscais,mão de obra barata, acesso a matérias primas e grande mercado consumidor. Pense numa "tô nem aí" para sindicatos. Um Sindicato forte poderia trazer à tona ideias opositoras ao regime.
Pense na China de 1976-2011. As empresas foram para lá em massa,porque o país permitiu que os trabalhadores recebessem 50 centavos a hora como salário. O país permitiu testes em animais,o país permitiu estrutura alguma nas fábricas,permitiu poluir o quanto quisessem. Direitos trabalhistas na China=cale a boca e trabalha! Gastando nada ou quase nada com funcionários,as empresas tiveram lucros maiores. E lá ficaram,e assim a China se tornou a segunda maior economia em 2011.
A c está errada,porque não houve um desenvolvimento capitalista independente. Até hoje,isso não ocorreu no Brasil. Pense nisso como o que eu falei ali em cima,mais investimentos em infraestrutura e correção na tributação. Pense nas empresas gerando lucro para o país e o país se tornando forte e rico. Exemplo: Japão. Japão,em 1945 era uma ruína. Bombardeado,bombardeado com bombas incendiárias, bombardeado com bombas nucleares. Ele fez isso que eu falei. Em 25 anos,o país saiu da ruína e se tornou: 1)Um país desenvolvidíssimo,2)Um país com alto IDH,3)O terceiro país mais rico do mundo.
O Japão fez a Terceira Revolução Industrial. Através da educação,o país conseguiu avançar muito com a ciência. O país conseguiu criar a Biotecnologia,a Nanotecnologia, a Engenharia Química,Robôs,computadores e microprocessadores. O Japão conseguiu ,através da Engenharia Química,criar o salgadinho de queijo,sem usar queijo. Através de modificações genéticas no DNA,ele conseguiu alterar quimicamente a forma,o gosto,o cheiro e a textura do salgadinho,fazendo-o ser colorido,aromatizado artificialmente com sabor de queijo. Preciso nem falar que o país ficou riquíssimo. Inclusive,comportamento popular ajudou. Como eles passaram fome na guerra,eles têm medo de perder tudo,e por isso,não desperdiçam comida,gastam pouco. Os bancos japoneses são os mais ricos e com maiores linhas de crédito do planeta.
Também não houve aproximação política e nem tampouco cultural com países latino americanos. Haviam algumas operações juntos,como a Condor,que visava prender opositores. O Brasil por exemplo,tinha um plano em intervir no Uruguai,caso o candidato da oposição vencesse.
Letra D está errada. Isso até hoje não aconteceu (aproximação com capitalismo europeu) e nem tampouco (romper com a dependência estrangeira,principalmente dependência dos Estados Unidos).
Letra E está errada.
Economia planificada é a economia de países socialistas. Fechada,e com planos quinquenais. E assim,regimes revolucionários seriam justamente regimes que queriam a liberdade,que queriam ir contra a ditaduras,exatamente o oposto do que viveu-se na América Latina durante a segunda metade do século 20. E a última coisa que os 21 anos de governo militar queria era abrir mão do governo,deixar o governo.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Fabinho snow gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ditadura militar Empty Re: ditadura militar

Mensagem por Fabinho snow Qua 1 Jul - 20:20

excelente, obrigado.

Fabinho snow
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 658
Data de inscrição : 11/11/2014
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Pedro Celso Silva não gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ditadura militar Empty Re: ditadura militar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos