PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cáculo 2 , Integrais Triplas

2 participantes

Ir para baixo

Cáculo 2 , Integrais Triplas Empty Cáculo 2 , Integrais Triplas

Mensagem por Omagodasexatas3,14 Sex Jun 05 2020, 17:20

Calcule Cáculo 2 , Integrais Triplas Gif para Cáculo 2 , Integrais Triplas Gif e Cáculo 2 , Integrais Triplas Gif\(0,0,0).

Eu não tenho a resposta deste exrcício, eu resolvi ele e cheguei no resultado de Cáculo 2 , Integrais Triplas Gif .

Gostaria de saber se está correto, Pois estou com dúvida no limite de integração para r, não tenho certeza se ele vai de 0 até R mesmo.
Omagodasexatas3,14
Omagodasexatas3,14
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 111
Data de inscrição : 07/09/2017
Idade : 27
Localização : São Paulo, São paulo, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Cáculo 2 , Integrais Triplas Empty Re: Cáculo 2 , Integrais Triplas

Mensagem por mauk03 Seg Jun 22 2020, 17:25

Usando coordenadas esféricas (interpretando o espaço ℝ³ como uma esfera de raio infinito):
gif.latex?\int&space;\int&space;\int&space;_{\Omega&space;}\frac{e^{-(x^2+y^2+z^2)}}{\sqrt{x^2+y^2+z^2}}dxdydz=\int_{0}^{\infty&space;}\int_{0}^{2\pi&space;}\int_{0}^{\pi&space;}\frac{e^{-r^2}}{r}r^2\sin\varphi&space;d\varphi&space;d\theta&space;dr=\int_{0}^{\infty&space;}\int_{0}^{2\pi&space;}\left&space;[&space;-\cos\varphi&space;\right&space;]_{0}^{\pi&space;}re^{-r^2}d\theta&space;dr
gif.latex?=2\int_{0}^{\infty&space;}\int_{0}^{2\pi&space;}re^{-r^2}&space;d\theta&space;dr=\int_{0}^{\infty&space;}\left&space;[&space;\theta&space;\right&space;]_{0}^{2\pi&space;}&space;re^{-r^2}&space;dr=4\pi&space;\int_{0}^{\infty&space;}re^{-r^2}&space;dr

Fazendo u=r², tem-se du=2rdr, u→∞ para r→∞ e u→0 para r→0. Assim:
gif.latex?\int_{0}^{\infty&space;}re^{-r^2}&space;dr=\int_{0}^{\infty&space;}\frac{e^{-u}}{2}&space;du=\left&space;[&space;-\frac{e^{-u}}{2}&space;\right&space;]_{0}^{\infty&space;}=\frac{1}{2}

Logo:
gif.latex?\int&space;\int&space;\int&space;_{\Omega&space;}f(x,y,z)dV=4\pi&space;\cdot&space;\frac{1}{2}=2\pi
mauk03
mauk03
Fera
Fera

Mensagens : 830
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 31
Localização : TB - Paraná - Br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos