Progressões
3 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Progressões
(UCS) Iniciando com um quadrado com medida de lado igual a 16 cm, constrói-se uma sucessão de quadrados com vértices nos pontos médios dos lados do quadrado anterior. Analise e classifique com verdadeiro (V) ou falso (F) as proposições a seguir:
( ) O lado do sexto quadrado construído medirá 2√2 cm.
( ) A sequência das medidas dos lados dos quadrados construídos forma uma progressão geométrica de razão√2.
( ) A área da sequência dos quadrados construídos forma uma progressão aritmética de razão 1/2.
a) V V V
b) F F F
c) V F F
D) F V V
e) V F V
gabarito: c
A minha resposta deu letra b. Não entendi porque a 1o frase é verdadeira, já que o lado do 6o quadrado na minha conta deu 1/2 ( Fiz com a fórmula An= A1.q ^ ( n-1) A6= 16. 1/2 ^5= 1/2
Gostaria de saber o que eu fiz de errado.
( ) O lado do sexto quadrado construído medirá 2√2 cm.
( ) A sequência das medidas dos lados dos quadrados construídos forma uma progressão geométrica de razão√2.
( ) A área da sequência dos quadrados construídos forma uma progressão aritmética de razão 1/2.
a) V V V
b) F F F
c) V F F
D) F V V
e) V F V
gabarito: c
A minha resposta deu letra b. Não entendi porque a 1o frase é verdadeira, já que o lado do 6o quadrado na minha conta deu 1/2 ( Fiz com a fórmula An= A1.q ^ ( n-1) A6= 16. 1/2 ^5= 1/2
Gostaria de saber o que eu fiz de errado.
yasmina1102- Iniciante
Re: Progressões
an = área de cada quadrado
a1 = 16² = 256
a2 = a1/2 = 128
a3 = a2/2 = 64
Temos uma PG infinta decrescente (q = 1/2)
Calcule an em função de n
Calcule a6 e depois calcule L6
Você errou nas contas.
a1 = 16² = 256
a2 = a1/2 = 128
a3 = a2/2 = 64
Temos uma PG infinta decrescente (q = 1/2)
Calcule an em função de n
Calcule a6 e depois calcule L6
Você errou nas contas.
Elcioschin- Grande Mestre
oiii
ainda não entendi.
o a6 não seria o próprio L6?
ainda não entendi.
o a6 não seria o próprio L6?
yasmina1102- Iniciante
Lógico que não: a6 é a área do sexto quadrado e L6 é o seu lado
Elcioschin- Grande Mestre
Yasmina
é mais fácil trabalhar com as áreas porque até mentalmente podemos perceber que suas áreas decrescem na razão 1/2 -- é só "dobrar" as pontas do quadrado maior sobre o outro que parece um losango.
em todo o caso, segue o cálculo pelo lado. Acho que vc do esqueceu do triângulo retângulo na hora de formar o lado interno.
é mais fácil trabalhar com as áreas porque até mentalmente podemos perceber que suas áreas decrescem na razão 1/2 -- é só "dobrar" as pontas do quadrado maior sobre o outro que parece um losango.
em todo o caso, segue o cálculo pelo lado. Acho que vc do esqueceu do triângulo retângulo na hora de formar o lado interno.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
olá.
obrigada pela resolução. Agora ficou mais claro, eu errei na interpretação e na hora de imaginar o quadrado.
valeu mesmo
obrigada pela resolução. Agora ficou mais claro, eu errei na interpretação e na hora de imaginar o quadrado.
valeu mesmo
yasmina1102- Iniciante
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos