PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Montagem de cadeia carbônica

2 participantes

Ir para baixo

Montagem de cadeia carbônica Empty Montagem de cadeia carbônica

Mensagem por Argus_X Sáb 07 Mar 2020, 19:13

Um composto apresenta o grupo funcional - COH, possui cadeia alifática com 5 carbonos. Um desses é um carbono terciário trigonal e três deles possuem hibridização do tipo sp².

A) Desenhe uma fórmula estrutural possível para esse composto.

B) Determine o número de ligações sigma (sp³-sp²) na fórmula desenhada no item A.

C) Redesenhe a fórmula estrutural do item A indicando as ligações sigma (sp³ - s)

Argus_X
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Montagem de cadeia carbônica Empty Re: Montagem de cadeia carbônica

Mensagem por JMão Sáb 07 Mar 2020, 23:38

...........³C              O
             | |              | |
   ¹C -- ²C -- ⁴C -- 5C -- H

Desculpa a bagunça, usei os números só para referência de explicação, não é quantidade de nada. Desconsidere os pontos vermelhos também, é que eu não consegui alinhar o desenho.
Observe que é alifatica, tem o carbono terciário (2) e esse é trigonal, ou seja, sp². Além dele (2), tem o carbono (3) e o (5) que são sp².

As ligações sigma sp³-sp² se estabelecem entre (1) e (2), (4) e (2), (4) e (5). Logo, 3.

Não desenhei os hidrogênios, mas quando o carbono não fez as 4 ligações ainda presume-se que ele fará as que faltam, com o hidrogênio. As ligações sigma sp³-s se estabelecem entre um carbono que só faz ligações simples e um hidrogênio. Dessa forma, teremos 3 ligações sigma sp³-s no carbono (1) e 2 no carbono (4).

Acho que é isso aí kk, se alguém puder confirmar eu agradeço, qualquer dúvida pode falar!

JMão
Jedi
Jedi

Mensagem por Argus_X Dom 08 Mar 2020, 12:28

Grato.

Argus_X
Iniciante

Mensagem por Argus_X Dom 08 Mar 2020, 15:20

Vc montou o 3-metil - but-3-enal, ja eu montei outras duas cadeias, o 2-metil - but-2-enal e o 3-metil - but-2-enal. nas duas que fiz, o número de ligações sp3-sp2 é menor.

Argus_X
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo